Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15236
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFernandes, Estela de Souza
dc.date.accessioned2023-12-22T03:11:52Z-
dc.date.available2023-12-22T03:11:52Z-
dc.date.issued2013-04-22
dc.identifier.citationFERNANDES, Estela de Souza. Desenvolvimento de competências gerenciais na prática em organizações intensivas em conhecimento: um estudo com gestores de equipes na consultoria de TI. 2013. 185 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15236-
dc.description.abstractA presente pesquisa qualitativa teve como objetivo final descrever o processo de desenvolvimento das competências gerenciais ocorridas na prática dos gestores a partir de uma questão desencadeadora: Como os gestores de equipes de consultores de TI desenvolveram suas competências gerenciais na prática? Para tal, foram definidos cinco objetivos específicos: (a) Levantar as práticas de gestão de equipes em consultoria de TI na percepção dos gestores e dos respectivos membros de equipe; (b) Identificar os processos de aprendizagem individual e coletiva presentes na prática nos gestores; (c) Caracterizar as competências gerenciais desenvolvidas pelos gestores em sua prática; (d) Levantar as competências gerenciais requeridas no ponto de vista dos gestores e dos respectivos membros de equipe; (e) Elaborar recomendações para ativar processos de aprendizagem e desenvolvimento de competências gerenciais em consultorias de TI. Para configurar mais detalhadamente a problemática no setor de consultoria de TI, aprimorar e validar os métodos de coleta (entrevista com snowball sampling) e de análise dos dados (análise hermenêutica indutiva) realizou-se pesquisa empírica exploratória que subsidiou a pesquisa de campo. Os resultados empíricos permitiram concluir que o desenvolvimento de competências ocorre por meio de interações interpessoais na ação que acontecem no cotidiano do âmbito profissional e pessoal, presencial e remotamente. Essas interações, ora conflituosas, ora recompensadoras, são transformadas pelos consultores e gestores entrevistados por meio de aprendizagem situada e coletiva em práticas sociais, tais como: transformar relações, trocar experiência/conhecimento, formar os entrantes com os veteranos e adaptar ações cotidianas em função das interações. A partir das interações interpessoais e das práticas sociais, esses gestores desenvolveram por meio de sua aprendizagem experiencial/vivencial e vicária, competências intersubjetivas relacionadas às condutas, emoções e ações envolvidas nas interações e nas prática de consultoria de TI que alcançaram reconhecimento mútuo. Percebeu-se que a capacidade de aprendizagem na ação é condição transformadora e permeia o processo de desenvolvimento de competências desses gestores. Esse processo ocorre através das interações que o desencadeia e o retroalimenta. A fim de ativar processos de aprendizagem e desenvolvimento de competências gerenciais em gestores de consultorias de TI, e para a sua formação gerencial, recomenda-se: (a) fomentar a criação de redes de relacionamentos e comunidades de prática com foco na capacidade de aprendizagem na ação; (b) elaborar um programa de capacitação para gestores e equipes composto por cursos e oficinas de prática considerando quatro subsistemas: relacionamento, contextual, atitudes/comportamentos e, processos/técnicas; e (c) ofertar aprendizagem vivencial que desenvolva competências intersubjetivas com as quais futuros gestores possam interagir correlacionando as suas ações com as respectivas emoções subjacentes a atuação gerencial. Especificamente para a formação profissional do gestor e suas equipes de consultores de TI sugere-se a oferta de aprendizagem coletiva a fim de adaptá-lo às interações sociais presentes nas práticas de trabalho. Por fim são descritas sugestões para futuras pesquisas.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectOrganizações de conhecimento intensivopor
