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Tipo do documento: Dissertação
Title: Características comportamentais empreendedoras: um estudo comparativo entre empreendedores e intra-empreendedores
Other Titles: Entrepreneurial behavior characteristics: a comparative study of entrepreneurs and intrapreneurs
Authors: Silva, Sandra Souto da
Orientador(a): Silva, Angela Maria Monteiro da
Keywords: empreendedorismo;perfil empreendedor;perfil intra-empreendedor;entrepreneurship;entrepreneur profile;intrapreneur profile
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Issue Date: 2-May-2006
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: SILVA, Sandra Souto da. Características comportamentais empreendedoras: um estudo comparativo entre empreendedores e intra-empreendedores. 2006. 57 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2006.
Abstract: O presente estudo tem como objetivo principal investigar as possíveis diferenças de perfil entre empreendedores (proprietários de franquias) e intra-empreendedores (gestores corporativos), de uma empresa distribuidora de produtos para saúde. Os dois grupos foram comparados quanto às seguintes Características Comportamentais Empreendedoras (CCEs): busca de oportunidades e iniciativa; persistência; comprometimento; exigência de qualidade e eficiência; correr riscos calculados; estabelecimento de metas; busca de informação; planejamento e monitoramento sistemáticos; persuasão e rede de contatos; independência e autoconfiança, ou seja, as CCEs de McClelland. A metodologia utilizada foi um estudo de caso descritivo, aplicadas técnicas quantitativa e qualitativa de análise. Foram também examinadas as diferenças entre os grupos quanto à percepção de seus níveis de empreendedorismo e os significados de empreendedorismo e intra-empreendedorismo. Conclui-se que os grupos não diferem significativamente em relação às CCE´s. Entretanto, há uma tendência dos gestores para apresentar maior nível de exigência de qualidade e eficiência e planejamento e monitoramento sistemáticos , em comparação com os franqueados. Os dois grupos também não apresentam diferenças significativas quanto ao nível de empreendedorismo autopercebido. Os participantes de ambos os grupos atribuíram mais significados ao conceito de empreendedorismo do que ao de intra-empreendedorismo, o que sugere uma maior compreensão do primeiro conceito. Por fim, os gestores produziram maior número de significados de empreendedorismo e intraempreendedorismo.
Abstract: The present study has as main objective to investigate the possible differences between entrepreneurs (franchisees) and intra-entrepreneurs profiles (corporate managers, also asked intrapreneurs), of a distribution company of health s products. The two groups had been compared about to the following Entrepreneurial Behavior Characteristics (EBCs): search of opportunities and initiative; persistence; commitment; requirement of quality and efficiency; following calculated risks; establishment of goals; search of information; planning and systematic control; persuasion and net of contacts; independence and self-confidence, denominated: the EBCs of McClelland. The used methodology was a descriptive case study that used quantitative and qualitative techniques. The differences between the groups concerning the perception of the meaning about entrepreneurs and intrapreneurs also had been studied. The study concluded that there is not a significant difference between the groups about the EBCs. However, it was evidenced that the managers have larger level of quality demand and efficiency' and planning and systematic control', compared to the franchisees. Both groups also do not present significant differences at self noticed entrepreneurship level. The participants of both groups had attributed more meanings to the concept of entrepreneurship than the concept of intrapreneurship, what suggests a better agreement of the first concept. Finally, the managers showed more concepts of entrepreneurship meanings and intrapreneurship.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15157
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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