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Tipo do documento: Dissertação
Title: Valores de consumo e consumo ético entre estudantes do ensino médio de escolas públicas da Cidade do Rio de Janeiro
Other Titles: Consumption values and ethical consumption among high school students in public schools of Rio de Janeiro
Authors: Santos, Luciano Bispo dos
Orientador(a): Souza, Marcos Aguiar de
Primeiro membro da banca: Souza, Marco Antonio Pereira de
Segundo membro da banca: Mosso, Mario Manhaes
Keywords: Consumo;Comportamentos de Consumo;Consumo Ético;Motivação para o Consumo;Consumption;Ethical Consumption;Motivation for Consumption;Consumption Behaviors
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Issue Date: 10-Dec-2010
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: SANTOS, Luciano Bispo dos. Valores de consumo e consumo ético entre estudantes do ensino médio de escolas públicas da Cidade do Rio de Janeiro. 2010. 84 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, RJ, 2010.
Abstract: O consumo é parte fundamental da vida moderna e intensificou-se sobremaneira no cotidiano das pessoas. Não é possível imaginar uma sociedade em que o consumo não faça parte do eixo central de movimentação, evolução e sustentação. Porém, a sua dinâmica não se limita a atender às necessidades básicas de sobrevivência, ela extrapola essa condição cumprindo também um papel social na vida das pessoas. Vivemos um tipo de euforia consumista em que quase tudo o que fazemos está relacionado de alguma forma ao consumo, ao consumir ou ao ato de comprar. O volume e a variedade de produtos disponíveis aos consumidores são quase ilimitados e estão quase sempre “ao alcance das mãos”. O marketing e seus agentes se empenham para estimular o consumo. As pessoas vivem uma busca constante pela satisfação de necessidades, formando uma ciranda interminável que tem o próprio estímulo ao consumo como ponto final. Essa busca pela satisfação através do consumo parece estar influenciando as atitudes das pessoas e alterando o conceito sobre comportamentos éticos de consumo. O cerne da discussão no presente estudo é a motivação para o consumo tal como ocorre atualmente em diferentes sociedades e como tal motivação termina por influenciar a definição de que comportamentos de consumo são ou não éticos. A discussão proposta pode ser traduzida na seguinte questão: a motivação para o consumo leva a uma definição de que comportamentos de consumo são ou não éticos? Trata-se de um estudo realizado através de uma abordagem quantitativa caracterizado pela formulação de hipóteses, definições operacionais das variáveis, quantificação nas modalidades de coleta de dados e informações e utilização de tratamento estatístico. A coleta dos dados referente ao presente estudo se deu através da aplicação de questionários em estudantes de ensino médio da cidade do Rio de Janeiro e no próprio ambiente da instituição de ensino selecionada. Os questionários foram compostos a partir de duas escalas, por ser esse o instrumento mais indicado em pesquisas com abordagem quantitativa, principalmente em pesquisas de grande escala, como as que se propõem levantar a opinião política da população ou a preferência do consumidor. Os resultados demonstraram que foi possível relacionar os valores de consumo à definição do que é ou não ético em termos de comportamentos de consumo. Esses resultados também se mostraram de acordo com a literatura especializada sobre o tema, já que o maior rigor na definição do que é ético em termos de comportamentos de consumo foi obtido pelos participantes com maiores índices de privacidade e racionalidade.
Abstract: Consumption is a fundamental part of modern life and intensified greatly in daily life. Can not imagine a society in which consumption is not part of the central axis of movement, evolution and support. However, its momentum is not limited to meeting the basic needs of survival, it also goes beyond this condition fulfilling a social role in people's lives. We live in a kind of consumerist euphoria in which almost everything we do is related somehow consumption, consume, or the act of buying. The volume and variety of products available to consumers are almost limitless and are almost always "at hand". Marketing and agents strive to stimulate consumption. People live in a constant search for satisfaction of needs, forming an endless maelstrom that has its own stimulus to consumption as the endpoint. This search for satisfaction through consumption seems to be influencing people's attitudes and behavior by changing the concept of ethical consumption. The focus of discussion in the present study is the motivation for consumption as it occurs today in different societies such as motivation and ends up influencing the definition that consumption behavior is ethical or not. The proposed discussion can be translated into the following question: the motivation for consumption leads to a definition that consumption behavior is ethical or not? This is a study through a quantitative approach characterized by formulating hypotheses, operational definitions of variables, quantification in terms of data collection and use of information and statistical analysis. The collection of data related to this study was through the use of questionnaires to high school students in the city of Rio de Janeiro and in the environment of the educational institution selected. Questionnaires were composed from two scales, because this is the most appropriate instrument with a quantitative approach in research, especially research of large scale, as they propose to raise the political opinion of the population or consumer preference. The results showed that it was possible to relate the values of consumption to the definition of what is ethical or not in terms of consumption behavior. These results were also in agreement with the literature on the subject, since the more rigorous definition of what is ethical in terms of consumption behavior was obtained by participants with higher levels of privacy and rationality
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15309
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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