dc.subjectconsultoria de TIpor
dc.subjectgestão estratégica de pessoaspor
dc.subjectcompetências gerenciaispor
dc.subjectaprendizagem gerencial na açãopor
dc.subjectpesquisa qualitativapor
dc.subjectanálise indutivapor
dc.subjectIntensive knowledge organizationseng
dc.subjectIT consultingeng
dc.subjectstrategic people management competenceseng
dc.subjectmanagement learning in actioneng
dc.subjectqualitative researcheng
dc.subjectinductive analysiseng
dc.titleDesenvolvimento de competências gerenciais na prática em organizações intensivas em conhecimento: um estudo com gestores de equipes na consultoria de TIpor
dc.title.alternativeThe development of management competencies in the practice of intensive knowledge organizations: a study on it consulting team managerseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis qualitative research’s final objective is to describe the development process of the management competences we can notice on the managers accomplishment through a trigger question: How did the managers of the IT consulting team developed their management competences in practice? We defined five specific goals were defined: (a) Elicit the team management practices on IT consulting; (b) Identify the individual and collective learning processes present in practice managers (c) Define the management proficiencies developed by the managers in their practice; (d) Describing the managers and their team members’ point of view, concerning the required management competences; (e) Develop suggestions to enable learning processes and the development of management competences for IT consulting. An empirical exploratory field research was accomplished to thoroughly establish the problem on the IT consulting field, to improve and validate the collecting methods (snowball sampling interview) and data analysis (inductive hermeneutic analysis). The empirical results suggested that the competency development takes place through interpersonal interactions noticed on everyday life of professional and personal scope, though they are present or virtual. These interactions, sometimes conflicting, sometimes rewarding, were converted by the interviewed consultants and managers into social practices through a collective learning environment, such as: modifying relationships, exchanging experience and knowledge, connecting the incoming with former employees and suiting everyday actions to the collective interactions. Considering the interpersonal interactions and social practices, these managers have developed (through their live experiential learning) intersubjective competencies related to behavior, emotion and actions regarding IT consulting practice, reaching mutual agreement. It was noticed that the ability of daily learning is a transformative requirement and it was spread through the proficiency development process of these managers. This process occurs through the interactions that triggers it affects in turn. In order to activate learning and development processes of managerial competencies on the IT consulting managers and for their management training, it is recommended to: (a) promote the creation of relationship networks and communities of practice focused on the ability of daily learning; (b) develop a training program for managers and teams with experiential courses and workshops considering four subsystems: relationship, contextual, attitudes/behaviors and processes/techniques; and (c) offer experiential learning that develop emotional intersubjective competencies with which future managers can interact by correlating their actions with their underlying emotions management performance. Specifically for the professional training of the manager and his TI consulting team it is suggested to stimulating collective learning in order to adapt them to emergent social interaction at working practices. Finally, suggestions for future research are provided.eng
