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dc.contributor.authorSuarez, Daniela Ferreira da Silva
dc.date.accessioned2023-12-22T03:14:50Z-
dc.date.available2023-12-22T03:14:50Z-
dc.date.issued2013-04-08
dc.identifier.citationSUAREZ, Daniela Ferreira da Silva. Pequena empresa familiar: uma análise das práticas de gestão na perspectiva da cultura. 2013. 122 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15358-
dc.description.abstractO presente estudo tem como foco a empresa familiar, especialmente a de pequeno porte, e seu universo impregnado de paradoxos. O objetivo foi analisar como a dinâmica empresa-família interfere nas práticas gerenciais de uma empresa familiar, interpretadas à luz da cultura organizacional. Com base na revisão da literatura a respeito de cultura organizacional, estudos sobre a formação da cultura brasileira, trabalhos recentes sobre empresas familiares, estudos sobre empreendimentos de pequeno porte e suas práticas de gestão buscou-se formar a base teórica para atingir o objetivo mencionado. Para tal utilizou-se a metodologia do estudo de caso a partir de um mapeamento preliminar realizado no locus do estudo. A metodologia seguiu a abordagem qualitativa com três recursos metodológicos de análise: observação, história de vida e análise de conteúdo. Entendemos que as empresas familiares comportam códigos, valores e atitudes que influenciam suas práticas de gestão. Foi através das manifestações da cultura organizacional da empresa que se buscou compreender a lógica de suas práticas de gestão pela apreensão e análise de valores nela identificados. A conclusão do presente estudo validou a premissa de que entender os comportamentos, o simbolismo envolvido nesse processo de construção da cultura é fundamental para estabelecer práticas gerenciais coerentes e adequadas à estrutura da empresa familiar e que a cultura organizacional é de fato impregnada pela cultura familiar que influencia no desempenho e práticas gerencias da empresa familiar.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEmpresa Familiarpor
dc.subjectCultura Organizacionalpor
dc.subjectPráticas Gerenciaispor
dc.subjectFamily Businesseng
dc.subjectOrganizational Cultureeng
dc.subjectManagement Practiceseng
dc.titlePequena empresa familiar: uma análise das práticas de gestão na perspectiva da cultura.por
dc.title.alternativeTurning our gaze to the family business: strengths and weaknesses in management practices.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present study focuses on the family business, especially small business, and your universe permeated with paradoxes. The aim was to analyze how dynamic company family interferes in managerial practices of a family business, interpreted in light of organizational culture. Based on a review of the literature on organizational culture, studies on the formation of Brazilian culture, recent work on family business, studies on small enterprises and their management practices aimed to form the theoretical basis for achieving the stated objective. For this we used the methodology of case study from a preliminary mapping study conducted in the locus. The methodology followed a qualitative approach with three funds methodological analysis: observation, life history and content analysis. We understand that family businesses behave codes, values and attitudes that influence their management practices. It was through the manifestations of organizational culture that sought to understand the logic of their management practices by the seizure and analysis of values it identified. The conclusion of this study validated the premise that understanding the behaviors, the symbolism involved in the process of building the culture is fundamental to establish management practices consistent and appropriate to the structure of the family business and that organizational culture is indeed impregnated by family culture that influences performance and managerial practices of the family business.eng
dc.contributor.advisor1Nogueira, Heloisa Guimarães Peixoto
dc.contributor.advisor1ID100.901.507-91por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1465223238145224por
dc.contributor.referee1Grzybovski, Denize
dc.contributor.referee2Pereira, Severino Joaquim Nunes
dc.creator.ID080.480.197-52por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0105712548452336por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
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dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
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