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Tipo do documento: Tese
Title: Gestão de Processos na Administração Pública: proposta de um plano de melhoria para o processo de prestação de contas da UFRRJ
Other Titles: Process Management in Public Administration: Proposal of an improvement plan for the process of providing UFRRJ accounts
Authors: Santiago, Rejane da Silva Santos
Orientador(a): Oliveira, Saulo Barbará de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Saulo Barbará de
Segundo membro da banca: Motta, Rowsa Amelita Sá Menezes da
Terceiro membro da banca: Mendonça, Fabrício Molica de
Keywords: Analysis and Process Improvement;Public Management;GesPública;Gestão de Processos;Gestão Pública;Análise e Melhoria de Processos;Gespública
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Issue Date: 23-Jul-2015
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: SANTIAGO, Rejane da Silva Santos. Gestão de processos na administração pública: proposta de um plano de melhoria para o processo de prestação de contas da UFRRJ. 2015. 142 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2015.
Abstract: Um dos grandes desafios na gestão pública é a busca pela eficiência e eficácia na prestação dos serviços público, com isso, um tema que tem ganhado destaque nos últimos anos é a prestação de contas dos resultados alcançados por estas instituições. A eficiência está relacionada ao uso correto dos recursos, de modo que eles gerem valor para os cidadãos, enquanto que a prestação de contas está relacionada ao cumprimento da obrigação de apresentar á sociedade os resultados gerados pela utilização dos recursos públicos. Em função disso, cada vez mais as instituições públicas são cobradas a demonstrar seus resultados, fazendo com que se intensificasse nas últimas décadas do século XX a busca por ferramentas de gestão, culminando com o desenvolvimento de diretrizes do próprio governo federal para a melhoria do desempenho e responsabilização dos gestores públicos para com os resultados alcançados. Esta pesquisa se propõe a analisar a utilização da ferramenta de análise e melhoria de processos do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização na Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. O processo priorizado na análise é o de prestação de contas, selecionado por se tratar de um processo essencial a todas as instituições públicas, as quais recebem e gerenciam recursos públicos, e está previsto na Constituição Federal de 1988. A metodologia utilizada é a do Guia de Simplificação de Processos que faz parte do Modelo de Excelência em Gestão Pública, reorganizado em 2005, com o propósito de melhorar a gestão pública e servir de parâmetro para a melhoria da governança pública. O modelo está alicerçado em oito dimensões: governança, estratégia e planos, público-alvo, interesse e cidadania, pessoas, processos, resultados e informações e conhecimento. A metodologia de pesquisa utilizada é a pesquisa-ação, selecionada pelo seu propósito de implantar melhorias ou mudanças no ambiente organizacional. A coleta de dados foi realizada por meio de observação direta, análise documental e entrevistas. O estudo possibilitou o levantamento e diagnóstico da situação atual dos principais processos de negócios da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional da UFRRJ, bem como o mapeamento e a proposição de melhorias, tais como a reorganização do documento de orientação da prestação de contas da UFRRJ e uma melhor visualização dos pontos críticos sobre as etapas identificadas no processo de prestação de contas da UFRRJ, bem como em outros relacionados a este.
Abstract: One of the major challenges for public management is the efficient delivery of public services provided to the population. The efficiency is related to the good use of resources so that they are provided with quality and that meet the expectations of citizens. More and more public institutions are charged to show the results generated in meeting the demands of the population, and this has meant that over the last twenty years the search for management support tools in the public sector were intensified, emerging guidelines own federal government for public institutions, focusing on improving the performance and accountability of public officials by the results achieved in their management. This research aims to propose improvements in the provision of a public institution accounts procedure, the Rural Federal University of Rio de Janeiro, using the simplification process methodology of the National Program for Public Management and bureaucratization. The process of accountability is run by the Institutional Development Coordinator and was chosen because it is an essential process for all institutions that receive or manage public resources, and is enshrined in the Federal Constitution of 1988. The tool is based on the model Excellence in Public Management, established in 2005 in order to improve the management of public institutions and serve as a parameter for the improvement of public governance, which is rooted in governance dimensions, strategy and plans, target audience, interest and citizenship people, processes, results and information and knowledge. The research methodology used in this work is the action research, chosen for best fit to propose research objectives improvements or changes in organizational contexts. Data collection was conducted through direct observation, document analysis and semi-structured interviews.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15291
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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