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Tipo do documento: Dissertação
Title: Consciência metassintática e relações lógico-discursivas de adversidade, causa, conclusão e finalidade: proposta para o 6º ano do Ensino Fundamental
Other Titles: Metasyntatic consciousness and logical-discursive relations of adversity, cause, completion and purpose: proposal for 6th grader
Authors: Mangabeira Junior, Mario Sérgio
Orientador(a): Ribeiro, Roza Maria Palomanes
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Roza Maria Palomanes
Segundo membro da banca: Martins, Adriana Leitão
Terceiro membro da banca: Roxo, Maria do Rosário
Quarto membro da banca: Pinto, Deise Cristina de Moraes
Quinto membro da banca: Santos, Angela Marina Bravin dos
Keywords: metacognition;meta-language;metasyntactic consciousness;compound sentence;education;metacognição;metalinguagem;consciência metassintática;período composto;ensino
Área(s) do CNPq: Linguística
Idioma: por
Issue Date: 17-Jul-2015
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: MANGABEIRA JUNIOR, Mario Sérgio. Consciência metassintática e relações lógico-discursivas de adversidade, causa, conclusão e finalidade: uma proposta para o 6º ano do Ensino Fundamental. 2015. 146 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2015.
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma discussão sobre o período composto, seu ensino e a produção textual em uma abordagem metassintática. Verificou-se que a maioria dos alunos que chegam ao 6º ano do Ensino Fundamental produz períodos simples justapostos ou períodos compostos que utilizam o conectivo prototípico “e”. Considera-se que o fato da não utilização de construções subordinativas e coordenativas impossibilita a produção textos coerentes e coesos, como a modalidade escrita exige. Diante desse panorama, a Dissertação propõe, através da metodologia da pesquisa-ação (TRIPP, 2005), sessões de intervenção para um grupo de alunos de 6º ano de escola pública do município do Rio de Janeiro. Os discentes realizaram atividades que procuram ajudá-los no aprimoramento da produção de estruturas infra-sentenciais e sentenciais no que tange a articulações de orações. Tais atividades foram elaboradas a partir da perspectiva metalinguística e metassintática no intuito de desenvolver, no aluno, a consciência reflexiva em relação à língua, sua estrutura e seus usos (GOMBERT, 1992,2003; CORRÊA, 2004) bem como os processos utilizados para aprender e avaliar o processo, na perspectiva metacognitiva (FLAVELL, 1979). A partir da análise do pré e pós-teste aplicados no início e no fim da pesquisa, os resultados mostraram uma relativa melhora no desempenho da produção escrita dos alunos no que se refere às construções que estabelecem relações lógico-discursivas de adversidade, causa, conclusão e finalidade. É apontada a necessidade de ampliação das investigações propostas pela pesquisa para a difusão de mais evidências que comprovem a relação entre a consciência metassintática e um melhor desempenho na produção de textos, no que se refere a sua microestrutura.
Abstract: This study aims to present a discussion about compound sentences and how they are taught, as well as about text production in a metasyntactic approach. It was discovered that most students who start the 6th grade of elementary school produce juxtaposed simple sentences or compound sentences using the prototypical connective "and". The fact that subordinate and coordinative constructions are not used is considered to be the reason why it is impossible to produce coherent and cohesive texts, as writing requires. In this conjuncture, the Dissertation proposes, through the action-research methodology (TRIPP, 2005), intervention sessions in a group of public school 6th graders in the municipality of Rio de Janeiro. The students carried out activities which aim to help them improve the production of infra-sentential and sentential structures when it comes clause articulation. Such activities have been prepared from the meta-linguistic and metasyntactic perspective in order to develop student-reflective awareness of the language, its structure and its uses (GOMBERT, 1992,2003; CORREA, 2004) as well as the processes used to learn and evaluate process, metacognitively speaking (FLAVELL, 1979). From the analysis of pre- and post-tests applied at the beginning and end of the study, the results showed a relative improvement in the students „writing performance with regard to constructions that establish logical-discursive relations of adversity, cause, completion and purpose. It pointed out to the need for expansion of the investigation proposed by the research to disseminate more pieces of evidences to support the relationship between metasyntactic awareness and better performance in the production of texts in relation to their microstructure.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15400
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

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