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Tipo do documento: Dissertação
Title: O caos aéreo brasileiro: percepções sobre o setor através da ótica de executivos carioca
Other Titles: The brazilian aviation chaos: perceptions about the sector through the eyes of the Rio de Janeiro executives
Authors: Galindo, Flávia Luzia Oliveira da Cunha
Orientador(a): Fandiño, Antonio Martinez
Keywords: confiança;comportamento do consumidor;crise aérea;marketing de serviços.;trust;consumer behavior;aviation crisis;marketing of services.
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Issue Date: 5-Dec-2008
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: GALINDO, Flávia Luzia Oliveira da Cunha. O caos aéreo brasileiro: percepções sobre o setor através da ótica de executivos carioca. 2008. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2008.
Abstract: Os estudos sobre o comportamento do consumidor e o gerenciamento de crises refletem as múltiplas contribuições das ciências sociais e humanas. A união destas duas áreas do conhecimento foi possível através da observação das experiências vividas pelos consumidores na recente crise aérea brasileira, que permitiu compreender a variável confiança dos executivos após a mesma. A dissertação contextualizou o modo como os executivos do Rio de Janeiro pensam e agem, compondo uma visão muito singular sobre as suas percepções após a crise aérea brasileira. Para ancorar a pesquisa de campo ex-post facto, o referencial teórico conta com autores ligados ao marketing de serviços, comportamento do consumidor, consumo e cidadania, confiança e gerenciamento de crise. Do ponto de vista econômico e empresarial, as organizações compreendem a relevância do estudo sobre confiança quando afirmam que os consumidores querem confiar em seus fornecedores, e têm a expectativa de que os produtos, bens e serviços sejam fiéis aos ideais e aspirações que desenvolvem em suas vidas (Roberts, 2005). Os elementos da confiança se distribuem em: i) fatores ligados ao autor da decisão de confiar e se ancoram na mistura singular de personalidade, cultura e experiência; ii) fatores situacionais que tem a ver com os aspectos da situação específica e do relacionamento entre as partes (Hurley, 2006). O trabalho demandou: i) pesquisa de campo exploratória, ii) coleta de dados em fonte secundária (mídia impressa e eletrônica), iii) informações oficiais divulgadas pelas instituições envolvidas, iv) entrevistas com usuários time sensitive de caráter hipotéticodedutivo (Foddy, 1993), com abordagem qualitativa, necessária para captar a perspectiva dos sujeitos em uma investigação ex-post facto (Gil, 1996). O método de Análise de Conteúdo (Bardin, 1977) possibilitou compreender o mundo de significados das ações e relações humanas no seu contexto. Ao explorar uma situação crítica como a enfrentada pelo apagão aéreo brasileiro, o trabalho evidenciou como a crise aérea, complexa e de longa duração, fragilizou instituições e afetou a credibilidade de consumidores intensivos.
Abstract: Regarding the studies about the behavior of the consumer and crisis management reflects the numerous contributions of social sciences and humanities. The connection of these two areas of understandings was possible through the observation of experiences the consumers lived through, during the recent Brazilian aviation crisis, which made it possible to understand the inconstant trust of the executives after the crisis. The dissertation contextualizes how the executives from Rio de Janeiro think and act, compounding an extremely singular vision regarding their perceptions after the Brazilian aviation crisis. To support the field work expost facto, the theoretical reference includes authors linked to the marketing of services, consumer behavior, consumption and citizenship, trust and crisis management. From the economic and business point of view, the organizations understand the relevance of the study regarding trust when confirmed that the consumers want to trust their suppliers and have the expectation that the products, goods and services be unswerving to the ideas and aspirations that are developed in their lives. The elements of trust are classified into: i) factors linked to the authors decision to trust and support the singular mixture of personality, culture and experience; ii) situational factors that have to do with the aspects of specific situations and relationships between the parties. The work demanded: i) exploratory field work, ii) data collection from secondary sources (print and electronic media), iii) official information divulged by the institutions involved, iv) interviews with time sensitive users of a hypothetical deduction character with a qualitative approach, necessary to attract the perspective subjects in the investigation ex-post facto. The Contents Analysis method allowed to understand the world of the significant of the actions and human relations in their overall situation. In exploring a critical situation such as the one faced by the Brazilian aerial blackout , the work witnessed how the aviation crisis, complex and long-lasting, weakened institutions and the consumers belief was greatly affected.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15180
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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