Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15368
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMuylaert, Penellope Ramos
dc.date.accessioned2023-12-22T03:15:08Z-
dc.date.available2023-12-22T03:15:08Z-
dc.date.issued2019-05-30
dc.identifier.citationMUYLAERT, Penellope Ramos. Para integrar as áreas de gestão de desempenho à educação corporativa no escopo da gestão de pessoas por competências: diretrizes baseadas nas concepções resultantes da vivência laboral em empresa de economia mista. 2019.133 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15368-
dc.description.abstractCada vez mais as organizações têm buscado formas de gerar e manter vantagem competitiva e, em reconhecendo que o conhecimento sobre o trabalho realizado é uma das formas de alcançar essa vantagem, desenvolvê-lo e transformá-lo em competências organizacionais distintivas parece ter se tornado uma busca constante das organizações. Organizações como a Empresa X, atuante no ramo de mobilidade e conveniência, acreditam que sua sustentabilidade está relacionada à capacidade de engajar e desenvolver competências das pessoas alinhadas às competências essenciais ao seu negócio. Para tanto, utilizam-se de áreas funcionais responsáveis pelos processos de Gestão de Desempenho e de Educação Corporativa para desenvolver e alinhar a atuação de cada empregado à missão, visão e estratégias da organização, visando realizar seu potencial. A presente pesquisa teve como objetivo elaborar diretrizes para promover aprendizagem organizacional na Empresa X, integrando os resultados das avaliações de desempenho dos empregados e as ações da área de treinamento aos objetivos estratégicos institucionais, considerando a perspectiva dos funcionários que vivenciam os processos de Gestão de Desempenho e de Educação Corporativa, enquanto desenvolvem suas competências profissionais no cotidiano laboral. Com esse fim, os dados empíricos foram obtidos através de pesquisa documental e de vinte entrevistas semiestruturadas com roteiro, cujas transcrições literais foram interpretadas mediante análise indutiva com aproximação à análise fenomenográfica, revelando um continuum de quatro concepções includentes desenvolvidas pelos empregados ao longo de suas trajetórias na Empresa X, indo desde (i) tornar o indivíduo capaz de realizar o seu trabalho; (ii) tornar indivíduos e equipes capazes de identificar melhorias; (iii) tornar o indivíduo capaz de fazer trabalhos de maior grau de complexidade no cargo; até (iv) tornar o indivíduo capaz de assumir desafios em sua carreira além dos enfrentados no cargo que ocupa. As diretrizes propostas alinham aos objetivos estratégicos institucionais e integram as ações da área de Gestão de Desempenho (avaliação de desempenho regular e recompensa salarial por resultados), às competências individuais necessárias aos empregados, tendo em vista as competências essenciais da empresa X. Nesta pesquisa aplicada se elaboraram diretrizes para promover aprendizagem organizacional da Empresa X e desenvolver competências profissionais alinhadas às avaliações de desempenho dos empregados atinente à área de GD, à oferta de capacitação da área de EC e aos objetivos estratégicos institucionais. Como implicações conceituais se destaca o uso de concepções decorrentes da vivência, ou seja, ao se incluir a vivência no processo de aprender que orientam as ações se propicia uma compreensão de formas de adoção efetiva de ações em uma organização. Como implicações práticas aponta-se a elaboração de diretrizes para integração de ações interáreas como promotora de aprendizagem coletiva a partir de uma vertente interpretativista de competências e concepçõespor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão por competênciaspor
dc.subjectGestão de desempenhopor
dc.subjectEducação corporativapor
dc.subjectPlano de desenvolvimento individualpor
dc.subjectconcepções decorrentes da vivência laboralpor
dc.subjectCompetence-based managementeng
dc.subjectPerformance managementeng
dc.subjectCorporate educationeng
dc.subjectIndividual development planeng
dc.subjectConceptions arising from work experienceeng
dc.titlePara integrar as áreas de gestão de desempenho à educação corporativa no escopo da gestão de pessoas por competências: diretrizes baseadas nas concepções resultantes da vivência laboral em empresa de economia mistapor
