Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15118
Tipo do documento: Dissertação
Title: Análise do processo do planejamento estratégico logístico no setor de supermercado: caso setor supermercadista do município de São Gonçalo, RJ
Other Titles: Analysis of the process of the logistic strategical planning in the supermarket sector: in case that supermarket sector of the city of São Gonçalo, Rio de Janeiro
Authors: Câmara, Leonardo Vila Nova
Orientador(a): Melo, Francisco Paulo de
Keywords: planejamento estratégico logístico;varejo;supermercado;logistic strategical planning;retail;supermarket
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Issue Date: 26-Jun-2006
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: CÂMARA, Leonardo Vila Nova. Análise do processo do planejamento estratégico logístico no setor de supermercado: caso setor supermercadista do município de São Gonçalo, RJ. 2006. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2006.
Abstract: Na segunda metade do século XX os supermercados começaram a apresentar um conceito novo para o brasileiro sendo popularizado a partir de 1990 com a abertura econômica quando começou o ingresso de supermercados multinacionais, com alta tecnologia de informação e uma redução das margens praticadas, que priorizava o alto giro de estoque. Este modelo proporcionou uma mudança no conceito do mercado de varejo, fortalecendo e valorizando a escolha do consumidor. Esta nova concepção de mercado forçou as empresas brasileiras varejistas a utilizarem novas ferramentas estratégicas, como é o caso do presente estudo: o planejamento estratégico logístico. A pesquisa objetivou avaliar a existência do planejamento estratégico com uma abordagem da logística integrada visando a competitividade nas empresas estudadas. Isto através dos conceitos mais avançados sobre a relação entre planejamento estratégico e logística integrada, explicando que as organizações que melhor e mais aprofundadamente implementam o planejamento estratégico logístico obtêm resultados satisfatórios competitivos. A pesquisa foi realizada em oito empresas do setor supermercadista no município de São Gonçalo no estado do Rio de Janeiro. A abordagem metodológica utilizada foi qualitativa para identificar as dificuldades, processos, cuidados e procedimentos e qualitativa para identificar as razões, quase inexistente, da implementação do planejamento estratégico logístico em médias e pequenas empresas do setor estudado. O tipo de pesquisa abordado foi, segundo Vergara, quanto aos fins de carácter exploratório e quanto aos meios de carácter de estudo de caso. O estudo de caso foi com ênfase no setor supermercadista utilizando a pesquisa de campo através de uso de formulário fechado com justificativa e com duas respostas abertas, bem como avaliação de documentos, fornecidos pelas empresas. Conclui-se que o processo do planejamento logístico possui uma importância como elemento que direciona os esforços da área de logística integrada para alcançar resultados que contribuirão para os objetivos finais da organização, constante da sua estratégia coorporativa. A principal questão importante dessa abordagem é criar uma vantagem competitiva da empresa perante seus concorrentes, a partir de indicadores de desempenhos (por exemplo: nível de serviço e custos logísticos), fatores críticos de sucesso provenientes de uma estratégia logística bem elaborada, dentre outros.
Abstract: In the second half of century XX the supermarkets had started to present a new concept for the Brazilian. Being popularized from 1990 with the economic opening where the ngression of supermarkets started multinationals, with high technology of information and a reduction of the practised edges, that prioritized the high turn of supply. This model provided a hange in the concept of the retail market, fortifying and valuing the choice of the consumer. This new conception of market forced the retail Brazilian companies to use new strategical tools, as it is the case of the present study: the logistic strategical planning. The research bjectified to evaluate the existence of the strategical planning with a boarding of the logistic one integrated aiming at competitiveness in the studied companies. This through the concepts most advanced on the logistic relation integrated strategical planning and, explaining that the organizations that better and more aprofundadamente implement the logistic strategical planning get resulted satisfactory competitive. The research was carried through in eight companies of the supermercadista sector in the city of São Gonçalo in the state of Rio de Janeiro. The used metodológica boarding was qualitative to identify to the difficulties, processes, cares and procedures and qualitative to identify the reasons, almost inexistent, of the implementation of the logistic strategical planning in averages and small companies of the studied sector. The type of Vergara research was used how much to the ends as of exploratório character and how much to the half ones if treating to a case study of the supermarkets sector of the type of field research, for having used closed form with justification and two opened answers, and document evaluation, supplied for the companies. One concludes that the process of the logistic planning possesss an importance as element that directs the efforts of the area of logistic integrated to reach resulted that they will contribute for the final objectives of the organization, constant of its coorporativa strategy. The main important question of this boarding is to create a competitive advantage of the company before its competitors, from pointers of performances (for example: logistic level of service and costs), critical factors of success proceeding from a well elaborated logistic strategy, amongst others.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15118
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2006 - Leonardo Vila Nova Câmara.pdf793.19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.