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Tipo do documento: Dissertação
Title: Avaliação do clima organizacional de suporte à criatividade e inovação em programas de pós-graduação stricto sensu
Other Titles: Assessment of the organizational climate to support the creativity and innovation in programs stricto sensu postgraduate
Authors: Almeida, Monique Brandão Comes de
Orientador(a): Toda, Favio Akiyoshi
Primeiro membro da banca: Cavalheiro, Gabriel Marcuzzo do Canto
Segundo membro da banca: Toda, Favio Akiyoshi
Terceiro membro da banca: Rocha, Saulo Barroso
Keywords: Clima organizacional de suporte à criatividade e inovação;Avaliação;Pós-graduação stricto sensu;Capes;Organizational climate of support to creativity and innovation;Evaluation;Stricto sensu post-graduation
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Issue Date: 4-Jan-2018
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: ALMEIDA, Monique Brandão Comes de. Avaliação do clima organizacional de suporte à criatividade e inovação em programas de pós-graduação stricto sensu. 2018. 65 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia de Negócios) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018.
Abstract: De acordo com a avaliação provisória do último quadriênio (2013-2016), apenas 4,17% dos programas de pós-graduação stricto sensu são avaliados com a nota máxima pela Capes. Supõe-se que através de um clima mais colaborativo em um programa de pós-graduação, os seus membros podem vir a desenvolver soluções mais criativas e inovadoras para os problemas que estão relacionados para a obtenção de uma avaliação positiva da Capes, incluindo as atividades operacionais relativas à Secretaria Acadêmica. O estudo apresentou como objetivo avaliar a diferença do clima de suporte à criatividade e inovação entre dois programas de pós-graduação e executar uma análise qualitativa dos fatores que caracterizam e distinguem os diferentes tipos de climas nos dois programas. Após a revisão de literatura aprofundada, foi selecionada a Escala Siegel como roteiro, que permitiu avaliar o clima orientado para criatividade e inovação e o nível de apoio em cada programa de pós-graduação estudado. Foram selecionados dois programas de uma Instituição de Ciência e Tecnologia em Saúde - a Fiocruz, um de nota 7 (sete) e um de nota 3 (três) em Mestrado e 2 (dois) em Doutorado. Foram entrevistados dentro de cada programa, o coordenador, o secretário e três docentes. Em sequência, foram dispostas as Fichas de Avaliação dos Programas provisórias do último quadriênio (2013-2016), que permitiram a triangulação dos dados obtidos. Foi possível notar que o clima orientado para criatividade e inovação contribui para explicar a nota de avaliação da Capes. Mediante os resultados apresentados, a pesquisa se apresentou relevante e útil para auxiliar as tomadas de decisão dentro dos programas de pós-graduação stricto sensu.
Abstract: According to the provisional assessment of the last quadrennium (2013-2016), only 4.17% of the stricto sensu graduate programs are evaluated with the maximum score by Capes. It is assumed that through a more collaborative climate in a graduate program, its members may come to develop more creative and innovative solutions to the problems that are related to obtaining a positive assessment of Capes, including operational activities concerning the Academic Secretariat. The objective of this study was to evaluate the difference in the climate of support for creativity and innovation between two postgraduate programs and to perform a qualitative analysis of the factors that characterize and distinguish the different types of climates in the two programs. After reviewing the in-depth literature, the Siegel Scale was selected as a road map, which allowed us to evaluate the climate oriented to creativity and innovation and the level of support in each postgraduate program studied. Two programs of a Health Science and Technology Institution – Fiocruz were selected, one of note 7 (seven) and one of note 3 (three) in Master and 2 (two) in Doctorate. The coordinator, the secretary and three teachers were interviewed within each program. Subsequently, the Assessment Sheets of the provisional programs of the last quadrennium (2013-2016) were prepared, which allowed the triangulation of the data obtained. It was possible to notice that the climate oriented towards creativity and innovation contributes to explain the evaluation note of Capes. Based on the results presented, the research was relevant and useful to help decision making within the stricto sensu graduate programs.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15098
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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