Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15125
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFerreira, Juliana Dias
dc.date.accessioned2023-12-22T03:10:46Z-
dc.date.available2023-12-22T03:10:46Z-
dc.date.issued2017-05-25
dc.identifier.citationFERREIRA, Juliana Dias. Aprendizagem de competências coletivas de servidores técnicos administrativos: o caso dos cursos de graduação do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ. 2017.183 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2017.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15125-
dc.description.abstractOs servidores técnico-administrativos – TAE – ocupam cargos de auxiliar administrativo, assistente administrativo, secretário executivo no sistema universitário federal após terem comprovado reunirem os requisitos e qualificações do cargo e obtido aprovação em concurso público. Assim, após tomar posse e, sendo lotados em secretarias de curso de graduação entram em exercício mesmo sem receber capacitação específica para exercer as suas atividades de trabalho. Diante da necessidade de realizar a gestão de capacitação especifica nos servidores TAE para cumprimento da Lei nº 11.091/2005 - PPCTAE - e do Decreto nº 5.707/2006 que determina a implantação da gestão por competências na administração pública, a presente pesquisa visa descrever o processo de aprendizagem de competências coletivas dos servidores técnicos administrativos que atuam em secretarias acadêmicas de cursos de graduação no Instituto Multidisciplinar/UFRRJ. Para alcançar esse objetivo, utilizou-se como método de coleta de dados a pesquisa documental, observação com diário de campo e entrevistas com roteiro semiestruturado. Foram realizadas vinte e quatro entrevistas com os secretários, coordenadores e discentes dos cursos de graduação. Os dados foram interpretados por analise fenomenográfica, evidenciando as concepções decorrentes das experiências vividas e das práticas de trabalho sobre como ocorre a aprendizagem de competências coletivas. Os resultados revelaram que os secretários concebem a sua aprendizagem de quatro modos, traduzidas nas metáforas do Detetive, da Alcateia, da Simbiose e do Professor. Destacou-se ainda a aprendizagem individual e coletiva de competências, realizada por meio das formas experiencial e vicária, e mediante a formação de uma comunidade de prática dispersa. As competências coletivas foram desenvolvidas pela necessidade de exercer as atividades de trabalho semelhantes, e as competências individuais pela necessidade de exercer as atividades de trabalho específicas, dando lugar assim, a um ciclo de aprendizagem do processo de atender as demandas da secretaria do curso. Apontam-se recomendações para a gestão como: (I) repensar o modelo estrutural funcional e a organização de pessoal em cargos, (II) padronizar os procedimentos de trabalho realizados pelas secretarias de curso, (III) ofertar capacitação compatível com as demandas do Instituto Multidisciplinar e (IV) capitalizar as práticas de aprendizagem informal utilizadas pelos secretários de curso com foco na aplicação do conteúdo e troca de informações entre os servidores. Esse estudo também contribui conceitualmente ao conhecimento sobre práticas de gestão de pessoas em instituições federais de ensino superior e a sua aprendizagem individual e coletiva, concepções sobre aprendizagem, competências individuais e coletivas.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAprendizagem individual e coletivapor
dc.subjectconcepções sobre aprendizagempor
dc.subjectgestão universitária no Brasilpor
dc.subjectIndividual and collective learningeng
dc.subjectconceptions about learningeng
dc.subjectBrazil’s universities managementeng
dc.titleAprendizagem de competências coletivas de servidores técnicos administrativos: o caso dos cursos de graduação do Instituto Multidisciplinar da UFRRJpor
dc.title.alternativeAdministrative technicians’ collective competencies learning: a case about the undergraduate courses of UFRRJ’s multidisciplinary instituteeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe administrative technicians – TAE – occupy the positions of auxiliary, assistant and executive secretary in the Federal university system after proving they have the minimum requirements for the job positions in a public contest. Therefore, after being hired and assigned to undergraduate course secretaries they start working even though they were not given any specific capacitation to do their activities. Due to the necessity to do the proper capacitation management of the TAE in order to comply with the law nº 11.091/2005 – PPCTAE – and the decree nº 5.707/2006, that determines the implementation of the management by competencies in the public administration, this research aims to describe the learning process of the collective competencies by the TAE of the secretaries of the undergraduate courses of UFRRJ’s multidisciplinary institute. In order to do so, it was used as data gathering method the documental research, observation accompanied by field journal and interviews with a semi-structured script. Twenty-four interviews with secretaries, coordinators and students were made. The data were interpreted using phenomenographic analysis, highlighting the conceptions of the secretaries about how they learn their collective competencies through their lived experience. The results revealed that the secretaries conceive their learning process in four different ways, translated into four metaphors called: The Detective, The Pack of wolves, The Symbiosis and The Teacher. It also highlighted the ways of learning their collective and individual competencies through experience and vicarious forms and by forming a community of dislocated practice. The collective competencies were developed by the necessity to do similar tasks, while the individual capacities were developed by the necessity to do specific tasks, giving birth to a learning cycle that allowed them to fulfill the course’s secretary’s demands. The results also produced management recommendations such as: (I) rethink the functional structure model and the personnel organization, (II) standardize the course’s secretaries’ work procedures, (III) offer capacitation according to the demands of the multidisciplinary institute and (IV) unite the informal learning practices used by the secretaries with focus on its contents and information exchange between the workers. This research also contributes to the theoretical knowledge about the federal universities human resources management and their learning of individual and collective competencies.eng
dc.contributor.advisor1Villardi, Beatriz Quiroz
dc.contributor.advisor1ID672.690.957-57por
dc.contributor.referee1Villardi, Beatriz Quiroz
dc.contributor.referee2Ramos Filho, Américo da Costa
dc.contributor.referee3Freitas, Jorge Augusto de Sá Brito e
dc.creator.ID129.692.107-70por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9959754643216778por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/9696/2017%20-%20Juliana%20Dias%20Ferreira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/16030/2017%20-%20Juliana%20Dias%20Ferreira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/22342/2017%20-%20Juliana%20Dias%20Ferreira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/28710/2017%20-%20Juliana%20Dias%20Ferreira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/35490/2017%20-%20Juliana%20Dias%20Ferreira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/41888/2017%20-%20Juliana%20Dias%20Ferreira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/47500/2017%20-%20Juliana%20Dias%20Ferreira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/53884/2017%20-%20Juliana%20Dias%20Ferreira.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2672
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2019-04-30T17:15:48Z No. of bitstreams: 1 2017 - Juliana Dias Ferreira.pdf: 4327868 bytes, checksum: dd2ea9cdc1d680c79d453e07d5f5bbeb (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-30T17:15:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Juliana Dias Ferreira.pdf: 4327868 bytes, checksum: dd2ea9cdc1d680c79d453e07d5f5bbeb (MD5) Previous issue date: 2017-05-25eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Juliana Dias Ferreira.pdfDocumento principal4.23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.