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Tipo do documento: Dissertação
Title: Instrumento de suporte à avaliação de desempenho dos servidores técnicos-administrativos da UFRRJ
Other Titles: Support instrument for the performance evaluation of UFRRJ technical-administrative servers
Authors: Patricio, Hugo Gabriélli Fingolo Turques
Orientador(a): Cova, Márcia Cristina Rodrigues
Primeiro membro da banca: Cova, Márcia Cristina Rodrigues
Segundo membro da banca: Cupolillo, Amparo Villa
Terceiro membro da banca: Drumond e Castro, Maria Cristina
Quarto membro da banca: Meiriño, Marcelo Jasmim
Keywords: Gestão de Pessoas;Avaliação de Desempenho;Técnicos-administrativos;People management;Performance evaluation;Technical-administrative
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Issue Date: 14-Apr-2021
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: PATRICIO, Hugo Gabriélli Fingolo Turques. Instrumento de suporte à avaliação de desempenho dos servidores técnicos-administrativos da UFRRJ. 2021. 201 F. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2021.
Abstract: A gestão de pessoas na administração pública recebe influências oriundas de várias fontes. Os próprios modelos históricos de gestão pública coexistem nas instituições as impondo características patrimonialistas, burocráticas e gerencialistas conceitualmente conflitantes e empiricamente desarmoniosas. A rigidez da legislação, aliada com aspectos culturais do serviço público dificultam a modernização de práticas de gestão nas organizações públicas, inclusive nas universidades federais. Em função disso, a UFRRJ transformou em 2019 a Pró-Reitoria de Assuntos Administrativos em Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas visando minimizar as deficiências e aperfeiçoar as relações com os servidores da instituição. Mesmo assim, nesta seara de gestão de pessoas nas universidades, ainda se encontram fragilizados os sistemas de avaliação de desempenho dos servidores técnicos administrativos, influenciados por deficiências sistêmicas, conceituais e procedimentais. Portanto, esta dissertação apresenta como objetivo final analisar como a avaliação de desempenho para progressão funcional dos servidores técnicos-administrativos em educação da UFRRJ pode ser realizada de forma a atenuar as deficiências procedimentais atuais. A metodologia foi estruturada a partir de uma pesquisa qualitativa baseada em um estudo de caso da UFRRJ. Para a coleta de dados, em decorrência do isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19, foram aplicados questionários on-line com sujeitos selecionados intencionalmente, de acordo com seu potencial de contribuição, disponibilidade de resposta e acessibilidade. As informações levantadas foram analisadas a partir da técnica de análise de conteúdo. Pode-se concluir que a realidade encontrada na UFRRJ se assemelha ao que está revelado na literatura recente sobre o tema: conflitos no modelo de avaliação, desintegração dos sistemas de gestão de pessoas, benefício ou prejuízo a servidores na atribuição das notas, avaliação que não inclui processos de feedbakcs, suporte institucional precário, dentre outras similaridades e que a elaboração de uma cartilha explicativa complementar aos documentos avaliativos vigentes na UFRRJ auxiliaria os avaliadores ao utilizar a atual avaliação.
Abstract: People management in public administration receives influence from various sources. The historical models of public management coexist in institutions, imposing patrimonial, bureaucratic and managerial characteristics that are conceptually conflicting and empirically inharmonious. The rigidity of the legislation, allied with cultural aspects of the public service, make it difficult to modernize management practices in public organizations, including federal universities. As a result, in 2019, UFRRJ transformed the Dean of Administrative Affairs into Dean of People Management in order to minimize deficiencies and improve relations with the institution's employees. Even so, in this area of people management in universities, the performance assessment systems of administrative technical servers are still weakened, influenced by systemic, conceptual and procedural deficiencies. Therefore, this dissertation has as its final objective to analyze how the performance evaluation for the functional progression of technical-administrative employees in education at UFRRJ can be carried out in order to attenuate the current procedural deficiencies. The methodology was structured from a qualitative research based on a case study at UFRRJ. For data collection, due to the social isolation imposed by the COVID-19 pandemic, online questionnaires were applied with subjects intentionally selected, according to their contribution potential, response availability and accessibility. The information collected was analyzed using the content analysis technique. It can be concluded that the reality found at UFRRJ is similar to what is revealed in recent literature on the subject: conflicts in the assessment model, disintegration of people management systems, benefit or harm to servers in the attribution of grades, assessment that does not it includes feedback processes, precarious institutional support, among other similarities and that the elaboration of an explanatory booklet complementary to the evaluation documents in force at UFRRJ would help the evaluators when using the current evaluation.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15252
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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