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Tipo do documento: Dissertação
Title: Gestão de processos aplicada a realização de convênios em uma instituição federal de ensino superior
Authors: Sardinha, Isis do Nascimento
Orientador(a): Oliveira, Saulo Barbará de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Saulo Barbará de
Segundo membro da banca: Curzel, Rosana
Terceiro membro da banca: Nogueira, Mauro Oddo
Keywords: instituições federais de ensino superior;gestão de processos;modelagem de processos;melhoria de processos;Higher Education Federal institutions;management processes;creation of processes;improvement of processes
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Issue Date: 23-Jul-2015
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: SARDINHA, Isis do Nascimento. Gestão de processos aplicada a realização de convênios em uma instituição federal de ensino superior. 2015. 134 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia). Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis.
Abstract: A expansão vivenciada pelas instituições federais de ensino superior brasileiras de 2005 a 2014 motivou demandas no que diz respeito ao relacionamento com outras instituições a nível nacional e internacional. Estimulou-se o estabelecimento de parcerias, principalmente as internacionais, em prol da internacionalização da educação superior. A reestruturação dos setores para a recepção das novas demandas e a manutenção das antigas, aliada ao subdimensionamento e à falta de capacitação de pessoal, expôs a complexidade desses processos e suas dificuldades de gestão. Tornou-se necessário a aplicação de modelos de gestão que auxiliassem na execução dos processos e minimizassem as dificuldades. Uma abordagem de gestão recomendada para processos complexos é a gestão de processos de negócio (BPM). O Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP), premissa para o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, se ampara em fundamentos de gestão pública contemporânea dentre eles a orientação por processos e informações. Assim, esse estudo objetiva implementar a gestão de processos aplicada à realização dos convênios em uma unidade administrativa de uma instituição de ensino superior brasileira. O método utilizado no estudo é de natureza qualitativa, caracteriza-se ainda como uma pesquisa aplicada e de campo. Quanto aos fins, é um estudo descritivo e intervencionista. Para o alcance dos objetivos, optou-se por restringir o estudo aos processos críticos da unidade administrativa responsável pela celebração dos convênios internacionais e interinstitucionais da instituição pesquisada. Os processos foram modelados em sua forma inicial e, com a análise do modelo, foram propostas melhorias por meio de um novo modelo e com indicadores de desempenho. As recomendações mais importantes foram aplicadas e avaliadas resultando em melhorias essenciais na gestão dos processos selecionados para este estudo.
Abstract: The expansion experienced by the Brazilian federal institutions of higher education from 2005 to 2014 has motivated demands regarding the relationship with other institutions on the national and the international scope. It has motivated partnerships, especially with universities overseas, for the benefit of the globalization of higher education. The restructuring of departments in order to receive the new demand and to maintain the old one, combined with the undersizing and the lack of specialized personnel have brought the complexity of such processes and its difficulties to the light. It has become necessary to apply specific management models that may assist the process and minimize the problems. A recommended approach to complex processes is the Business Process Management (BPM). The Excellence Public Management Model (MEGP), premise for the National Program for Public Management and Debureaucratization, is supported by foundations of contemporary public management including the guidance by processes and information. Therefore, this study aims to implement the process management to the process of creating covenants with a higher education institution in Brazil. The approach used in this study was the qualitative nature which also characterizes as applied and field research. As for the goals, this is a descriptive and interventional research. In order to achieve these goals, we chose to restrict it to the study of the critical processes regarding the department responsible for the execution of international and interinstitutional covenants for the studied institution. The processes were created in its initial stage, and by analyzing the model, we proposed improvements through a new model, using performance indicators. The most important recommendations were applied and tested, resulting in improvements in the management of the selected processes for this research.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15348
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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