dc.contributor.advisor1Villardi, Beatriz Quiroz
dc.contributor.advisor1ID672.690.957-87por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3613664703389917por
dc.contributor.referee1Ramos, Eduardo Augusto de Andrade
dc.contributor.referee2Ramos Filho, Américo da Costa
dc.creator.ID019.200.957-56por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6403562269699289por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.relation.referencesALMEIDA, A. M. B.; FEITOSA, M. G. G. A construção da confiança na relação consultor/cliente: uma abordagem baseada no conhecimento da vida cotidiana e na prática reflexiva. In: FEITOSA, G. G. M.; PERDENEIRAS, M. (Org). Consultoria Organizacional. São Paulo: Atlas, 2010. P. 3-26. ALVESSON, M. Social Identity and the problem of loyalty in knowledge-intensive companies. Journal of Management Studies, v. 37, n. 8, p. 1101-1123. 2000. ______. Knowledge Work: Ambiguity, Image and Identity. Human Relations, v. 54, p. 863-886. 2001. ______. SVENINGSSON, S. Managers Doing Leadership: The Extra-Ordinarization of the Mundane. Human Relations, v. 56 n. 12, p. 1435-1459, December. 2003. ______. KARREMAN, D. Interfaces of control. Technocratic and socio-ideological control in a global management consultancy firm. Accounting, Organizations and Society, v. 29, p. 423–444. 2004. ANTONELLO, C. S. A Metamorfose da Aprendizagem Organizacional: uma revisão crítica. In RUAS, R.; ANTONELLO, C. S.; BOFF, L. H. (Col). Os Novos Horizontes de Gestão: aprendizagem organizacional e competências. Porto Alegre: Bookman, 2005. P. 12-33. ______. GODOY. A. Uma agenda brasileira para os estudos em Aprendizagem Organizacional. São Paulo. RAE, v. 49, n.3, p. 266-281, jul/set. 2009. ______. Aprendizagem na ação revisitada e sua relação com a noção de competência. Revista Comportamento Organizacional e Gestão, Lisboa, v. 12, n. 2, p.199-220. 2006. ANTONACOPOULOU, E. Desenvolvimento de gerentes aprendizes dentro de organizações de aprendizagem: o caso de três grandes bancos varejistas. In: EASTERBY-SMITH, M; BURGOYNE, J; ARAUJO, L. Aprendizagem organizacional e Organização de Aprendizagem. Desenvolvimento na teoria e na prática. São Paulo: Atlas, 2001. P. 263-288. 177 ARGYRIS, C.; SCHON,D. Organizational learning: a theory of action perspective. Reading, MA: Addison-Wesley, 1978. AWUAH, G. B. Professional Services Firm’s Competence Development. Industrial Marketing Management, v. 36, n. 8, p. 1068-1081, nov. 2007. BARRETO, L. M. T. da S. et al. Temas Emergentes em Gestão de Pessoas: uma análise da produção acadêmica. Rev. Adm. UFSM, Santa Maria, v. 4, n.1, p. 215-232, mai./ago. 2011. BIEHL, K. Grupos de Trabalho: uma estratégia de gestão In: BITENCOURT, C. (Col). Gestão Contemporânea de pessoas: novas práticas, conceitos tradicionais. 2ª.ed. Porto Alegre: Bookman, 2010. P 103-114. BITENCOURT, C. C. A gestão de competências gerenciais – A contribuição da aprendizagem organizacional. Porto Alegre : UFRGS, 2001. 320 f. Tese (Doutorado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Escola de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001. BOFF, L. H.; ABEL, M. Autodesenvolvimento de Competências: o caso do trabalhado de conhecimento como especialista. In: RUAS, R. L.; ANTONELLO, C. S.; BOFF, L. H. (Org.). Os novos horizontes da gestão: aprendizagem organizacional e competências. Porto Alegre: Bookman, 2005. P. 70-86. BOYATZIS, R. E. The Competent Manager: a model for effective performance. New York: Wiley, 1982. BURRELL, G; MORGAN, G. Sociological Paradigms and Organisational Analysis. Burlington : Ashgate, 2006. CALABRESA, C. J. Gestão de Pessoas em Organizações Intensivas em Conhecimento : um estudo de caso da organização Compos. Salvador : UFBA, 2008. 