dc.title.alternativeTo integrate the areas of performance management with corporate education within the scope of People Management by Competence: Guidelines based on the conceptions resulting from working experience in a mixed economy companyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherOrganizations have increasingly sought ways to generate and maintain a competitive advantage over their competitors and, by recognizing the knowledge about the performed work as one of the ways to achieve this advantage, firms continuously invest in improving and transforming it into a distinctive organizational competency. Organizations like the Company X, which operates in the mobility and convenience field, believe their sustainability is linked to the ability of engaging and developing people’s competencies so they can match the core competencies to their business. For this purpose, they use functional areas in charge of Performance Management and Corporate Education processes to align each employee’s performance with the company’s vision and mission, also fulfilling their potential. The present study aims at conceiving guidelines to promote organizational learning inside Company X, integrating the results from the employees’ performance evaluation and the training sector’s activities with the company institutional and strategic goals, considering the perspective of the employees who directly live with these processes while developing their professional abilities in a daily basis. In order to achieve that, empirical data were collected via document research and 20 semistructured interviews with a script, whose literal transcriptions were interpreted using inductive analysis akin to a phenomenografic perspective. They revealed a four-concept continuum developed by the employees throughout their path in Company X: (i) making an individual capable of performing the work; (ii) making individuals and teams able to identify improvements; (iii) making an individual capable of performing more complex work in the position; and (iv) making the individual able to take on additional challenges to those he already faces in his/her position. The proposed guidelines are aligned with institutional and strategic goals, and they are also part of the Performance Management activities (regular performance evaluation and variable pay based on results). Besides, there are individual competencies the employees should develop in order to achieve the core competencies of Company X. Thus, to integrate PM and CE processes it is up to managers and employees to jointly elaborate a personal development plan for each employee development based on the inputs collected from the performance management area and of the employee´s lived experience concerning the competency to be developed so the CE area format learning solutions addressed to overcome identified gaps in individual performance assessment processes. As conceptual implications, the use of conceptions arising from the experience stands out. Namely, by including the experience in the learning process that guides the actions, it provides an understanding of ways to effectively adopt actions in an organization. Practical implications include guidelines formulation for inter-area actions integration to stimulate collective learningeng
dc.contributor.advisor1Villardi, Beatriz Quiroz
dc.contributor.advisor1ID672.690.957-87por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9541-1694por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3613664703389917por
dc.contributor.referee1Ramos Filho, Américo da Costa
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4643-9767por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3305607479621540por
dc.contributor.referee2Villardi, Beatriz Quiroz
dc.contributor.referee2ID672.690.957-87por
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-9541-1694por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3613664703389917por
dc.contributor.referee3Pinto, Sandra Regina da Rocha
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8270031516279454por
