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Tipo do documento: Dissertação
Title: Potencialidade e desafios na atuação de centrais de negócios supermercadistas: um estudo de caso múltiplo em redes associativistas no estado do Rio de Janeiro
Authors: Oliveira, Waldenir José das Chagas de
Orientador(a): Ferreira, Marcelo Sales
Primeiro membro da banca: Ferreira, Marcelo Sales
Segundo membro da banca: Souza, Marco Antônio Ferreira de
Terceiro membro da banca: Souza, Gustavo Costa
Keywords: Business network;Vertical and horizontal collaboration;Logistic strategy;Centrais de negócios;Colaboração horizontal e vertical;Estratégia logística
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Issue Date: 30-Apr-2015
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: OLIVEIRA, Waldenir José das Chagas de. Potencialidades e desafios na atuação de centrais de negócios supermercadistas: um estudo de caso múltiplo em redes associativistas no estado do Rio de Janeiro. 2015. 185 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica - RJ, 2015.
Abstract: O presente estudo teve como objetivo analisar as práticas logísticas e as ações colaborativas observadas na atuação de três redes associativistas de supermercados localizadas no Estado do Rio de Janeiro. As implicações dessa pesquisa pressupõem que a logística empresarial e ações as colaborativas (verticais e horizontais) têm papéis importantes para obtenção de vantagens competitivas, em mercados cada vez mais voláteis, onde sobrevivem de fato, as empresas que conseguem agregar valor ao cliente oferecendo respostas mais rápidas e eficientes. A pesquisa de campo caracteriza-se por um estudo de caso múltiplo, de abordagem qualitativa, que se dá em três redes associativistas de supermercados formadas por pequenos e médios empresários. Para coleta de dados foram elaborados três roteiros semiestruturados distintos, que permitiram a realização de dezesseis entrevistas. Os sujeitos da pesquisa são os associados ou compradores, gestores e presidentes, integrantes das três redes. Conclui-se que as redes estudadas nessa pesquisa conseguiram desenvolver ao longo dos seus anos de atuação sentimentos de confiança e reciprocidade capazes de tornar mais forte a coesão relacional entre os associados. Entretanto, é importante ressaltar que as referidas redes ainda têm um longo caminho evolutivo a percorrer até que possam realmente fazer jus à nomenclatura de “Centrais de Negócios”, pela qual foram designadas nesse trabalho. Os resultados encontrados nessa pesquisa indicam que as três redes precisam amplificar o escopo de suas ações colaborativas, de maneira a transcender a fase de negociar em conjunto e alcançar um estágio de cooperação que permita também operar em conjunto. Desta forma, é necessário que a capacidade de proporcionar os ganhos em escala e oferecer recursos complementares seja extrapolada para ir além da compra e das ações marketing, perpassando o desenvolvimento de estratégias integradas com associados e fornecedores que contemplem: a melhoria do transporte de mercadorias, gerenciamento de estoque, gerenciamento por categoria, definição de um mix de produtos adequado à venda, uso integrado de ferramentas tecnologias de apoio logístico, entre outras.
Abstract: The purpose of this study is to analyze the logistic and collaborative actions with three associative supermarket networks located in the State of Rio de Janeiro. This research assumes that the business logistic and collaborative actions (vertical and horizontal) have important roles to obtain competitive advantages in an area that is getting more and more unstable, where the only ones to survive are the companies that are able to aggregate value to the client by offering quicker and more efficient answers. The field research is characterized by a multiple case study of qualitative approach, that happens in three associative supermarket network constituted of small and medial business owners. For the database research were elaborated three semi structured and distinctive scripts that allowed the implementation of sixteen interviews. The subjects of the research were the associates or buyers, managers and presidents, members of the three networks. It was concluded that the three networks studied in this research were able to develop throughout their years in business, feelings of trust and reciprocity capable of strengthening the relational coherency between associates. Although, it is important to highlight that the said networks still have a long way to improve until they can really become the "Business Network", nomenclature for which they were designated in this paper. The results found in this research indicate that the three networks need to amplify the scope of their collaborative actions in a way to transcend the stage of joint negotiation and reach a level of cooperation that allows to also be working together. Furthermore, it is necessary that the capacity to provide better gains and offer complementary resources could be extrapolate to something beyond buying or marketing shares, pervading the development of instate a strategy with associates and suppliers, that can contemplate: the improvement of merchandise transportation, managing the stock, managing by categories, defining a mix of products suitable for sale, integrated usage of technology tools of logistic support, amongst others.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15280
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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