147 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Núcleo de Pós-Graduação em Admnistração, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008. CASTELLS, M. A sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. V.1. São Paulo: Paz e Terra, 2007. 178 CORRADI, G.; GHERARDI, S.; VERZELLONI, L. Through the Practice Lens: where is the bandwagon of practice-based studies heading? Management Learning, v. 41(3), p. 265–283. 2010. COSTA, A.I; FREITAS, B.J.A.; KARAM. M.E. Competências e aprendizagem organizacional: conceitos em busca de maior integração. REUNA, Belo Horizonte, v.15, n.3, p. 27-42, set/dez. 2010. COSTA, G. P. C.; CRUZ, C. S. Competências Gerenciais Relacionadas à Tecnologia da Informação. 2005. Trabalho apresentado no XI Congresso de Informática Pública, São Paulo, 2005. CRISTOFOLI, F. Um estudo sobre a gestão da terceirização de serviços de Tecnologia da Informação baseados em modelos de governança. São Paulo: USP, 2011. Tese (2011. 261 p. Tese (Doutorado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. CLOSS, L. Q.; ANTONELLO, C. S. Aprendizagem Transformadora: a reflexão crítica na formação gerencial. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v.8, n. 1, p.19-37, mar. 2010. DAVEL, E.; TREMBLAY, D.G. Organizações Familiares e Intensivas em Conhecimento: dilemas e contribuições para a análise organizacional. Revista Gestão & Tecnologia, v. 1, n. 3, p.15-38. 2004. ______. VERGARA, S. C. Subjetividade, Sensibilidades e Estratégias de Ação. In: DAVEL, E.; VERGARA, S.C. (Orgs). Gestão com pessoas e subjetividade. São Paulo: Atlas, 2009. P 305-312. DEMO, P. Metodologia do Conhecimento Científico. Atlas: São Paulo, 2000. DOLCI, D. B. Teorizando as práticas dos métodos ágeis no desenvolvimento de softwre visando ao processo de inovação das empresas. Teoria e Prática em Administração, v.1, n.1, p. 74-96. 2011. DUTRA, J. S. Competências: conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. São Paulo: Atlas, 2010. 179 EDMONDSON, A.; MOIGNEON, B.. Aprendizagem, confiança e mudança organizacional: Modelos contratante de pesquisa interventiva em comportamento organizacional. In: EASTERBY–SMITH, M.; BURGOYNE, J.; ARAUJO, L. Aprendizagem organizacional e Organização de Aprendizagem. Desenvolvimento na teoria e na prática. São Paulo: Atlas, 2001. P. 197-214. EASTERBY-SMITH, M.; THORPE, R. & LOWE, A. Pesquisa Gerencial em Administração. Um guia para monografias, dissertações, pesquisas internas e trabalhos de consultoria. São Paulo: Pioneira, 1999. EASTERBY-SMITH, M.; BURGOYNE, J.; ARAUJO, L. Aprendizagem Organizacional e Organização de Aprendizagem. Desenvolvimento na teoria e na prática. São Paulo: Atlas, 2001. EDMONDSON, A.; MOIGNEON, B.. Aprendizagem, confiança e mudança organizacional :Modelos contratante de pesquisa interventiva em comportamento organizacional. In: EASTERBY-SMITH, M.; BURGOYNE, J.; ARAUJO, L. Aprendizagem organizacional e Organização de Aprendizagem. Desenvolvimento na teoria e na prática. São Paulo: Atlas, 2001. P. 197-214. ELKJAER, B. Em Busca de uma Teoria de Aprendizagem Social In: EASTERBY-SMITH, M.; BURGOYNE, J.; ARAUJO, L. Aprendizagem Organizacional e Organização de Aprendizagem: desenvolvimento na teoria e na prática. São Paulo: Atlas, 2001. P. 263-288. FERRÁN, J. E. M. Noção de competência: Revisitando a produção cientifica e a perspectiva de consultores. Porto Alegre: UFRGS, 2010. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. FREIRE, C. T. UM ESTUDO SOBRE OS SERVIÇOS INTENSIVOS EM CONHECIMENTO NO BRASIL. In: NEGRI, J. A.; KUBOTA, L; C. (Org.). Estrutura e Dinâmica do Setor de Serviços no Brasil. Brasília: Ipea, 2006. P. 107-131 180 FLEURY, M.T.L.; FLEURY, A.C.C. Construindo o Conceito de Competência. RAC-Revista de Administração Contemporânea, edição especial, p. 183-196. 