Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15064
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMacedo, Bruno Lacerda
dc.date.accessioned2023-12-22T03:10:04Z-
dc.date.available2023-12-22T03:10:04Z-
dc.date.issued2019-06-26
dc.identifier.citationMACEDO, Bruno Lacerda. Grau de satisfação dos clientes Estilo Digital do Banco do Brasil: um estudo com clientes de agências do Estado do Rio de Janeiro. 2019. 91 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15064-
dc.description.abstractO objetivo geral deste estudo foi mensurar o grau de satisfação dos clientes do segmento alta renda do Banco do Brasil em relação aos serviços oferecidos nas agências Estilo Digital do Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa foi realizada em duas fases, sendo a primeira de abordagem qualitativa e a segunda de abordagem quantitativa. A primeira fase foi desenvolvida para identificar atributos importantes para a satisfação do cliente bancário. Após a indicação espontânea de 31 atributos do serviço bancário feita por clientes e funcionários do Banco do Brasil, o segundo passo foi levar estes atributos para uma análise de um executivo do BB que junto de sua equipe sugeriu os 12 mais interessantes para serem trabalhados na fase quantitativa. Já a segunda fase teve como objetivo definir qual o grau de importância dos atributos para a satisfação do cliente e o grau de satisfação geral e por atributo, dentre os 12 selecionados para a pesquisa. Para isso foi realizada uma pesquisa de abordagem quantitativa, do tipo descritiva, com perguntas estruturadas respondidas por 400 clientes através de questionários coletados de forma presencial e digital. Presencialmente a pesquisa foi realizada em duas agências BB Estilo Digital na cidade do Rio de Janeiro e uma agência Estilo Digital no município de Petrópolis, região serrada do Estado do Rio de Janeiro. Pela forma digital foram enviados e-mails e links via WhatsApp para clientes da agência Estilo Petrópolis, dependência onde o autor do projeto trabalha atualmente. Os resultados da pesquisa indicaram que o cliente está satisfeito com o serviço oferecido nas agências Estilo Digital visto que a nota média na avaliação geral foi 8,64 em uma escala de 1 a 10 e todos os doze atributos ficaram acima da zona de indiferença de 3, em uma escala de 1 a 5. O atributo mais importante para o cliente foi a ‘confiança na instituição’, seguido de ‘facilidade de contato com o gerente’ e ‘simpatia e cordialidade no trato’. Por último em relação ao grau de importância dentre os doze atributos pesquisados ficou o ‘estacionamento próprio ou em condomínio’. Já em relação ao grau de satisfação do cliente Estilo, o atributo no qual os clientes estão mais satisfeitos foi ‘confiança na instituição’, seguido de ‘simpatia e cordialidade no trato’ e ‘facilidade de contato com o gerente’. Na última colocação ficou o atributo ‘estacionamento próprio ou em condomínio’, mesma posição que tinha alcançado na avaliação do grau de importância. Dessa forma, a pesquisa concluiu que os clientes Estilo estão satisfeitos com o serviço oferecido nas agências Estilo Digital, sobretudo nos atributos em que os clientes consideram mais importantes. Adicionalmente, o trabalho constatou que existe uma forte correlação (0,98) entre os atributos mais importantes para a satisfação do cliente com os atributos nos quais os clientes estão mais satisfeitos, mostrando que o Banco do Brasil conhece seu cliente e tem como estratégia focar em soluções que melhorem a satisfação do cliente justamente nos atributos em que estes consideram mais importantes.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectServiço Bancáriopor
dc.subjectSatisfação do Clientepor
dc.subjectSegmento Alta Rendapor
dc.subjectBanco do Brasilpor
dc.subjectBanking Serviceeng
dc.subjectCustomer Satisfactioneng
dc.subjectHigh Income Bracketeng
dc.titleGrau de satisfação dos clientes Estilo Digital do Banco do Brasil: um estudo com clientes de agências do Estado do Rio de Janeiropor
