Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15116
Tipo do documento: Dissertação
Title: Formação de preço como estratégia empresarial: caso do setor de transporte rodoviário de carga no Estado do Rio de Janeiro, RJ
Other Titles: Price formation as management strategy: case of the sector of transport on road of load in Estate of Rio de Janeiro, RJ
Authors: Soares, Ivailton
Orientador(a): Costa, Maria José da
Keywords: preço;custo;estratégia empresarial;price;cost;strategy
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Issue Date: 21-Aug-2007
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: SOARES, Ivailton. Formação de preço como estratégia empresarial: caso do setor de transporte rodoviário de carga no Estado do Rio de Janeiro, RJ. 2007. 46 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2007.
Abstract: O objetivo geral nesta pesquisa consiste em avaliar a formação de preço como estratégia empresarial. Alguns objetivos específicos são formulados a seguir : revisar modelos da Teoria Microeconômica sobre preços; apontar critérios de custeio e de formação de preços; analisar a correlação existente entre os pontos de convergências dos meios interno e externo; e formular estratégias alternativas sobre a formação de preço. Neste estudo são combinados os seguintes tipos de pesquisa : descritiva, explicativa e de campo. Quanto aos métodos, são articulados os seguintes : observacional e microeconômico . Quantos as técnicas de pesquisa de campo foram aplicadas entrevistas junto a 3 (três) empresas e a um profissional autônomo. Supõe-se que a formação de preço é uma ferramenta ou estratégia empresarial que combina aspectos, tais como : custos, sistemas de custeio e análise da estrutura de mercado. No capítulo II foram revisados os principais conteúdos da teoria sobre estruturas de mercado e formação de preço. Através da pesquisa de campo foi constatado que as ações ou decisões estão baseadas em estratégias empresariais e revelam esses aspectos com o posicionamento estratégico diante do cliente, do concorrente, do mercado e da economia para a formação de preço. Confirmar-se que a suposição, apresentada no início do trabalho, é verdadeira considerando que a formação de preço é uma ferramenta ou estratégia empresarial.
Abstract: The general objective in this research consists of evaluating the price formation as management strategy. Some specific objectives are formulated to proceed: to revise models of the Theories Microeconomics about prices; to appointer costing approaches and of formation of prices; to analyze the existent correlation among the points of the means intern's convergences and external; and to formulate alternative strategies about the price formation. In this study the following research types are combined: descriptive, explanatory and of field. With relationship to the methods, they are articulate the following ones: observe and microeconomics. How many the techniques of field research were close to applied interviews 3 (three) companies and to an autonomous professional. It is supposed that the price formation is a tool or management strategy that it combines some aspects, such as: costs, costing systems and analysis of the market structure. In the chapter II the main contents of the theory were revised about market structures and price formation. Through the field research it was verified that the actions or decisions are based on management strategies and they reveal those aspects with the strategic positioning before the customer, of the competitor, of the market and of the economy for the price formation. To confirm that the supposition, presented in the beginning of the work, is true considering that the price formation is a tool or management strategy.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15116
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007 - Ivailton Soares.pdf306.05 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.