2001 _____. Estratégias Empresariais e Formação de Competências. São Paulo: Atlas,2000. GARAVAN, T. N.; MCCARTHY, A. Collective Learning Processes and Human Resource Development. Advances in Developing Humam Resources, v. 10, n. 4, p. 451-471. 2008. GHERARDI, S. NICOLINI, D.; ODELLA, F. Toward a Social Understanding of How People Learn in Organizations: the notion as situated curriculum. Management Learning, v. 29, n. 3, p. 273-298. 1998. GODOI, C. K.; FREITAS, S. F. A Aprendizagem Organizacional sob a Perspectiva Sócio-Cognitiva: contribuições de Lewin, Bandura e Giddens. Revista de Negócios, Blumenau, v. 13, n. 4, p. 40-55, out/dez. 2008. GRIMSHAW, D. ; MIOZZO, M. New Human Resource Management Practices in Knowledge-Intensive Business Services Firms: the case of outsourcing with staff transfer. Human Relations, v. 62, n. 10, p. 1521–1550. 2009. HIROTA, E. H.; LANTELME, E. M.V. Desenvolvimento de Competências com Aprendizagem na Ação: introdução de inovações gerencias na construção civil. In: RUAS, R.; ANTONELLO, C. S.; BOFF, L. H. Os Novos Horizontes de Gestão: aprendizagem organizacional e competências. Porto Alegre: Bookman, 2005. P. 56-69. HIRSCHE, A. L. T.; MATTOS, P. L. C. L. de. A aprendizagem reflexiva de consultores organizacionais em suas relações com o cliente. In: FEITOSA, M.G.G.; PEDERNEIRAS, M (Org). Consultoria organizacional. São Paulo : Atlas, 2010. P. 94-115. JOSKO, J. M. B. Gestão de Pessoas em Tecnologia da Informação: Uma visão perspectiva das abordagens. Campinas: Unicamp, 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Instituto de Computação Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009. JUNIOR, A. de S. S.; SANTOS, C. I. dos; FEITOSA, M. G. G.; VIDAL, R. M. de C. e S. Consultoria: Um Estudo sobre o Papel do Consultor na Formação da Estratégia Organizacional. Revista Ibero-Americana de Estratégia - RIAE, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 178-203, jan./abr. 2012. 181 JUNIOR, J. M. de A. A aprendizagem Organizacional em Organizações de Comunicação Intensivas em Conhecimento: o caso da agência de comunicação Engenho Novo. Salvador : UFBA, 2008. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Núcleo de Pós-graduação em Administração, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008. KÄRREMAN, D.; ALVESSON. M. Consultancy Firm Resisting Resistance: counter-resistance, consent and compliance. Human Relations, v. 62, p. 1115. 2009. KOLB, D. A. Management and the Learning Process. California Management Review, v. 17, n. 3. p. 21-31, spring. 1976. LANTELME, E. M. V. Uma teoria para o desenvolvimento da competência dos gerentes da construção : em busca de “consiliência”. Porto Alegre: UFRGS, 2004. 284 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004. LASKAWY, M. The Danger of Permanence: theories of career among 28-34 year old College Educated Americans. 2004. Trabalho apresentado no Annual Meeting of the American Sociological Association, São Francisco, 2004. Disponível em : http://citation.allacademic.com//meta/p_mla_apa_research_citation/1/0/9/4/3/pages109431/p109431-1.php >. Acesso em: 7 mar. 2012. LAVE, J.; WENGER, E. Situated Learning: legitimate peripheral participation. Cambridge: University of Cambridge Press,1991. LE BOTERF, G. Desenvolvendo a Competência dos Profissionais. Porto Alegre: Bookman, 2003. LEITE, J. B. D.; PORSSE, M. de C. S. Competição Baseada em Competências e Aprendizagem Organizacional: em busca da vantagem competitiva. In: RUAS, R.; ANTONELLO, C. S.; BOFF, L. H. (Orgs.) Os Novos Horizontes de Gestão: aprendizagem organizacional e competências. Porto Alegre: Bookman, 2005. P. 56-69. LOPES, A. L. S. V.; SILVA, J. R. G. Expectativas Profissionais no Discurso de Terceirizados em TI. RAE-Eletrônica, v. 8, n. 2, art. 7, jul./dez. 2009. LOUFRANI-FEDIDA, S.; ANGUE, F. Uma Abordagem Transversal e Global das Competências nas Organizações por Projetos. In: RETOUR, D.; PICQ, T.; DEFÉLIX, C.; 182 RUAS, R. Competências Coletivas no Limiar da Estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2011. P. 99-125 MCCLELLAND, D. C. Testing for competence rather than for "intelligence". American Psychologist, v. 28, n. 1, jan, p. 1-14. 