dc.title.alternativeDegree of satisfaction of Estilo Digital clients of the Banco do Brasil: a research with clients from branches of the State of Rio de Janeiroeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe general objective of this study was to measure the degree of satisfaction of customers belonging to the high-income segment of the Banco do Brasil regarding services offered by the Estilo Digital branches in the State of Rio de Janeiro. The research was done in two phases, the first using a qualitative approach and the second a quantitative approach. The first phase was developed to identify important attributes related to the satisfaction of the banking customer. After a spontaneous identification of 31 banking service attributes made by customers and employees of the Banco do Brasil, the second step was to present these attributes to a BB executive for analysis, who with the help of a team suggested which were the 12 most interesting ones to work on in the quantitative phase. The objective of the second phase was then to define the degree of importance of the attributes regarding customer satisfaction, and the degree of general satisfaction and by attribute, of the 12 selected for the research. For that purpose, a descriptive type quantitative approach study was done, with structured questions answered by 400 customers through questionnaires collected in person and digitally. The research was conducted at two BB Estilo Digital branches in the city of Rio de Janeiro and one Estilo Digital branch in the municipality of Petrópolis, a mountainous region in the State of Rio de Janeiro. E-mails and links were sent in a digital format via WhatsApp to customers of the Estilo Petrópolis branch, site at which the author of the project works at the present time. The results of the study indicate that the customer is satisfied with the services offered by Estilo Digital branches, since the general evaluation average score was 8.64 on a scale of 1 to 10, and all twelve attributes remained above the indifferent zone of 3, on a scale of 1 to 5. The most important attribute for the client was “trust in the institution”, followed by “ease to contact management” and “courtesy and friendliness during interactions”. Regarding the degree of importance of the 12 attributes studied, the least one was “private parking or in a condominium”. In relation to the degree of satisfaction of Estilo customers, the attribute with which customers were most satisfied was “trust in the institution”, followed by “courtesy and friendliness during interactions” and “ease to contact management”. The attribute “private parking or in a condominium” came in last, the same ranking it received when evaluating the degree of importance. Because of this, the research concluded that Estilo customers are satisfied with the services provided by Estilo Digital, especially regarding attributes customers consider to be the most important. Moreover, the study confirmed there is a strong correlation (0.98) between the most important attributes for customer satisfaction and the attributes that customers are most satisfied with, showing that Banco do Brasil knows their customer base and has a strategy of focusing on solutions to improve customer satisfaction, specifically regarding attributes the customers consider to be the most importante.eng
dc.contributor.advisor1Saldanha, Jorge Alberto Velloso
dc.contributor.advisor1IDCPF: 573.843.559-15por
dc.contributor.referee1Saldanha, Jorge Alberto Velloso
dc.contributor.referee2Afonso, Carla Winter
dc.contributor.referee3Domingues Júnior, Paulo Lourenço
dc.creator.IDCPF: 057.097.727-47por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9529603300703140por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
