Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15061
Tipo do documento: Dissertação
Title: As Organizações Escolares e a Implantação da Gestão Integrada da Escola (GIDE): Um Estudo em Unidade Escolar Estadual na Região Sul Fluminense
Authors: Menezes, Ellen Oliveira de
Orientador(a): Simões, Janaina Machado
Primeiro membro da banca: D`Avila, Gerusa Tavares
Segundo membro da banca: Rocha, Saulo Barroso
Keywords: Organizações públicas;gestão;desempenho;Public organizations;management;performance
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Issue Date: 27-Apr-2015
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: Menezes, Ellen Oliveira de. As Organizações Escolares e a Implantação da Gestão Integrada da Escola (GIDE): Um Estudo em Unidade Escolar Estadual na Região Sul Fluminense. 2015. [192 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica - RJ] .
Abstract: As organizações escolares, dentre as demais organizações administrativas, se diferem devido ao seu contexto educacional, pois a escola continua sendo o eixo central para a prática pedagógica entre docentes e discentes. Além do processo ensino-aprendizagem, dimensões como gestão estão em voga na perspectiva educativa. Assim, as políticas públicas educacionais constituem o marco legal e traçam diretrizes para a administração escolar. Consequentemente, a elaboração destas é baseada no modelo de gestão da Administração Pública vigente. Atualmente, a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC) propõe às organizações escolares a implantação do modelo da Gestão Integrada da Escola (GIDE), que visa ao acompanhamento da gestão e ao atingimento de metas estabelecidas em cada unidade escolar. Tendo como contextualização o presente cenário, esta pesquisa possui como objetivo geral analisar o processo de implantação da GIDE na perspectiva da administração educacional em uma Unidade Escolar do Estado do Rio de Janeiro. Sendo assim, a fundamentação teórica contempla a natureza da gestão das organizações públicas e o desempenho das organizações escolares, visando abordar a transição da gestão na Administração Pública e a sua compreensão entre as diferentes dimensões de desempenho na esfera educacional. Propõe-se, também, a discussão da relação entre os conceitos de racionalidade instrumental e racionalidade substantiva (GUERREIRO RAMOS, 1989), com o Paradigma Multidimensional (SANDER, 2007). Através da análise de conteúdo (BARDIN, 2011) dos dados coletados, foi possível verificar que o processo de implantação do modelo da Gestão Integrada da Escola (GIDE) em uma organização escolar no Estado do Rio de Janeiro ocorre com a mediação do Agente de Acompanhamento de Gestão Escolar. E os critérios de desempenho que norteiam a GIDE estão fundamentados na eficácia, efetividade e relevância na administração escolar.
Abstract: School organizations, among other administrative organizations, differ because of its educational context, as the school remains the central axis for teaching practice between teachers and students. In addition to the learning process, dimensions and management are in vogue in the educational perspective. Thus, public educational policies constitute the legal framework and outline guidelines for school administration. Consequently, the preparation of these is based on management's current public administration model. Currently, the State Department of Education of Rio de Janeiro (SEEDUC) proposes to school organizations the implementation of the School Integrated Management model (GIDE), which aims to monitor the management and the achievement of goals established in each school. With the context the present setting, this research has as main objective to analyze the implantation process of GIDE the perspective of educational administration in a school unit of the State of Rio de Janeiro. Thus, the theoretical foundation considers the nature of management of public organizations and the performance of school organizations, aimed at addressing the transition of management in public administration and their understanding of the different dimensions of performance in the educational sphere. It is proposed also the discussion of the relationship between the concepts of instrumental rationality and substantive rationality (GUERREIRO RAMOS, 1989), with the Multidimensional Paradigm (SANDER, 2007). Through content analysis (BARDIN, 2011) of the collected data, we found that the process of implementation of the Integrated Management of the School model (GIDE) in a school organization in the State of Rio de Janeiro occurs with the mediation of the Monitoring Agent of School Management. And the performance criteria that guide the GIDE are based on efficiency, effectiveness and relevance in school administration.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15061
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Ellen Oliveira de Menezes.pdf2015 - Ellen Oliveira de Menezes2.8 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.