1973. MEZIROW, J. A Critical Theory of Adult Learning and Education. Adult Education Quarterly, v. 32, n. 1, p. 3-24. 1981. MICHAUX, V. Articular as competências individual, coletiva, organizacional e estratégica: esclarecendo a teoria dos recursos e do capital social. In: RETOUR, D.; PICQ, T.; DEFÉLIX, C.; RUAS, R. Competências coletivas no limiar da estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2011. P. 1-21. MINTZBERG, H. Managing: desvendando o dia à dia da gestão. Porto Alegre: Bookman, 2010. MOSCOVICI, F. Equipes Dão Certo: A multiplicação do talento humano. 7ª. ed. Rio de janeiro: José Olympio, 2002. MOTA, F. P. B. Processo Eletrônico de Compras Públicas na Perspectiva da Dualidade da Tecnologia: um estudo comparado no contexto brasileiro e paraibano. João Pessoa : UFPB, 2010. Dissertação (Mestrado em Admnistração) – Programa de Pós-Graduação em Admnistração, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010. MOURA, M. C. C. de; BITENCOURT , C. C. A articulação entre Estratégia e o Desenvolvimento de Competências Gerenciais. RAE-eletrônica, v. 5, n. 1, Art. 3, jan./jun. 2006 DUTRA, J. S. Competências: conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. São Paulo: Atlas, 2010. NONAKA, I.; TAKEUSHI, H. Criação de conhecimento na empresa. São Paulo: Campus, 1997. ODERICH, C. Gestão de Competências Gerenciais: noções e processos de desenvolvimento. IN: RUAS, R.; ANTONELLO, C. S.; BOFF, L. H. Os Novos Horizontes de Gestão: aprendizagem organizacional e competências. Porto Alegre: Bookman, 2005. P. 88-114. 183 ORLIKOWSKI, W. J.; ROBEY, D. Information Technology and the Structuring of Organizations. Information Systems Research, v.2, n.2, p.143-169, jun. 1991. ORLIKOWSKI, W. J. The Duality of Technology: rethinking the concept of technology in organizations. Organization Science, vol. 3, n. 3, p. 398-427, aug. 1992. ORLIKOWSKI, W. J. Using Technology and Constituting Structures: A Practice Lens for Studying Technology in Organizations. In: ACKERMAN, M. S.; HALVERSON, C. A.; ERICKSON, T.; KELLOGG, W. A. Resources, Co-Evolution and Artifacts : theory in CSW. London : Springer, 2008. P. 255-304. RETOUR, D.; KROHMER, C. A competência Coletiva: uma relação-chave na gestão das competências. In: RETOUR, D.; PICQ, T.; DEFÉLIX, C.; RUAS, R. Competências Coletivas no Limiar da Estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2011. P. 45-78. ROBBINS, S. P. Comportamento Organizacional. São Paulo: Pearson Prentice Hall. 2005. ROESCH, S. M. A. Projetos de Estágio e Pesquisa em Administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1999. RUAS, R. Mestrado Modalidade Profissional: em busca de uma identidade. RAE: Revista de administração de Empresas, São Paulo, v. 43, n. 2, p. 55-63. 2003. ______. Gestão por Competências : uma contribuição a estrategia das organizações.. In RUAS, R.; ANTONELLO, C. S.; BOFF, L. H. Os Novos Horizontes de Gestão: aprendizagem organizacional e competências. Porto Alegre: Bookman, 2005. P. 34-54. REVANS, R.W. "What is Action Learning?". Journal of Management Development, v. 1, n. 3, p. 64-75. 1982. ROESCH, S. M. A. Projetos de Estágio e Pesquisa em Administração. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1999. SCHÖN, D. A.; Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. SILVA, A. B. da. Como os gerentes aprendem? São Paulo: Saraiva, 2009. 