dc.relation.referencesANDERSON, E. W.; FORNELL, C.; RUST, R. T. Customer Satisfaction, Productivity, and Profitability: Differences Between Goods and Services. Marketing Science. Vol. 16, no 02, p. 129-145, 1997 ALMOSSAWI, M. Bank selection criteria employed by college students in Bahrain: an empirical analysis, International Journal of Bank Marketing, Vol. 19 No. 3, pp. 115-125, 2001 BANCO DO BRASIL 1. Agência Estilo Digital. Disponível em: http://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/bb-digital/solucoes/agencia-estilo digital#/. Acesso em: 14 de setembro de 2017 BANCO DO BRASIL 2. Conta Fácil. Disponível em: http://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/voce/produtos-e-servicos/contas/conta-facil#/. Acesso em: 07 de janeiro de 2018 BANCO DO BRASIL 3. Demonstrações contábeis: 1º semestre de 2017. Disponível em: http://www.bb.com.br/docs/pub/siteEsp/ri/pt/dce/dwn/2T17 DemoContMP.pdf. Acesso em: 18 de novembro de 2017 BANCO DO BRASIL 4. Nossa História. Disponível em: http://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/sobre-nos/nossa-historia#/ Acesso em: 16 de julho de 2017. BANCO DO BRASIL 5. Resultado BB 4T17. Disponível em: http://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/relacoes-com-investidores#/. Acesso em: 02 de março de 2018. BANCO DO BRASIL 6. Humanograma. Disponível em: Intranet no Banco do Brasil. Acesso em: 05 de março de 2018. BERRY, L.L. Relationship Marketing of Services: growing interest, emerging perspectives. Journal of the Academy of Marketing Science, v.23, n.3, p.236-245, 1995. CÂMARA, R. H.; Análise do conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações. Embrapa. Brasília: 2013 CASTRO, C. M.; A prática da pesquisa. São Paulo: McGraw – Hill, 1977. CHAN K., TSANG L., CHEN J., Marketing bank services to youth in China, Young Consumers, Vol. 18, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1108/YC-03-2017-00672. Acesso em: 7 de dezembro de 2017. CHIARA, M. Novo banco lidera na alta renda: Itaú-Unibanco lidera em vários segmentos de mercado pelo critério de número de clientes. O Estadão de São Paulo, 2008. Disponível em: http://economia.estadao.com.br/noticias/geral, novo-banco-lideranaalta- renda,272533, Acesso em: 07 de dezembro de 2017 COBRA, M. Marketing de Serviços Financeiros. São Paulo, Editora Senac São Paulo, 2016. D´ÁVILA, M. Maiores bancos da América Latina são brasileiros. Revista Infomoney, 2017. Disponível em: http://www.infomoney.com.br/negocios/grandesempresas/ noticia/6392183/maiores-bancos-america-latina-sao-brasileiros-confira-ranking. Acesso em: 01 de março de 2018. DESIDÉRIO, M. Conheça as fintechs, as startups que desafiam os bancos. Revista Exame, 2017. Disponível em https://exame.abril.com.br/pme/conheca-as-fintechs-as-startups-que-desafiam-osbancos/. Acesso em: 15 de janeiro de 2018. GAN, C.E.C., COHEN, K.A., HU, B., TRAN, M.C., DONG, W. AND WANG, A. (2016), The relationship between credit card attributes and the demographic characteristics of card users in China, International Journal of Bank Marketing, Vol. 34 No. 7, pp. 966-984. GRÖNRROS, C. Um Modelo de Qualidade de Serviços e suas Implicações para o Marketing. Revista de Administração de Empresas. Vol. 46, n. 04, p. 88-95, 2006. GRÖNROOS C., OJASALO K. Service productivity Towards a conceptualization of the transformation of inputs into economic results in services. Journal of Business Research, 2004. GRÖNROOS, C. Service Management and Marketing: A customer relationship management approach. Nova York: Jonh Wiley & Sons, 2000. IBGE. Conheça cidades e Estados do Brasil. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/petropolis/panorama Acesso em: 03 de abril de 2018. INTERBRAND. Interbrand divulga Ranking das Marcas Brasileiras Mais Valiosas 2017. Disponível em: http://interbrand.com/br/newsroom/interbrand-divulga-ranking-dasmarcas- brasileiras-mais-valiosas-2017/. Acesso em: 03 de março de 2018. KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 4.0: Do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017. LOVELOCK, C.; WIRTZ, J.; HEMZO, M. A. Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e resultados. 7 ed. Pearson Prentice Hall, 2011. LOVELOCK, C.; GUMMESSON, E. Whither Services Marketing? In Search of a New Paradigm and Fresh Perspectives. Jornal of Service Research, Volume 7, Nº 1, agosto de 2004. MALHOTRA, N. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 6ª edição, Porto Alegre, Bookman, 2012. MELO, L. BB lança conta que pode ser totalmente aberta pelo celular. Revista Exame, 2016. Disponível em: https://exame.abril.com.br/negocios/bb-lanca-conta-que-pode-ser-abertapelo- celular/ Acesso em: 07 de Janeiro de 2018. O GLOBO. Lucro dos maiores bancos listados na Bovespa cai quase 20% em 2016. