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Tipo do documento: Dissertação
Title: Para integrar as áreas de gestão de desempenho à educação corporativa no escopo da gestão de pessoas por competências: diretrizes baseadas nas concepções resultantes da vivência laboral em empresa de economia mista
Other Titles: To integrate the areas of performance management with corporate education within the scope of People Management by Competence: Guidelines based on the conceptions resulting from working experience in a mixed economy company
Authors: Muylaert, Penellope Ramos
Orientador(a): Villardi, Beatriz Quiroz
Primeiro membro da banca: Ramos Filho, Américo da Costa
Segundo membro da banca: Villardi, Beatriz Quiroz
Terceiro membro da banca: Pinto, Sandra Regina da Rocha
Keywords: Gestão por competências;Gestão de desempenho;Educação corporativa;Plano de desenvolvimento individual;concepções decorrentes da vivência laboral;Competence-based management;Performance management;Corporate education;Individual development plan;Conceptions arising from work experience
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Issue Date: 30-May-2019
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: MUYLAERT, Penellope Ramos. Para integrar as áreas de gestão de desempenho à educação corporativa no escopo da gestão de pessoas por competências: diretrizes baseadas nas concepções resultantes da vivência laboral em empresa de economia mista. 2019.133 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
Abstract: Cada vez mais as organizações têm buscado formas de gerar e manter vantagem competitiva e, em reconhecendo que o conhecimento sobre o trabalho realizado é uma das formas de alcançar essa vantagem, desenvolvê-lo e transformá-lo em competências organizacionais distintivas parece ter se tornado uma busca constante das organizações. Organizações como a Empresa X, atuante no ramo de mobilidade e conveniência, acreditam que sua sustentabilidade está relacionada à capacidade de engajar e desenvolver competências das pessoas alinhadas às competências essenciais ao seu negócio. Para tanto, utilizam-se de áreas funcionais responsáveis pelos processos de Gestão de Desempenho e de Educação Corporativa para desenvolver e alinhar a atuação de cada empregado à missão, visão e estratégias da organização, visando realizar seu potencial. A presente pesquisa teve como objetivo elaborar diretrizes para promover aprendizagem organizacional na Empresa X, integrando os resultados das avaliações de desempenho dos empregados e as ações da área de treinamento aos objetivos estratégicos institucionais, considerando a perspectiva dos funcionários que vivenciam os processos de Gestão de Desempenho e de Educação Corporativa, enquanto desenvolvem suas competências profissionais no cotidiano laboral. Com esse fim, os dados empíricos foram obtidos através de pesquisa documental e de vinte entrevistas semiestruturadas com roteiro, cujas transcrições literais foram interpretadas mediante análise indutiva com aproximação à análise fenomenográfica, revelando um continuum de quatro concepções includentes desenvolvidas pelos empregados ao longo de suas trajetórias na Empresa X, indo desde (i) tornar o indivíduo capaz de realizar o seu trabalho; (ii) tornar indivíduos e equipes capazes de identificar melhorias; (iii) tornar o indivíduo capaz de fazer trabalhos de maior grau de complexidade no cargo; até (iv) tornar o indivíduo capaz de assumir desafios em sua carreira além dos enfrentados no cargo que ocupa. As diretrizes propostas alinham aos objetivos estratégicos institucionais e integram as ações da área de Gestão de Desempenho (avaliação de desempenho regular e recompensa salarial por resultados), às competências individuais necessárias aos empregados, tendo em vista as competências essenciais da empresa X. Nesta pesquisa aplicada se elaboraram diretrizes para promover aprendizagem organizacional da Empresa X e desenvolver competências profissionais alinhadas às avaliações de desempenho dos empregados atinente à área de GD, à oferta de capacitação da área de EC e aos objetivos estratégicos institucionais. Como implicações conceituais se destaca o uso de concepções decorrentes da vivência, ou seja, ao se incluir a vivência no processo de aprender que orientam as ações se propicia uma compreensão de formas de adoção efetiva de ações em uma organização. Como implicações práticas aponta-se a elaboração de diretrizes para integração de ações interáreas como promotora de aprendizagem coletiva a partir de uma vertente interpretativista de competências e concepções
Abstract: Organizations have increasingly sought ways to generate and maintain a competitive advantage over their competitors and, by recognizing the knowledge about the performed work as one of the ways to achieve this advantage, firms continuously invest in improving and transforming it into a distinctive organizational competency. Organizations like the Company X, which operates in the mobility and convenience field, believe their sustainability is linked to the ability of engaging and developing people’s competencies so they can match the core competencies to their business. For this purpose, they use functional areas in charge of Performance Management and Corporate Education processes to align each employee’s performance with the company’s vision and mission, also fulfilling their potential. The present study aims at conceiving guidelines to promote organizational learning inside Company X, integrating the results from the employees’ performance evaluation and the training sector’s activities with the company institutional and strategic goals, considering the perspective of the employees who directly live with these processes while developing their professional abilities in a daily basis. In order to achieve that, empirical data were collected via document research and 20 semistructured interviews with a script, whose literal transcriptions were interpreted using inductive analysis akin to a phenomenografic perspective. They revealed a four-concept continuum developed by the employees throughout their path in Company X: (i) making an individual capable of performing the work; (ii) making individuals and teams able to identify improvements; (iii) making an individual capable of performing more complex work in the position; and (iv) making the individual able to take on additional challenges to those he already faces in his/her position. The proposed guidelines are aligned with institutional and strategic goals, and they are also part of the Performance Management activities (regular performance evaluation and variable pay based on results). Besides, there are individual competencies the employees should develop in order to achieve the core competencies of Company X. Thus, to integrate PM and CE processes it is up to managers and employees to jointly elaborate a personal development plan for each employee development based on the inputs collected from the performance management area and of the employee´s lived experience concerning the competency to be developed so the CE area format learning solutions addressed to overcome identified gaps in individual performance assessment processes. As conceptual implications, the use of conceptions arising from the experience stands out. Namely, by including the experience in the learning process that guides the actions, it provides an understanding of ways to effectively adopt actions in an organization. Practical implications include guidelines formulation for inter-area actions integration to stimulate collective learning
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15368
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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