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Tipo do documento: Dissertação
Title: O processo de aprendizagem das competências gerenciais em uma empresa pública de pesquisa
Other Titles: Managerial competency learning process within a public research company.
Authors: Ferreira, Marcos
Orientador(a): Villardi, Beatriz Quiroz
Primeiro membro da banca: Oliveira, Saulo Barbará de
Segundo membro da banca: Ruas, Roberto Lima
Keywords: public management;research and development firm;managerial competencies;individual and collective learning;training and managerial development;experiencial learning.;gestão pública;empresa de pesquisa e desenvolvimento;competências gerenciais;aprendizagem individual e coletiva;capacitação e desenvolvimento gerencial;aprendizagem vivencial
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
Issue Date: 25-Feb-2011
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: FERREIRA, Marcos. O processo de aprendizagem das competências gerenciais em uma empresa pública de pesquisa. 2011. 195 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica .
Abstract: Estudos na área de gestão pública permitem-nos vislumbrar seu distanciamento cada vez mais crescente das práticas que se alicerçam na centralização de decisões, hierarquia traduzida no princípio de unidade de comando, estrutura piramidal de poder, rotinas rígidas e controle vertical dos processos administrativos. Atualmente a Administração Pública pode aprender com a gestão das empresas privadas onde conceitos como flexibilidade, qualidade, competência, inovação e mudança permeiam um contexto em que se exige qualificação do trabalhador para responder às novas demandas da sociedade. Esta por meio das tecnologias de informação e comunicação aproxima-se mais do Estado, cobrando e exigindo a prestação de serviços com qualidade e eficiência. Esse novo panorama estatal que ora se apresenta implica na necessidade de adaptação do serviço público no sentido de promover mudanças organizacionais e implementar novos métodos de trabalho como preconiza o Programa Gespublica. A adoção de um modelo gerencial para a administração governamental se justifica pelos desafios enfrentados pelos gestores das empresas privadas são agora vividos pelos gestores das organizações públicas. E nesse sentido, o gestor público contemporâneo deverá ser capaz de prover o atendimento das peculiaridades de cada ambiente organizacional por meio da aprendizagem e pelo desenvolvimento de suas competências gerenciais que lhe permitam atingir/superar os desempenhos configurados na missão da organização. O presente trabalho se justifica, face à necessidade de se investigar como os supervisores aprendem e desenvolvem competência para gerenciar em uma empresa pública de pesquisa e desenvolvimento que se insere no cenário contemporâneo descrito. Objetivouse identificar na prática, processos de desenvolvimento de competências gerenciais alcançados por meio de aprendizagem individual e coletiva. Para tanto, realizou-se uma pesquisa-empírica com abordagem qualitativa. Para a coleta dos dados empíricos utilizou-se a entrevista com roteiro junto a dez supervisores. Depois de transcritas as entrevistas foram hermeneuticamente analisadas. Assim, emergiram sete categorias de análise: a) o contexto da gestão pública: motivação para ingresso na organização; b) o processo de seleção para a função gerencial; c) construção da visão e do processo de aprendizagem da função gerencial; d) aprendendo e desenvolvendo habilidades técnicas e competências gerenciais; e) episódios vividos pelos gestores no contexto da atuação gerencial; f) as dificuldades diárias e o contexto da gestão pública; g) o gestor, sua equipe e os processos de trabalho. Os resultados indicam um aprendizado de competência gerencial por meio de formação e experiência baseado nos modelos de aprendizagem single loop, double loop e aprendizagem vivencial. As competências gerenciais são aprendidas em um contexto de enfrentamento dos desafios e dificuldades, envolvendo também frustrações e satisfação dos indivíduos. Os depoimentos de campo permitiram compreender que os desafios da atividade gerencial são metaforicamente comparados ao castigo imposto a Sísifo e que a visão do gestor de sua própria atividade abrange responsabilidade, burocracia, gestão de conflitos e a dificuldade de ser gestor ao mesmo tempo em que tem de atuar como um especialista de sua área
Abstract: Public management studies point out an ever-increasing inadequacy of public administration practice based on decision centralization, hierarchy and unity of command principles, pyramidal power structure, rigid routines and vertical processes control, Inadequacy probably caused by society’s changing exigencies which are closer and faster expressed by means of information and communication technologies for demanding more efficient and quality public services. On the other hand, flexibility, quality, competency, innovation and change concepts support private sector management practice. Thus, public administration firms would benefit learning from private management practice in order to attend society’s demands for more efficient and quality public service. New public sector circumstances requires public service management adaptation to stimulate organizational change and to implement new management methods as recommended by a Brazilian public administration program called GesPublica. A managerial model for public administration is justified to overcome challenges that managers experience at public organizations nowadays, similar to the ones posed to the private ones. Contemporary public manager would answer organizational environment changes through learning and developing managerial competencies in order to accomplish the organization’s Mission. So, a scientific research to examine how supervisors individually and collectively learn and develop managerial competencies at a public research and development public firm was designed. Supervisors’ actual practice was focused in this qualitative empirical research. Field data was collected through semi-structured personal interviewing with ten supervisors. Transcripted interview texts were hermeneutically analyzed to understand learning and developing managerial competencies process phenomenon. In this way seven categories emerged: a) public management context: motivation for joining the firm b) managers selection process c) building managerial competency learning process d) developing technical skills and managerial competencies; e) managers’ experienced episodes f) daily difficulties in public management context and g) manager staff working processes. Results suggest that managerial competency is developed through formal capacitation and also by means of single loop, double loop as well as experiential learning processes. Managerial competencies are developed in the midst of a challenging and difficult context were individuals also get frustrated and obtain work satisfaction. Field data showed that managerial activities resemble Sisifo´s punishment metaphor and that self-managers vision about their own work embraces responsibility, burocracy, conflict management and having to act simultaneously as a technician while managing their area.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15244
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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