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Tipo do documento: Dissertação
Title: Educação à distância: a experiência em uma organização militar com sede no Rio de Janeiro
Other Titles: Distance education: the experience in military organization with base in Rio de Janeiro
Authors: Carvalho Filho, Arnaldo de
Orientador(a): Souza Neto, Silvestre Prado de
Keywords: tecnologias de informação e comunicação;democratização da educação;inclusão digital.;distance education;information and communication technologies;democratic education;digital inclusion
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Issue Date: 22-Feb-2006
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: CARVALHO FILHO, Arnaldo de. Educação à distância: a experiência em uma organização militar com sede no Rio de Janeiro. 2006. 164 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2006.
Abstract: As novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aliadas à educação têm favorecido o processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, o Centro de Estudo de Pessoal (CEP), visando adequar-se a tal realidade, reestruturou a área pedagógica e de informática, para atender a sua força de trabalho e a sociedade, ofertando cursos semipresenciais e a distância. O presente estudo de caso, com base no método Yin (2001), focalizou o CEP, tendo por objetivo contribuir para EaD como um meio de educação democrática através do estudo de uma organização militar com tradição e excelência na condução desse tipo de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada foi quantitativa para identificar as dificuldades, processos, cuidados e procedimentos e qualitativa para identificar as razões que levam a bom termo a democratização do ensino-aprendizagem através da EaD, num país de dimensões continentais como o Brasil. Propõe-se como metodologia de estudo pesquisa bibliográfica e descritiva, questionários e entrevistas. As respostas abertas respondidas durante as entrevistas e por meio dos questionários foram analisadas de acordo com o método de análise de conteúdo de GRACE (1978) e BARDIN (1979). As perguntas fechadas foram examinadas através de percentagens. Por fim, os principais resultados revelados pela pesquisa foram: que a EaD é uma modalidade inclusiva e democrática, de grande alcance, mas que não substitui o ensino presencial, tem a tecnologia de informação e comunicação como a maior aliada, bem como é a educação do futuro por atender as exigências do mundo moderno, onde educar transformando pessoas constitui-se em um diferencial competitivo.
Abstract: New Information and Communication Technologies (ICT) allied to the education have favoured the teaching-learning process. In this context, the Personnel Studying Centre (CEP, as it is called in Brazil) aimed at adapting itself to such a reality, and attending both the work force and the society as a whole. O CEP has restructured its pedagogical and computer science areas, and offered distance teaching, without ignoring its face-toface learning-teaching courses. This study has focused upon the CEP, for it has already tradition and excellence in providing distance education courses. Its methodological approaches were quantitative and qualitative. The former has identified the difficulties, processes and pedagogical procedures used, and the latter has identified the main reasons which have lead to an effective democratization of teaching-learning through distance education, especially in a large country such as Brazil. Bibliographical and descriptive researches have been carried out by using the Yin Method. Also, questionnaires and interviews have been applied, whose answers to the open questions were analysed by using the technique of content analysis (GRACE, 1978; BARDIN 1979). Closed questions were analysed by means of percentages. The main findings were: distance education is an inclusive and democratic approach, being of a great range, however, it does not yet substitute the face-to-face education; information technology and communication are the distance education better allies; it is an education for the future for it responds to the modern world s demands, and helps people to become competitive professionals. This study hopes to contribute to the evaluation of the advantages of distance education courses, as they are offered by the CEP, a competent military and educational organization.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15171
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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