184 SOARES, E. Cios no Brasil sofrem com a falta de talentos de TI. Valor Online, São Paulo, jan. 2012. Disponível em: http://idgnow.uol.com.br/ti-corporativa/2012/05/25/cios-no-brasil-sofrem-com-a-falta-de-talentos-de-ti/17-01-2012. SOFTEX. Software e Serviços de TI: a indústria brasileira em perspectiva. Observatório SOFTEX, Campinas, v. 2. 2012. TAKAHASHI, A.R.W; FISCHER, A.L. Debates Passados, Presentes e Futuros da Aprendizagem Organizacional – um estudo comparativo entre a produção acadêmica nacional e internacional. RAM : Revista de de Administração Contemporânea, São Paulo, v. 10, n. 5, p. 818-835, set/out. 2009. THOMAS, D. R. A General Inductive Approach for Analyzing Qualitative Evaluation Data. American Journal of Evaluation, v. 27, n. 2, p. 237-246, jun. 2006. TSANG, E. W. K. Organizational Learning and the Learning Organization: a dichotomy between descriptive and prescriptive research. Human Relations, New York, v.50, n. 1, p. 73-89. 1997. VALADÃO, J. de A. D., SILVA, S. S. dos S. Justaposições da estratégia como prática e processo de estratégia: antes da visão pós-processual da estratégia. Trabalho apresentado no XXXV Encontro Anpad, Rio de Janeiro, 2011. VERGARA, S. C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 1997. ______. Métodos de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2010. VERGARA, S. C.; CALDAS, M. P. Paradigma Interpretacionista: a busca da superação do objetivismo funcionalista nos anos 1980 e 1990. RAE, v. 45, n.4, p. 66-72, out/dez. 2005. VILLARDI, B. Q. e LEITÃO, S. P. Organizações de Aprendizagem e Mudança Organizacional. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 34, n. 3, p. 53 a 70, mai/jun. 2000. VILLARDI, B. Q. ; VERGARA, S.C. . Implicações da Aprendizagem Experiencial e da Reflexão Pública, para o Ensino de Pesquisa Qualitativa e a Formação de Mestres em Administração. RAC: Revista de Administração Contemporânea, v. 15, p. 794-814. 2011. 185 WATSON, T. J. The Emergent Manager and Processes of Management Pre- Learning. Management Learning, v. 32, n.2, p. 221-235. 2001. WHITTINGTON, R. Estratégia após o modernismo: recuperando a prática RAE: Revista de Administração de Empresas, v. 44, n. 4, out/dez, p. 44-53. 2004 WILSON, D. C.; JARZABKOWSKI, P. Pensando e Agindo Estrategicamente: novos desafios para a análise estratégica. RAE: Revista de Administração de Empresas, v. 44, n. 4, p. 11-20, out/dez. 2004. ZARIFIAN, P. O Modelo de Competência: trajetória, historia, desafios atuais e propostas. São Paulo, Senac. 2003.por
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/14072/2013%20-%20Estela%20de%20Souza%20Fernandes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/15878/2013%20-%20Estela%20de%20Souza%20Fernandes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/22170/2013%20-%20Estela%20de%20Souza%20Fernandes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/28546/2013%20-%20Estela%20de%20Souza%20Fernandes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/34956/2013%20-%20Estela%20de%20Souza%20Fernandes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/41420/2013%20-%20Estela%20de%20Souza%20Fernandes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/47780/2013%20-%20Estela%20de%20Souza%20Fernandes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/54242/2013%20-%20Estela%20de%20Souza%20Fernandes.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3430
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2020-04-16T15:07:14Z No. of bitstreams: 1 2013 - Estela de Souza Fernandes.pdf: 2699318 bytes, checksum: 93546ebe1d388b6b6891759f67333097 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-04-16T15:07:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013 - Estela de Souza Fernandes.pdf: 2699318 bytes, checksum: 93546ebe1d388b6b6891759f67333097 (MD5) Previous issue date: 2013-04-22eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 - Estela de Souza Fernandes.pdf2013 - Estela de Souza Fernandes2.64 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.