dc.creator.ID079.020.667-61por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0367983433906960por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
dc.relation.referencesANTONELLO, Claudia Simone. O Processo de Aprendizagem Interníveis e o Desenvolvimento de Competências. RBGN, v.9, n. 25, p.39- 58, set/dez 2007. Disponível em: https://rbgn.fecap.br/RBGN/article/viewFile/146/98. Acesso em: 02 set. 2017 ANTONELLO, C. S. Saberes no singular? Em discussão a falsa fronteira entre aprendizagem formal e informal. In: ANTONELLO, C. S. et al. Aprendizagem organizacional no Brasil. Porto Alegre: Bookman, 2011.p. 225-245. ARGYRIS, Chris. Double Loop Learning in Organizations. HBR, Sep. 1977. Disponível em: https://hbr.org/1977/09/double-loop-learning-in-organizations. Acesso em: 06 ago. 2017 ARGYRIS, Chris; SCHÖN, D. Theory in Practice: Increasing Professional Effectiveness. San Francisco, CA: Jossey-Bass, 1974. ÅKERLIND, Gerlese. Learning about phenomenography: Interviewing, data analysis and the qualitative research paradigm. In: BOWDEN, John A.; GREEN, Pam (Orgs.). Doing Developmental Phenomenography. Qualitative Research Methods Series, Melbourne: RMIT University Press, 2005, p. 63 -73. BARNEY, Jay B. Organizational Culture: Can it be a source of sustained competitive advantage? The Academy of Management Review, v. 11, n. 3, p. 656-665, Jul., 1986. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/258317. Acesso em 09 mai. 2018. BRANDÃO, Hugo Pena; BAHRY, Carla Patrícia. Gestão por competências: métodos e técnicas para mapeamento de competências. RSP-Revista do Serviço Público, v. 56, n. 2, p. 179-194, 2005. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/35846/gestao-porcompetencias-- metodos-e-tecnicas-para-mapeamento-de-competencias/i/pt-br. Acesso em: 07 nov. 2017. BRANDÃO, Hugo Pena; GUIMARÃES, Tomás de Aquino. Gestão de Competências e Gestão de Desempenho: tecnologias distintas ou instrumentos de um mesmo construto?. Revista de Administração de Empresas - RAE, São Paulo, v.41, n.1 p.8-15, 2001. Disponível em:http://www.scielo.br/pdf/rae/v41n1/v41n1a02.pdf . Acesso em: 13 out. 2018. BRANDÃO, Hugo Pena; ZIMMER, Marco Vinício; PEREIRA, Carolina Guarçoni; MARQUES, Fernanda; COSTA, Helder Viana; CARBONE, Pedro Paulo; ALMADA, Valéria Ferreira de. Gestão de desempenho por competências: integrando a gestão por competências, o balanced scorecard e a avaliação 360 graus. Revista de Administração Pública RAP — Rio de Janeiro v. 42, n. 5, p. 875-98, 2008. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-76122008000500004. Acesso em 13 out. 2018. BOWDEN, John A.; GREEN, Pam. Doing developmental phenomenography (Qualitative Research Methods Series). Qualitative Research Methods Series, Melbourne: RMIT University Press, 2005. CINTRA, Leandro Pinheiro; OLIVEIRA, Juliana Barbosa; BARBOSA, Allan Claudius Queiroz; FRANCO, David. Recursos Humanos, Competências e Desempenho: (Im)Possível Articulação em Fundação de Minas Gerais. R. Adm. FACES Journal - Belo Horizonte v. 16, 94 n. 4, p. 27-44, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.21714/1984- 6975FACES2017V16N4ART4128. Acesso em: 20 jun. 2019 CHERMAN, Andréa; ROCHA-PINTO, Sandra Regina. Fenomenografia e Valoração do Conhecimento nas Organizações: Diálogo entre Método e Fenômeno. RAC-Revista de Administração Contemporânea, v. 20, n. 5, p. 630-650, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac2016150292. Acesso em: 02 set. 2017 CRESWELL, John. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. Porto Alegre: Penso, 2014. CROSSAN, Mary M.; LANE, Henry W.; WHITE, Roderick E. An Organizational Learning Framework: From intuition to Institution. Academy of Management Review, v. 24, n. 3, p. 522-537, 1999. Disponível em: http://cmapspublic.ihmc.us/rid%3D1222355636953_663250744_13307/Organizational%252 0Learning%2520Framework%2520From%2520Intuition%2520to%2520Institution.pdf. Acesso em: 18 set. 2017 DUTRA, Joel Souza. Avaliação de pessoas na empresa contemporânea. São Paulo: Atlas, 2014. EMPRESA X, Procedimento Geral Treinamento e Desenvolvimento, 2016. Disponível na intranet. EMPRESA X, Procedimento Geral Gestão de Desempenho por Resultados, 2018. Disponível na intranet. EMPRESA X, Relatório Anual de Recursos Humanos, 2017. Disponível na intranet. FLEURY, Maria Tereza