Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15099
Tipo do documento: Dissertação
Title: Construção de um Modelo de Acompanhamento do Desempenho Acadêmico (MADA) dos cursos de graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), por meio da análise da evasão acadêmica
Other Titles: Construction of a model of acommmenance of the academic performance (MAAP) of the graduation course of Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ), through the analysis of academic evasion
Authors: Carvalho, Aurea Lunga
Orientador(a): Oliveira, Saulo Barbará de
Primeiro coorientador: Andrade, Adriana de Oliveira
Primeiro membro da banca: Rocha, Aulo Barroso
Segundo membro da banca: Oliveira, Saulo Barbará de
Terceiro membro da banca: Andrade, Adriana Oliveira
Quarto membro da banca: Entriel, Aparecida Laino
Keywords: Desempenho Acadêmico;Evasão;Melhoria de Processos;Gestão Pública e Ensino Superior;Academic Performance;Evasion;Process Improvement;Public Management and Higher Education
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Issue Date: 15-Jun-2018
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: CARVALHO, Aurea Lunga. Construção de um Modelo de Acompanhamento do Desempenho Acadêmico (MADA) dos cursos de graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), por meio da análise da evasão acadêmica. 2018. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018.
Abstract: Este trabalho de pesquisa buscou contribuir para a melhoria da gestão do desempenho acadêmico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ na identificação dos estudantes com risco de interrupção de fluxo de formação, pela ocorrência de evasão e retenção, e a proposição de ações mitigadoras dos possíveis fatores levantados. A pesquisa foi desenvolvida pelo estudo de caso único, pesquisa documental e pesquisa bibliográfica, com plano de amostragem de estudantes evadidos e com matrículas trancadas. Os instrumentos de coleta de dados usados foram um survey dos estudantes evadidos e análise documental dos registros de trancamento de matrículas, identificada como fase preliminar à evasão. Na análise de dados foram empregados a análise de conteúdo e tratamento estatístico pela análise fatorial. Como resultado do trabalho de pesquisa foram identificados os fatores que contribuem para evasão dos cursos da UFRRJ e proposto um novo formato do formulário de trancamento de matrícula que permitam o acompanhamento tempestivo dos motivos de trancamento. A análise fatorial do survey apontou para a relevância dos Fatores Aspectos Externos à instituição, como determinante à interrupção do processo formativo e a conclusão do curso de graduação. O resultado da pesquisa culmina na proposta de um Modelo de Acompanhamento do Desempenho Acadêmico dos Cursos de Graduação – MADA como referencial na definição do planejamento e gestão acadêmica resultando na disponibilização de ferramenta que auxilie os gestores na definição de políticas de ensino, programas e ações do ensino de graduação da UFRRJ.
Abstract: This research aimed at improving the management of the academic performance of the Federal University of Rio de Janeiro - UFRRJ in the identification of students with risk of interruption of training flow, by the occurrence of evasion and retention, and the proposition of mitigating actions of possible factors raised. The research was developed by the single case study, documentary research and bibliographical research, with sampling plan of students evaded and with locked registrations. The data collection instruments used were a survey of evaded students and documentary analysis of enrollment records, identified as the preliminary phase of evasion. In the analysis of data we used the analysis of content and statistical treatment by factorial analysis. As a result of the research work, the factors that contributed to the evasion of UFRRJ courses were identified and a new format of the enrollment form that allows for the timely follow-up of the locking reasons was proposed. The factorial analysis of the survey pointed to the relevance of the Factors External Aspects to the institution, as determinant to the interruption of the formative process and the conclusion of the undergraduate course. The result of the research culminates in the proposal of a Academic Performance Monitoring Model for the Undergraduate Courses - MADA as a reference in the definition of academic planning and management, resulting in the availability of a tool to assist managers in the definition of teaching policies, programs and actions of the undergraduate teaching from UFRRJ.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15099
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Aurea Lunga Carvalho.pdf3.73 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.