Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15174
Tipo do documento: Dissertação
Title: Qualidade de vida no trabalho: uma avaliação da percepção dos docentes do curso de Administração
Other Titles: Quality of work life: an evaluation of the perception of the Management course teachers
Authors: Almeida, Luciana Porto de Matos
Orientador(a): Boas, Ana Alice Vilas
Keywords: gestão de pessoas;qualidade de vida;satisfação;motivação;human resource administration;life quality;satisfaction;motivation
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Issue Date: 31-Aug-2007
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: ALMEIDA, Luciana Porto de Matos. Qualidade de vida no trabalho: uma avaliação da percepção dos docentes do curso de Administração. 2007. 23 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2007.
Abstract: O objetivo geral deste trabalho consiste em avaliar a percepção do nível de qualidade de vida no trabalho dos docentes do curso de administração que exercem suas atividades laborais em várias jornadas de trabalho e que, ao mesmo tempo, desempenham outros papéis profissionais. Utilizou-se pesquisa exploratória e descritiva com amostra constituída por professores que atuam em instituição de ensino superior particular, localizada no estado do Rio de Janeiro. Para avaliar a percepção do nível de QVT destes docentes, utilizou-se questionário apresentando questões que abordavam os fatores de Qualidade de Vida no Trabalho propostos por Walton. O estudo iniciase descrevendo o histórico e evolução do conceito de QVT e, posteriormente, apresenta os vários modelos sugeridos por outros estudiosos. De acordo com a pesquisa, concluiu-se que estes docentes percebem que sua qualidade de vida no trabalho apresenta um nível mais elevado nas atividades de docência, mas que, considerando os fatores do modelo escolhido, alguns são percebidos da mesma forma em ambas as áreas propostas para análise. Com base nos resultados, sugere-se propostas de implantação de práticas de qualidade de vida no trabalho destes profissionais, como implementar estratégias que melhorem a comunicação no curso, plano de carreira, políticas de contratação integral, entre outras.
Abstract: The general goal in this research consists of analyzing the level of life quality of the management course teachers who work in several shifts and at the same time play other professional roles, that is, who at the same time teach and develop other professional activities. An exploratory and descriptive survey has been led and its sample has been made up of teachers who work in private college of a city in the state of Rio de Janeiro. In order to analyze the teachers` perception of the quality level of working life a questionnaire was used showing questions approaching the QWL factors and dimensions proposed by Walton`s model. The study starts describing the history and the evolution of the concept of QWL and later presents the several models suggested by scholars of the area. According to the research, the conclusion achieved was that management course teachers notice that their quality of working life has a higher level in teaching activities, but considering some of the factors and dimensions of the chosen model some of them are perceived in the way in both areas proposed for analysis. Based on the results, proposals of quality of working lf practices are suggested for those professionals, such as implementing strategies that will enhance the communication, career plan and implementing policies of full-time contracts, among others.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15174
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007 - Luciana Porto de Matos Almeida.pdf411.68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.