Leme; FLEURY, Afonso. Construindo o conceito de competência. RAC-Revista de Administração Contemporânea, v. 5, n. SPE, p. 183-196, 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttextepid=S1415- 65552001000500010elng=enenrm=iso. Acesso em: 06 set. 2017. FREITAS, Isa Aparecida; BRANDÃO, Hugo Pena. Trilhas de aprendizagem como estratégia para o desenvolvimento de competências. In: Anais do 29° ENANPAD. Brasília: ANPAD, 2005. FROHM, Cecilia. Collective competence in an interdisciplinary project context. Sweden: UniTryck, 2002. GARVIN, David A. Aprendizagem em ação: um guia para transformar sua empresa em uma learning organization. Tradução Carlos Henrique Trieschemann – Rio de Janeiro: Qualymark, 2003. GOULART, Sonia.; PESSOA, Eliana. Educação corporativa como base da estratégia organizacional. In MUNDIM, A. P. F. RICARDO, E. J. Educação Corporativa fundamentos e práticas. Qualimark, 2009, p. 95-110. HONG, Jacky F.L.; EASTERBY-SMITH, Mark; SNELL; Robin Stanley. Transferring Organizational Learning Systems to Japanese Subsidiaries in China. Journal of Management Studies, v. 43, n.5, p.1027-1058, July, 2006. Disponível em: https://doiorg. ez140.periodicos.capes.gov.br/10.1111/j.1467-6486.2006.00628.x. Acesso em: 95 09/07/2018. HILL, Rosemary. A measure of the learning organization. Industrial and Commercial Training, v. 28 n.1, p.19-25, 1996. Disponível em: https://doi.org/10.1108/00197859610105440. Acesso em 20 jan. 2017 HULT, G. Tomas M. Managing the International Strategic Sourcing Process as a Market‐ Driven Organizational Learning System. Decision Sciences, v.29, n.1, p.193-216, 1998. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/action/showCitFormats?doi=10.1111%2Fj.1540- 5915.1998.tb01349.x. DOI:10.1111/j.1540-59151998.tb01349.x. Acesso em: 3 dez. 2017 LARSSON, Jan; HOLMSTRÖM, Inger. Phenomenographic or phenomenological analysis: does it matter? Examples from a study on anaesthesiologists’ work. International Journal of Qualitative Studies on Health and Well-being, v. 2, n. 1, p. 55-64, 2007. Disponível em: <http://dx.doi.org/ 10.1080/17482620601068105>. Acesso em: 15 set. 2017. MARSICK, Victoria J. WATKINS, Karen E. Demonstrating the value of an organization’s learning culture: The dimensions of the learning organization questionnaire. Advances in Developing Human Resources, v.5, n.2 p.132-151, 2003. Disponível em: https://doiorg. ez140.periodicos.capes.gov.br/10.1177/1523422303005002002. Acesso em: 15 jan. 2018. MEISTER, Jeanne. C. Educação Corporativa. Tradução RATTO, M. C. S. R. Título Original: Corporate Universities, São Paulo: Makron Books. 1999. MICHAUX, Valéry. Articular as competências individual, coletiva, organizacional e estratégica: esclarecendo a teoria dos recursos e do capital social. In: RETOUR, D. et al. Competências Coletivas: no limiar da estratégia. p. 01-22. Porto Alegre: Bookman, 2011. MICHAUX, Valéry. Compétences collectives et haute performance: apports thóriques et enjeux opérationnels. Revue de Gestion des Ressources Humaines, v. 58, p. 45-66, Oct./Dec. 2005. MOSCARDINI, Ticiane; ZANELA KLEIN, Amarolinda. Estratégias de Educação Corporativa e suas Relações com os Diferentes Níveis de Aprendizagem Organizacional. Brazilian Journal of Management / Revista de Administração da UFSM. v.8, n.1, p. 89-102, mar. 2015. Disponível em: DOI: 10.5902/198346597433. Acesso em: 03 dez. 2017 MUNDIM, Ana Paula Freitas. Desenvolvimento de produtos e educação corporativa. São Paulo: Atlas. 2002. MUNK, Luciano; MOREIRA, Carlos Eduardo Rodrigues Moreira, MORREIRA, Wellington; MUNK, Mariana Musetti. Alinhando estratégia e competências em contexto organizacional: Um estudo em uma indústria química. Revista Administração em Diálogo - RAD, [S.l.], v. 14, n. 2, p. 43-75, mai/jun/jul/ago. 2012. ISSN 2178-0080. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/rad/article/view/12806. Acesso em: 03 mar. 2019. doi:https://doi.org/10.20946/rad.v14i2.12806. NOGUEIRA Ronaldo Alves; ODELIUS Catarina Cecília. Aprendizagem: evolução no contexto das teorias organizacionais. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v.5, n.1, p.3-18, 2015. