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dc.contributor.authorCayres Neto, Célio
dc.date.accessioned2023-12-22T03:12:35Z-
dc.date.available2023-12-22T03:12:35Z-
dc.date.issued2003-12-15
dc.identifier.citationCayres Neto, Célio. Balanced Scorecard ajustado na formação de um modelo objetivo para a análise de projetos de fomento pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer do Rio de Janeiro. 2003. 304 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2003.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15265-
dc.description.abstractA destinação de verbas públicas para o fomento ao desporto. levando em consideração princípios do bem-estar social e do maior retomo para uma camada da sociedade cada vez maior foi o objetivo deste trabalho. foi efetuado o levantamento histórico da participação do Estado na prática desportiva. sendo verificado que o esporte esteve presente nas ações governamentais brasileiras desde o Período Imperial. sendo incorporado de forma marcante pelo Estado a partir da década de 30. através, principalmente. da profissionalização do futebol. Com a operacionalização da Loteria Esportiva foi garantida a contrapartida para o fomento às práticas desportivas através da participação percentual da receita. Na década de 80, com a implantação de diversos concursos de prognósticos administrados pela Caixa Econômica federal. os recursos para fomento às práticas desportivas foram ampliados. O esporte no Brasil assumiu status de Ministério no final da década de 80. com a criação do Ministério do Esporte e Turismo. Através da Constituição de 1988. foi atribuída ao esporte a ênfase necessária para o seu desenvolvimento formal. O Município do Rio de Janeiro, foco do estudo, possui a capacidade de fomentar a prática desportiva através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer – SMEL. Os recursos orçamentários da SMEL servem para custear os projetos estabelecidos pela Prefeitura. bem como para o desenvolvimento de projetos apresentados por entidades esportivas ou por terceiros interessados. foi efetuado o estudo do Balanced Scorecard. metodologia que enfatiza o desenvolvimento dos processos através da relação direta entre quatro princípios da organização – o financeiro, os clientes, os processos internos, o aprendizado e o conhecimento. Através da adoção dos princípios estabelecidos pelo Balanced Scorecard foi possível determinar que há a possibilidade do aprimoramento da tecnologia utilizada pela SMEL para a liberação dos convênios. ampliando o alcance social das verbas públicas. A determinação de coeficientes de atratividade dos projetos. resultante do somatório do coeficiente de atratividade desportiva. do coeficiente de atratividade econômica e o do coeficiente de atratividade social. possibilitou a determinação de um modelo que tem por objetivo mensurar quantitativamente o interesse social pela inversão de recursos públicos para o fomento ao desporto. deixando de lado os critérios paternalistas. pois através da utilização do coeficiente de atratividade mínimo poderão ser estabelecidos parâmetros rígidos quanto aos objetivos desejados pelo órgão público.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectprocesso decisório.por
dc.subjectplanejamento estratégicopor
dc.subjectcontrolepor
dc.subjectdeciding processeng
dc.subjectstrategy planningeng
dc.subjectcontroleng
dc.titleBalanced Scorecard ajustado na formação de um modelo objetivo para a análise de projetos de fomento pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer do Rio de Janeiropor
dc.title.alternativeBalanced Scorecard adjusted for making an objective model for project analysis fomentation by Rio de Janeiro's Sports and Leisure Municipal Departmenteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe public money destination for sports fomentation, considering the social we11-being and the biggest return for an every day larger society layer was the target of this work. There was a historical survey carry out on the State's participation on sports practice and it was seen that ports have been present in Brazilian governmental actions since Imperial days, being. remarkably incorporated by the State from the thirties on, specially through, the football vocational training. With the Sports Lottery operationalization, the resources for the sports practices were consolidated by means of percentage revenue participation. In the eighties, with the implementation of many prognostic contests administrated by Caixa Econômica Federal, the resources were widened. In Brazil, sports took on a Ministry status in the end of the eighties with the Sports and Tourism Ministry creation. With the 1988 Constitution sports were given the necessary emphasis for its formal development. Rio de Janeiro' municipality – study focus, has the sports practice fomentation capacity through the Sports and Leisure Municipal Department – SLMD. SLMD budget resources are used to pay for projects that are established by the Mayor, as well as for the development of projects presented by sports entities or any interested third part. The principals of the Balanced Scorecard, methodology in which the development of the processes in accordance to the direct relation among an organization's four principals – financial, clients. internal processes. learning and knowledge – are emphasized; were focused. By adopting the Balanced Scorecard principals, it was possible to determine the possibility of improving the technology used by SLMD for the agreement’s liberation, widening the social reaching of the public money. The determination of the project attractiveness coefficient, that results from adding up sports, economy and social attractiveness coefficients, formulated a model which has as target measuring by heaps the social interest for the possible public resources for sport fomentation inversion, leaving paternal criteria aside, once the minimal attractiveness coefficient is used, strict parameters against public power desired objectives can be established.eng
dc.contributor.advisor1Lima, Jorge Cláudio Cavalcante de Oliveira
dc.contributor.advisor1ID819.607.517-00por
dc.contributor.referee1Lima, Jorge Cláudio Cavalcante de Oliveira
dc.contributor.referee2Alyrio, Rovigati Danilo
dc.contributor.referee3Siqueira, Bernardo Sicsú
dc.creator.ID667.868.517-20por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7069082826334073por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
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dc.subject.cnpqAdministraçãopor
dc.subject.cnpqEconomiapor
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Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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