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dc.contributor.authorOliveira, Olívia Bahia de
dc.date.accessioned2023-12-22T03:13:06Z-
dc.date.available2023-12-22T03:13:06Z-
dc.date.issued2011-02-25
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Olívia Bahia de. Projetos de pesquisa desenvolvidos por estudantes de pós-graduação: Uma oportunidade para a aprendizagem organizacional. 2011. 96 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15292-
dc.description.abstractAs organizações baseadas em conhecimento precisam enfrentar o desafio de melhor interagir e melhor dialogar com seus trabalhadores do conhecimento. O conhecimento é hoje o ativo mais importante das empresas e o trabalhador do conhecimento pode colaborar para o desenvolvimento do conhecimento organizacional por meio de sua capacidade de aprendizagem individual e coletiva. A aprendizagem organizacional é tema muito vasto, mas apresentam-se aqui seus principais conceitos, em especial aqueles relacionados com a aprendizagem situada e em comunidades de prática. A Empresa X é uma empresa pública baseada em conhecimento que atua no campo de pesquisa agropecuária tropical, com 40 unidades no território nacional. A Empresa X recebe estudantes de pós-graduação stricto sensu interessados em desenvolver seus projetos de pesquisa utilizando a infra-estrutura e o apoio tecnológico da Empresa X. O objetivo deste estudo foi desvendar como ocorre a aprendizagem individual e coletiva durante o desenvolvimento dos projetos de pesquisa de pós-graduação na Unidade AA da Empresa X, situada na capital do Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa, de natureza qualitativa, configurou-se como um estudo de caso. Os dados de campo foram coletados por meio de entrevistas presenciais semi-estruturadas com seis estudantes, seis orientadores e cinco empregados do grupo de pesquisa. A partir dos dados coletados foram descritos e interpretados os significados por meio de análise hermenêutica. Os resultados da pesquisa revelaram que a aprendizagem coletiva dos estudantes com seus orientadores e com o apoio fornecido pelos funcionários nesta empresa ocorreu por meio da revisão de literatura, da educação formal, com a resolução de problemas, a experiência e a reflexão, no convívio social e com o conhecimento compartilhado. Também foi possível descobrir como os estudantes são selecionados pelos orientadores e como se dá a escolha dos temas de pesquisa, identificar as parcerias firmadas no desenvolvimento dos projetos e as práticas utilizadas nas áreas para a orientação dos estudantes. Perceberam-se ainda situações de risco ou perda efetiva de conhecimento e a importância do desenvolvimento das pesquisas para a Empresa X, para os estudantes, para as universidades e para a sociedade brasileira. Espera-se que este estudo contribua para fundamentar a implantação de uma gestão do conhecimento na Empresa X e que amplie a compreensão dos processos de aprendizagem coletiva que ocorre, principalmente aqueles em que os empregados que não ocupam cargos de gerência são os atores principais. Assim, a aprendizagem coletiva e organizacional pode-se tornar uma pratica quotidiana nesta empresa.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAprendizagem Organizacionalpor
dc.subjectTrabalhador do conhecimentopor
dc.subjectComunidades de práticapor
dc.subjectAprendizagem situada em empresa de pesquisapor
dc.subjectOrganizational Learningeng
dc.subjectKnowledge Workerseng
dc.subjectCommunities of Practiceeng
dc.subjectResearch Organization Situated learningeng
dc.titleProjetos de Pesquisa Desenvolvidos por Estudantes de Pósgraduação: Uma Oportunidade Para a Aprendizagem Organizacionalpor
dc.title.alternativePostgraduate Students Research Projects Development: An Organizational Learning Practice Opportunityeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherKnowledge-based organizations are facing interaction and communication challenges with their knowledge workers. Being knowledge is today’s most valuable companies’ asset therefore knowledge workers individual and collective learning ability to collaborate will be crucial. Organizational learning is a very broad issue, so key concepts are presented, especially those related to situated learning and communities of practice. Empresa X is a knowledge-based government-controlled research company operating in the field of tropical agricultural research, with 40 units across Brazil. A company here called Empresa X admits postgraduate students interested in developing their research projects using company’s infrastructure and technological support. This study aimed at discovering how individual and collective learning occurs during postgraduate research projects development at the company’s Unit AA, located in the capital city of the state of Rio de Janeiro. This qualitative research was configured as a case study. Field data was collected through semi-structured inperson interviews with six students, six advisors and five employees of the research group. Hermeneutic analysis method was applied in search for the collected data meaning. Research findings revealed that organizational learning occurred by-means of: literature review, formal education, problem solving, experience and reflection, social interaction and shared knowledge processes. It was also revealed the way students are selected by the advisors, how the research topics are chosen; how partnerships are established during projects development and their corresponding students’ guiding practices. Risk situations of effective loss of knowledge developed at the company and this unit research activities contribution for Empresa X, post graduate students, universities and Brazilian society were also pointed out. This study would contribute to support a knowledge management structure implementation within Empresa X and to understanding their collective learning processes, especially those accomplished at non managerial levels.eng
dc.contributor.advisor1Villardi, Beatriz Quiroz
dc.contributor.advisor1ID672.690.957-87por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3613664703389917por
dc.contributor.referee1Teixeira, Maria Gracinda Carvalho
dc.contributor.referee2Silva, Anielson Barbosa
dc.creator.ID055.168.157-89por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6071857648610975por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
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dc.subject.cnpqAdministraçãopor
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