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Tipo do documento: Dissertação
Title: Desenvolvimento de competências gerenciais na prática em organizações intensivas em conhecimento: um estudo com gestores de equipes na consultoria de TI
Other Titles: The development of management competencies in the practice of intensive knowledge organizations: a study on it consulting team managers
Authors: Fernandes, Estela de Souza
Orientador(a): Villardi, Beatriz Quiroz
Primeiro membro da banca: Ramos, Eduardo Augusto de Andrade
Segundo membro da banca: Ramos Filho, Américo da Costa
Keywords: Organizações de conhecimento intensivo;consultoria de TI;gestão estratégica de pessoas;competências gerenciais;aprendizagem gerencial na ação;pesquisa qualitativa;análise indutiva;Intensive knowledge organizations;IT consulting;strategic people management competences;management learning in action;qualitative research;inductive analysis
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Issue Date: 22-Apr-2013
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citation: FERNANDES, Estela de Souza. Desenvolvimento de competências gerenciais na prática em organizações intensivas em conhecimento: um estudo com gestores de equipes na consultoria de TI. 2013. 185 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.
Abstract: A presente pesquisa qualitativa teve como objetivo final descrever o processo de desenvolvimento das competências gerenciais ocorridas na prática dos gestores a partir de uma questão desencadeadora: Como os gestores de equipes de consultores de TI desenvolveram suas competências gerenciais na prática? Para tal, foram definidos cinco objetivos específicos: (a) Levantar as práticas de gestão de equipes em consultoria de TI na percepção dos gestores e dos respectivos membros de equipe; (b) Identificar os processos de aprendizagem individual e coletiva presentes na prática nos gestores; (c) Caracterizar as competências gerenciais desenvolvidas pelos gestores em sua prática; (d) Levantar as competências gerenciais requeridas no ponto de vista dos gestores e dos respectivos membros de equipe; (e) Elaborar recomendações para ativar processos de aprendizagem e desenvolvimento de competências gerenciais em consultorias de TI. Para configurar mais detalhadamente a problemática no setor de consultoria de TI, aprimorar e validar os métodos de coleta (entrevista com snowball sampling) e de análise dos dados (análise hermenêutica indutiva) realizou-se pesquisa empírica exploratória que subsidiou a pesquisa de campo. Os resultados empíricos permitiram concluir que o desenvolvimento de competências ocorre por meio de interações interpessoais na ação que acontecem no cotidiano do âmbito profissional e pessoal, presencial e remotamente. Essas interações, ora conflituosas, ora recompensadoras, são transformadas pelos consultores e gestores entrevistados por meio de aprendizagem situada e coletiva em práticas sociais, tais como: transformar relações, trocar experiência/conhecimento, formar os entrantes com os veteranos e adaptar ações cotidianas em função das interações. A partir das interações interpessoais e das práticas sociais, esses gestores desenvolveram por meio de sua aprendizagem experiencial/vivencial e vicária, competências intersubjetivas relacionadas às condutas, emoções e ações envolvidas nas interações e nas prática de consultoria de TI que alcançaram reconhecimento mútuo. Percebeu-se que a capacidade de aprendizagem na ação é condição transformadora e permeia o processo de desenvolvimento de competências desses gestores. Esse processo ocorre através das interações que o desencadeia e o retroalimenta. A fim de ativar processos de aprendizagem e desenvolvimento de competências gerenciais em gestores de consultorias de TI, e para a sua formação gerencial, recomenda-se: (a) fomentar a criação de redes de relacionamentos e comunidades de prática com foco na capacidade de aprendizagem na ação; (b) elaborar um programa de capacitação para gestores e equipes composto por cursos e oficinas de prática considerando quatro subsistemas: relacionamento, contextual, atitudes/comportamentos e, processos/técnicas; e (c) ofertar aprendizagem vivencial que desenvolva competências intersubjetivas com as quais futuros gestores possam interagir correlacionando as suas ações com as respectivas emoções subjacentes a atuação gerencial. Especificamente para a formação profissional do gestor e suas equipes de consultores de TI sugere-se a oferta de aprendizagem coletiva a fim de adaptá-lo às interações sociais presentes nas práticas de trabalho. Por fim são descritas sugestões para futuras pesquisas.
Abstract: This qualitative research’s final objective is to describe the development process of the management competences we can notice on the managers accomplishment through a trigger question: How did the managers of the IT consulting team developed their management competences in practice? We defined five specific goals were defined: (a) Elicit the team management practices on IT consulting; (b) Identify the individual and collective learning processes present in practice managers (c) Define the management proficiencies developed by the managers in their practice; (d) Describing the managers and their team members’ point of view, concerning the required management competences; (e) Develop suggestions to enable learning processes and the development of management competences for IT consulting. An empirical exploratory field research was accomplished to thoroughly establish the problem on the IT consulting field, to improve and validate the collecting methods (snowball sampling interview) and data analysis (inductive hermeneutic analysis). The empirical results suggested that the competency development takes place through interpersonal interactions noticed on everyday life of professional and personal scope, though they are present or virtual. These interactions, sometimes conflicting, sometimes rewarding, were converted by the interviewed consultants and managers into social practices through a collective learning environment, such as: modifying relationships, exchanging experience and knowledge, connecting the incoming with former employees and suiting everyday actions to the collective interactions. Considering the interpersonal interactions and social practices, these managers have developed (through their live experiential learning) intersubjective competencies related to behavior, emotion and actions regarding IT consulting practice, reaching mutual agreement. It was noticed that the ability of daily learning is a transformative requirement and it was spread through the proficiency development process of these managers. This process occurs through the interactions that triggers it affects in turn. In order to activate learning and development processes of managerial competencies on the IT consulting managers and for their management training, it is recommended to: (a) promote the creation of relationship networks and communities of practice focused on the ability of daily learning; (b) develop a training program for managers and teams with experiential courses and workshops considering four subsystems: relationship, contextual, attitudes/behaviors and processes/techniques; and (c) offer experiential learning that develop emotional intersubjective competencies with which future managers can interact by correlating their actions with their underlying emotions management performance. Specifically for the professional training of the manager and his TI consulting team it is suggested to stimulating collective learning in order to adapt them to emergent social interaction at working practices. Finally, suggestions for future research are provided.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15236
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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