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc. 96 ISSN: 2236-417X. Acesso em: 10 ago. 2017. NUNES, Inácia Maria; ELLER, Amanda Magri; BISPO, Marcelo. de Souza. Aprendizagem organizacional, organização de aprendizagem e gestão do conhecimento: entre laços e nós. Revista Eletrônica Gestão e Serviços v.4, n.1, p. 472-488, Janeiro / Junho 2013 ODELIUS, Catarina Cecília; ABBAD, Gardênia da Silva; RESENDE JUNIOR, Pedro Carlos; SENA, André de Castro; VIANA, Caroline Rodrigues; FREITAS, Tatiana Leão; SANTOS, Tamisia Cristofane Novaes dos. Processos de aprendizagem, competências aprendidas, funcionamento, compartilhamento e armazenagem de conhecimentos em grupos de pesquisa. Cad. EBAPE. BR, Rio de Janeiro v.9, n.1, p.199-220, mar. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679- 39512011000100012&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 02 dez. 2017. PATTON, Michael Quinn. Qualitative evaluation and research methods. Beverly Hills, CA: Sage Publications, Inc., 1990. PEDRO, Wilson José Alves. Gestão de pessoas nas organizações. Revista UNIARA, v.9, n.2, p.81-86, 2005. Disponível em: http://www.uniara.com.br/legado/revistauniara/pdf/17/rev17completa_12.pdf. Acesso em 05 jul. 2018. PERIN, Marcelo Gattermann; SAMPAIO, Cláudio Hoffmann; DUHA, André Hartmann; BITENCOURT, Cláudia Cristina. Processo de aprendizagem organizacional e desempenho empresarial: o caso da indústria eletroeletrônica no Brasil. RAE electron, São Paulo, v.5, n.2, dec. 2006 Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676- 56482006000200005&lng=en&nrm=iso. Acesso em 03 Dez. 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S1676-56482006000200005. PRAHALAD, Coimbatore K. Reexame de Competências. HSM Management, v.17, p. 40- 46, nov/dez, 1999. Disponível em: http://mettodo.com.br/pdf/Reexame%20de%20Competencias.pdf . Acesso em: 17 ago. 2017. PRAHALAD, Coimbatore K; HAMEL, Gary. The Core Competence of the Corporation. Harvard Business Review, v. 68, n. 3, p. 79-91, 1990. Disponível em: https://hbr.org/1990/05/the-core-competence-of-the-corporation. Acesso em: 17 ago. 2017. RAELIN, Joseph A.; COGHLAN, David. Developing Managers as Learners and Researchers: Using Action Learning and Action Research. Journal of Management Education, v. 30, nr. 5, p. 670-689, 2006. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/David_Coghlan/publication/228211091_Developing_Ma nagers_as_Learners_and_Researchers_Using_Action_Learning_and_Action_Research/links/0 0b7d519f2db279db4000000.pdf. Acesso em: 31 mar. 2017 RÉ, César Augusto de; RÉ, Maria Alice. Processos do sistema de Gestão de Pessoas. In BITENCOURT, Cláudia e colaboradores. Gestão contemporânea de pessoas: novas práticas, conceitos tradicionais. Porto Alegre: Bookman, 2010, pp 79-100. REBELO, Teresa.; GOMES, Adelino. Duarte. Is organizational learning culture a good bet? An analysis of its impact on organizational profitability and customer satisfaction, Academia Revista Latinoamericana de Administración, v.30 n.3, p.328- 97 343, 2017. Disponível em <https://doi.org/10.1108/ARLA-10-2015-0275>. Acesso em 20 jan. 2018. RODRIGUES, Martius Vicente; DANTAS, Mario Ribeiro. A implantação de universidades corporativas: uma revisão bibliográfica. Sustainable Business International Journal, v.6 n. 08, p.1-16 2011. Disponível em: http://www.sbijournal.uff.br/index.php/sbijournal/article/view/10. Acesso em: 21 jan. 2018. SANDBERG, Jörgen. Understanding human competence at work: an interpretative approach. Academy of Management Journal, v.43 n.1, p.9-25, 2000. Disponível em: http://dx.doi.org/10.2307/1556383. Acesso em: 22 set. 2017. SCHEIN, Edgar H. Cultura organizacional e Liderança. Tradução Ailton Bomfim Brandão; revisão técnica Humberto Mariotti. São Paulo: Atlas, 2009. SENGE, Peter. A Quinta disciplina: arte e prática da organização de aprendizagem. São Paulo: Best Seller, 2000. SILVA, Anielson Barbosa da. Como os Gerentes Aprendem? São Paulo: Saraiva, 2009. SILVA, Francielle Mollon da; RUAS, Roberto Lima. Competências Coletivas: Considerações Acerca de sua Formação e Desenvolvimento. REAd. Revista Eletrônica de Administração, v. 22, n. 1, p. 252-278, 2016. