Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15074
Tipo do documento: Dissertação
Title: Gestão do conhecimento pessoal para a melhoria dos resultados de projetos a partir de lições aprendidas: um estudo de caso com gestores tecnológicos em um centro de P&D
Other Titles: Personal Knowledge Management to improve project results through lessons learned: a case study with technology managers at a R & D center
Authors: Silva, Valéria de Paula
Orientador(a): Ramos Filho, Américo da Costa
Primeiro membro da banca: Oliveira, Saulo Barbará de
Segundo membro da banca: Ramos Filho, Américo da Costa
Terceiro membro da banca: Sousa, Francisco José Batista de
Keywords: Gestão do Conhecimento Pessoal;Lições Aprendidas;Gestão de Portfólio;P&D;Personal Knowledge Management;Lessons Learned;Portfolio Management;R&D
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Issue Date: 14-Jul-2017
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: Silva, Valéria de Paula. Gestão do conhecimento pessoal para a melhoria dos resultados de projetos a partir de lições aprendidas: um estudo de caso com gestores tecnológicos em um centro de P&D. 2017. [ 151 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .
Abstract: A velocidade com que acontecem as mudanças tecnológicas e as constantes demandas de mercado por soluções inovadoras e por um desenvolvimento tecnológico sustentável têm se configurado como grandes desafios para as empresas de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), cujo conhecimento e potencial criativo estão entre os seus principais ativos. Soma-se a este cenário as exigências cada vez mais rígidas pelo cumprimento de requisitos legais e padrões de qualidade que assegurem que as metas da organização estejam em conformidade com os instrumentos reguladores. Sendo assim, as organizações precisam aprimorar seus modelos de gestão tecnológica para que sejam capazes de responder rapidamente a essas mudanças, seja por meio do desenvolvimento de projetos de inovação ou pela melhoria dos processos de P&D. Neste sentido, diversos mecanismos de gestão vêm sendo adotados para apoiar este processo. Por esta razão, a gestão do conhecimento pessoal (GCP) associada à prática de lições aprendidas se apresenta como importante ferramenta para desenvolver e aperfeiçoar os processos organizacionais visando à melhoria dos resultados dos projetos de P&D. Partindo deste entendimento, o presente estudo foi orientado pela seguinte questão de pesquisa: como os gestores tecnológicos, utilizam a Gestão do Conhecimento Pessoal para aprimorar os resultados dos projetos de P&D, a partir de Lições Aprendidas? Para buscar responder a esta questão foram realizadas pesquisas de campo no ambiente de P&D do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Miguez de Mello (CENPES), além de estudos em bases teóricas nas seguintes área de conhecimento: gestão do conhecimento (GC), gestão do conhecimento organizacional (GCO), gestão do conhecimento pessoal (GCP), lições aprendidas (LAs) e gestão tecnológica do portfólio de P&D. O presente estudo é de caráter descritivo, utilizando pesquisa bibliográfica, documental, pesquisa de campo e estudo de caso único. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, tratados de forma qualitativa e tem como principais resultados achados nos campos de lições aprendidas em gestão de projetos, compartilhamento do conhecimento e contribuições para os resultados dos projetos de P&D. Espera-se que este estudo traga contribuições nos campos de gestão do conhecimento pessoal, lições aprendidas e melhoria de resultados em projetos de P&D, tais como a sistematização do aprendizado por meio da adoção de Comunidades de Prática (COPs) ou soluções integradoras que promovam o compartilhamento do conhecimento em rede.
Abstract: The speed with which technological changes take place and the constant market demands for innovative solutions and for sustainable technological development have become major challenges for Research & Development (R & D) companies whose knowledge and creative potential are among their main assets. In addition to this scenario are the increasingly strict requirements for compliance with legal requirements and quality standards that ensure that the organization's goals are in compliance with the regulatory instruments. Therefore, organizations need to improve their technology management models so that they are able to respond quickly to these changes, either by developing innovation projects or by improving R & D processes. In this sense, several management mechanisms have been adopted to support this process. For this reason, the personal knowledge management (PKM) associated to the practice of lessons learned is presented as an important tool to develop and improve organizational processes aiming to improve the results of R & D projects. Based on this understanding, the present study was guided by the following research question: how do technological managers use Personal Knowledge Management to improve the results of R & D projects, based on Lessons Learned? In order to answer this question, field research was conducted in the R & D environment of the Leopoldo Miguez de Mello Research and Development Center (CENPES), as well as theoretical studies in the following areas of knowledge: knowledge management (KM), organizational knowledge management (OKM), personal knowledge management (PKM), lessons learned (LLs) and technological management of the R & D portfolio. The present study is descriptive, using bibliographical research, documentary, field research and single case study. The data were collected through semi-structured interviews, treated in a qualitative way and have as main results found in the fields of lessons learned in project management, knowledge sharing and contributions to the results of R & D projects. It is hoped that this study will bring contributions in the fields of personal knowledge management, lessons learned and results improvement in R & D projects, such as systematization of learning through the adoption of Communities of Practice (POPs) or integrative solutions that promote sharing networked knowledge.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15074
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Valéria de Paula Silva.pdfValéria de Paula Silva4.02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.