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/lucro-do-maiores-bancos-listados-nabovespa- cai-quase-20-em-2016.ghtml. Acesso em: 05 de novembro de 2017. O GLOBO. Assuntos mais demandados nos Procons em 2018: https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/03/15/telecomunicacoes-lideram-rankingde- reclamacoes-de-consumidores-em-2018.ghtml. Acesso em: 12 de março de 2019. PARASURAMAN, A.; BERRY, L.; ZEITHAML, V. A.; Understanding Customer Expectations of Service. Sloan Management Review, Primavera de 1991. PARASURAMAN, A. Technology Readiness Index (TRI): a multiple-item scale to measure readiness to embrace new technologies. Journal of Service Research, v. 2, n. 4, p. 307-320, 2000. PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V. A. ; BERRY, L Um Modelo conceitual de qualidade de serviço e suas implicações para a pesquisa no futuro. Revista de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas – RAE FGV, volume 40, nª 4, 2006. PRADO, P.H.M. A avaliação do relacionamento sob a ótica do cliente: um estudo em bancos de varejo. Tese de Doutorado apresentado na EAESP-FGV, São Paulo, 2004. PMP – PREFEITURA MUNICIPAL DE PETRÓPOLIS. A cidade imperial: História, sonhos e modernidade. Disponível em http://www.petropolis.rj.gov.br/fct/index.php/petropolis/a-cidade-imperial. Acesso em: 04 de abril de 2018. SANTOS. R. O Brasil na era da digitalização bancária. Revista Proxxima, 2017. Disponível em http://www.proxxima.com.br/home/proxxima/noticias/ 2017/03/17/obrasil- na-era-da-digitalizacao-bancaria.html Acesso em: 02 de fevereiro de 2018. SHETH, J. N.; MITTAL, B. & NEWMAN, B. l. Comportamento do cliente: indo além do comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2001. SILVA, K. K. Análise da satisfação dos clientes do setor bancário do segmento “atendimento gerencial PF” em uma agência de Porto Alegre. UFRGS, Porto Alegre: Pearson Prentice Hall, 2006. SILVA, R. T. Pesquisa de satisfação dos usuários do transporte coletivo urbano e semiurbano por ônibus na microrregião de Três Rios/RJ como ferramenta para a melhoria da gestão do serviço prestado. Dissertação de Mestrado Profissional apresentado na UFRRJ, Seropédica, 2016. SOARES, J., SCHEFFLER, A., ZAMBERLAN, L. Avaliação da qualidade de serviços através da aplicação da Escala Servqual numa agência bancária de Ijuí – RS. ENEGEP, Porto Alegre, 2005. TOLEDO, L. Bancos: a disputa pela alta renda. Revista Exame, 2017. Disponível em: https://exame.abril.com.br/negocios/bancos-a-disputa-pela-alta-renda/ Acesso em: 27 de novembro de 2017. TUDO FINANÇAS. Bradesco Prime: Descubra o que é Disponível em: https://tudofinancas.com/cartao-de-credito/bradesco-prime/ Acesso em: 27 de março de 2018. TUDO FINANÇAS. Itaú Personnalité: O que é? Quais os requisitos? Disponível em: https://tudofinancas.com/banco/itau-personnalite/ Acesso em: 27 de março de 2018. UNIBB. Eixos temáticos para programas de pós-graduação stricto sensu. Brasília, 2016. UNIBB. Segmentação e proposta de valor. Brasília, 2017. VERGARA, S. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2007. ZACHARIAS, M., FIGUEIREDO, K., ALMEIDA, V. Determinantes da satisfação dos clientes com serviços bancários. RAE eletrônica vol. 7, nº 2, Art. 18, jul./dez. 2008. ZEITHAML, V. A., BITNER, M. J., GREMLER, D. D. Marketing de Serviços: A empresa com foco no cliente. 6ª edição, Porto Alegre, AMGH, 2014.por
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/68895/2019%20-%20Bruno%20Lacerda%20Macedo.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5551
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2022-04-13T18:13:04Z No. of bitstreams: 1 2019 - Bruno Lacerda Macedo.pdf: 3178676 bytes, checksum: fa4e28dec580a6fec29d018897943738 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-13T18:13:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Bruno Lacerda Macedo.pdf: 3178676 bytes, checksum: fa4e28dec580a6fec29d018897943738 (MD5) Previous issue date: 2019-06-26eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Bruno Lacerda Macedo.pdf3.1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.