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/41721/competencias-coletivas--consideracoesacerca- de-sua-formacao-e-desenvolvimento/i/pt-br. Acesso em: 05 out. 2017 SILVA, Gizelli de Jesus da; AGOSTINO, Ícaro Romolo Sousa; SOUSA, Saymon Ricardo de Oliveira; RONCHI Carlos César; OLIVEIRA, Ricardo Daher. Educação corporativa: Uma reflexão sobre a absorção, criação, disseminação e retenção de conhecimentos nas organizações. Revista Espacios. v. 38, n.20, p.36, 2016. Disponível em: https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.0- 85018253765&partnerID=40&md5=3d3ab2667bfcc9b937a9c50276254be1. SILVA, Lucimeiry Batista da; SILVA, Anielson Barbosa da. A Reflexão como mediadora da Aprendizagem gerencial em organizações não governamentais. RAM–Revista Administração Mackenzie, v.12, n.2, p. 55-89, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ram/v12n2/a04v12n2.pdf. Acesso em 10 set. 2017 TONI, Kelly Cristina Wilhelm De; ALVARES, Lillian Maria Araújo de Rezende. Educação Corporativa na perspectiva da Inteligência Organizacional. Informação & Informação, [S.l.], v.21, n.3, p.228-257, abr. 2017. ISSN 1981-8920. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/21728. Acesso em: 03 dez. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n3p228. VALMORBIDA, Sandra Mara Iesbik; ENSSLIN, Sandra Rolim; ENSSLIN, Leonardo. Avaliação de Desempenho e Contabilidade Gerencial: Revisão Integrativa da Literatura para Superar as Dificuldades de Aplicação Prática da Avaliação de Desempenho na Gestão Organizacional. Revista Contabilidade, Gestão e Governança, v. 21 n. 3 p.339-360 set. /dez. 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.21714/1984-3925_2018v21n3a3. Acesso em: 20 jun. 2019 98 VIEIRA, Fábio Henrique Antunes; FRANCISCO, Antônio Carlos de. Etapas da implementação da educação corporativa e seus impactos em empresas brasileiras: um estudo multicaso. Prod., São Paulo, v. 22, n. 2, p. 296-308, abr. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103- 65132012000200010&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 13 fev. 2018. Epub 12-Abr-2012. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132012005000018. VILLARDI, Beatriz Quiroz.; LEITAO, Sérgio Proença. Organizações de Aprendizagem e Mudança Organizacional. RAP-Revista de Administração Pública, v.34, n. 3, p.53-70, maio/jun. 2000.Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/12732/organizacoesde- aprendizagem-e-mudanca-organizacional. Acesso em: 01 de set. 2017 YANG, Baiyin. Identifying valid and reliable measures for dimensions of a learning culture. Advances in Developing Human Resources, n.5, p.152-162, 2003. Disponível em: https://doi-org.ez140.periodicos.capes.gov.br/10.1177/1523422303005002003. Acesso em: 15 jan. 2018. TAKAHASHI, Adriana Roseli Wünsch; FISCHER, André Luiz. Processos de aprendizagem organizacional no desenvolvimento de competências em instituições de ensino superior para a oferta de Cursos Superiores de Tecnologia [CSTS]. RAC - Revista de Administração Contemporânea, v.14, n.5, p.818-835. 2010. TONI, Kelly Cristina Wilhelm; ALVARES, Lillian Maria Araújo de Rezende. Educação Corporativa na perspectiva da Inteligência Organizacional. Informação & Informação, [S.l.], v.21, n.3, p.228-257. 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5433/1981- 8920.2016v21n3p228. Acesso em: WARRICK, Donald D. What leaders need to know about organizational culture. Business Horizons, May-June 2017, v.60, n.3, p.395-404, 2017. WOOD Jr, Thomas; PICARELLI Filho, Vicente. Remuneração estratégica: a nova vantagem competitiva. São Paulo: Atlas, 1999. ZARIFIAN, Philippe. Objetivo competência: por uma nova lógica. São Paulo: Atlas, 2001por
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/70081/2019%20-%20Penellope%20Ramos%20Muylaert.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5828
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2022-07-29T12:06:42Z No. of bitstreams: 1 2019 - Penellope Ramos Muylaert.pdf: 4202946 bytes, checksum: 580b91efaab07087b453800479b2d9ad (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-29T12:06:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Penellope Ramos Muylaert.pdf: 4202946 bytes, checksum: 580b91efaab07087b453800479b2d9ad (MD5) Previous issue date: 2019-05-30eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Penellope Ramos Muylaert.pdf2019 - Penellope Ramos Muylaert4.1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.