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dc.contributor.authorSoares, Paulo Roberto
dc.date.accessioned2023-12-22T03:13:59Z-
dc.date.available2023-12-22T03:13:59Z-
dc.date.issued2010-01-29
dc.identifier.citationSOARES, Paulo Roberto. Cadeia produtiva têxtil do algodão: globalização e competitividade. 2010. 90 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15331-
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo analisar o processo de modernização da cadeia produtiva têxtil, no âmbito nacional, e sua inserção competitiva na indústria global, especificamente a cadeia produtiva têxtil do algodão, após a abertura comercial da década de 1990. Esta pesquisa utilizou o conceito de sistema e cadeia produtiva, descrevendo a articulação do setor têxtil brasileiro em torno do sistema integrado algodão-têxtil com base também nos conceitos de pólos de crescimento e linkages, cluster e sistema nacional de inovação, redes de empresas e cadeias mercantis globais, cadeia de valor e gerenciamento da cadeia de suprimentos e globalização e competitividade. A metodologia adotada de natureza descritiva e qualitativa baseou-se na análise em três níveis: sistêmico, setorial e empresarial. Para realizar esta pesquisa foi empregada a técnica de coleta de dados secundários, obtidos nas fontes privadas e públicas de sistematização de dados sobre empresas e sobre produção, participação de mercado e exportação, bem como artigos em revistas científicas indexadas, livros e teses acadêmicas. Foi feita também uma coleta de dados secundários através de consultas a sites de empresas e organizações representativas das empresas e bancos diretamente relacionados com o setor têxtil. Também foram consideradas importantes as entrevistas dos representantes das empresas, publicadas nas revistas semanais e nos jornais, especializados em gestão, economia ou finanças, ou que possuam seções sobre esse tema, assim como matérias e artigos sobre o setor publicados nesses veículos de comunicação. Utilizou-se também o estudo de caso e o método histórico como estratégia de pesquisa. O estudo mostrou que as principais empresas têxteis buscaram consolidar a cadeia produtiva com base no algodão, introduzindo inovações de processo, produto e gestão, principalmente na cultura do algodão, focando os elos mais a jusante da cadeia sem abrir mão da integração vertical.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCadeia produtivapor
dc.subjectIndústria têxtilpor
dc.subjectCompetitividadepor
dc.subjectProductive chaineng
dc.subjectTextile industryeng
dc.subjectCompetitivenesseng
dc.titleCadeia produtiva têxtil do algodão: globalização e competitividadepor
dc.title.alternativeTextile cotton productive chain: globalization and competitivenesseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis study aimed to analyze the modernization process of the Brazilian textile sector, specifically the textile sector based on cotton, and its insertion into the international market, after its exposure to the strong international competition in 1990. This study used the concept of system and productive chain, describing the articulation of the textile sector around an integrated cotton-textile system based on the concepts of economic growth poles and linkages, cluster and national innovation system, network society and global commodity chains, value chain analysis and supply chain management, globalization and competitiveness. The nature of the adopted methodology is descriptive and qualitative and it is based on the system, sector and firm levels. In order to complete this study it was used a technical of collecting secondary data from private and public data systematization about companies and its production, market and exports participation as well as articles published in scientific magazines, books and academic thesis. It was also used a technical of collecting secondary data by data capture of companies and representative organizations from companies and banks directly related to the textile sector. It was also important to take into consideration the interviews published in magazines and newspaper specialized in management, economy and finance moreover articles related to the textile sector published in these means of communication. As a strategy it was also used the case studies and the historical method applied to the study of companies. This study showed that the principal textile companies aimed to consolidate the cotton-based productive chain with the introduction of process, product and management innovations giving emphasis to the last stages of the textile chain without giving up of the vertical integration.eng
dc.contributor.advisor1Lima, Luiz Carlos de Oliveira
dc.contributor.advisor1ID624.720.387-04por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4664001336114836por
dc.contributor.referee1Tolentino, Valéria Ruschid
dc.contributor.referee2Teodoro, Carlos Eduardo de Souza
dc.creator.ID593.052.317-72por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9623708760373096por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
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