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dc.contributor.authorMoreira, Juliano dos Santos
dc.date.accessioned2023-12-22T03:14:11Z-
dc.date.available2023-12-22T03:14:11Z-
dc.date.issued2019-02-25
dc.identifier.citationMOREIRA, Juliano dos Santos. A universidade empreendedora na promoção de um ecossistema de empreendedorismo incipiente no IFRJ – Campus Engenheiro Paulo de Frontin sob a perspectiva da “hélice tríplice”. 2019. 109 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15340-
dc.description.abstractA atual sociedade baseada no conhecimento demanda novos desafios para Instituições de Ensino ao passo que surgem como agentes de mudanças, fazendo com que a academia emerja como protagonista do desenvolvimento econômico, social e tecnológico. O presente estudo teve como objetivo final a compreensão do surgimento do ambiente de empreendedorismo tecnológico em uma localidade rural e sua relação com as ações de fomento ao empreendedorismo acadêmico promovidas o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – Campus Engenheiro Paulo de Frontin. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso exploratório de natureza qualitativa, com métodos múltiplos de coleta de dados analisados por meio da análise de conteúdo. Observou-se no Campus uma mobilização estratégica partindo do modelo acadêmico tradicional para o modelo da universidade empreendedora proposto pela abordagem da Hélice Tríplice. Resultados revelam que as ações de fomento ao empreendedorismo acadêmico realizados pelo Campus foram capazes de promover um ethos empreendedor que levou à criação de grupos de desenvolvedores e startups, ambos dedicados ao desenvolvimento de produtos tecnológicos e jogos digitais, originários no meio acadêmico. Esses atores iniciam relacionamentos externos ao Campus, em um ambiente com aspectos de um ecossistema de empreendedorismo ainda incipiente na localidade. Como resultados, são apresentadas as ações do Campus no fomento ao empreendedorismo acadêmico e sua relação com o surgimento de um ambiente de empreendedorismo tecnológico centrado no Campus. O estudo também possibilitou a descrição do ecossistema de empreendedorismo tecnológico que emerge em contraste à localidade rural do Campus, apresentando pontos fortes e necessidades de melhorias deste ecossistema.por
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHélice tríplicepor
dc.subjectEmpreendedorismo acadêmicopor
dc.subjectEcossistema de empreendedorismopor
dc.subjectTriple helixeng
dc.subjectAcademic entrepreneurshipeng
dc.subjectEntrepreneurial ecosystemeng
dc.titleA universidade empreendedora na promoção de um ecossistema de empreendedorismo incipiente no IFRJ - Campus Engenheiro Paulo de Frontin sob a perspectiva da "hélice tríplice".por
dc.title.alternativeThe entrepreneurial university in the promotion of na entrepreneurial ecosystem in IFRJ - Campus Engenheiro Paulo de Frontin in the perspective of the "triple Helix".eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherNowadays knowledge-based Society demands new challenges for Educational Institutions whereas they emerge as change agents, making the Academy rise as a leading figure for economic, social and technological development. The present study has the final objective to comprehend the rise of the technological entrepreneurial environment at a rural location and its relationship with academic entrepreneurship fomenting activities promoted by the Federal Institute for Education, Science and Technology, Campus Engenheiro Paulo de Frontin. The research is defined as an exploratory, qualitative case study with multiple data collect methods analyzed through the content analysis method. It was observed in the Campus a strategic move from the traditional academic model towards the entrepreneurial university model, proposed by the Triple Helix Model. Results revealed that the academic entrepreneurship fomenting actions performed by the Campus were capable of promoting an entrepreneurial ethos that led to the creation of developers’ groups and startups formed by students, both dedicated do the development of technological products and digital games inside the academic environment. These players begin external relationships, in an environment with aspects of a still incipient entrepreneurial ecosystem where the Campus is located. As results, the Campus academic entrepreneurship fomenting actions are presented and its relationship with the rise of a technological entrepreneurial environment centered on the Campus. The study also enabled the description of the technological entrepreneurial ecosystem the emerges in contrast with the rural area where the Campus is located presenting its strengths and its improvement needs.eng
dc.contributor.advisor1Renault, Thiago Borges
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7523-2437por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3066311100730283por
dc.contributor.referee1Renault, Thiago Borges
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7523-2437por
dc.contributor.referee1ID086.890.197-07por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3066311100730283por
dc.contributor.referee2Ramos Filho, Américo da Costa
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-4643-9767por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3305607479621540por
dc.contributor.referee3Amaral, Marcelo Gonçalves do
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-8607-3520por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5516755786380532por
dc.creator.ID20.016.902-7por
dc.creator.ID101.960.697-50por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5410285505313420por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
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Entrevistador: Juliano dos Santos Moreira. IFRJ/CEPF. 1 arquivo mp3. (78 min). ENTREVISTADO 9. Entrevista 9. [set. 2018]. Entrevistador: Juliano dos Santos Moreira. IFRJ/CEPF. 1 arquivo mp3. (63 min). ENTREVISTADO 10. Entrevista 10. [set. 2018]. Entrevistador: Juliano dos Santos Moreira. IFRJ/CEPF. 1 arquivo mp3. (76 min) ENTREVISTADO 11. Entrevista 11. [out. 2018]. Entrevistador: Juliano dos Santos Moreira. IFRJ/CEPF. 1 arquivo mp3. (98 min.). ENTREVISTADO 12. Entrevista 12. [out. 2018. Entrevistador: Juliano dos Santos Moreira. IFRJ/CEPF. 1 arquivo mp3 (29 min). 75 ENTREVISTADO 13. Entrevista 13. [out. 2018] Entrevistador: Juliano dos Santos Moreira. IFRJ/CEPF. 1 arquivo mp3. (40min 20seg). ENTREVISTADO 14. Entrevista 14. [out. 2018]. Entrevistador: Juliano dos Santos Moreira. 1 arquivo mp3. (42 min) ENTREVISTADO 16. Entrevista 19. [set. 2018]. Entrevistador: Juliano dos Santos Moreira. IFRJ/CEPF. 1 arquivo mp3. (64 min). ENTREVISTADO 17. Entrevista 17. [nov. 2018]. Entrevistador: Juliano dos Santos Moreira. IFRJ/CEPF. 1 arquivo mp3. (38 min). ENTREVISTADO 19. Entrevista 19. [dez 2018]. Entrevistador: Juliano dos Santos Moreira. IFRJ/CEPF. 1 arquivo mp3. (49 min). ENTREVISTADO 20. Entrevista 20. [dez. 2018]. Entrevistador: Juliano dos Santos Moreira. IFRJ/CEPF. 1 arquivo mp3. (22 min). ENTREVISTADO 23. Entrevista 23. [jan. 2019]. Entrevistador: Juliano dos Santos Moreira. IFRJ/CEPF. 1 arquivo mp3. (14 min). ENTREVISTADO 24. Entrevista 24. [jan. 2019]. Entrevistador: Juliano dos Santos Moreira. VASSOURAS-RJ. 1 arquivo mp3. (40 min). ENTREVISTADO 25. Entrevista 25. [jan. 2019]. Entrevistador: Juliano dos Santos Moreira. Entrevista realizada remotamente. IFRJ/CEPF – Rio de Janeiro. 1 arquivo mp3. (16 min.). EISENHARDT, K. M.. Building theories from case study research. Academy of Management Review, v.14, n.4, p. 532-550. 1989. ETZKOWITZ, H.. The Triple Helix: University-Industry-Government Innovation in Action. 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