Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15410
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, Thaís de Paiva
dc.date.accessioned2023-12-22T03:17:00Z-
dc.date.available2023-12-22T03:17:00Z-
dc.date.issued2015-12-21
dc.identifier.citationSANTOS, Thaís de Paiva. Desenvolvendo habilidades em crônicas: como alcançar a proficiência leitora de discentes a partir deste gênero? 2015. 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2015.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15410-
dc.description.abstractA dissertação apresenta uma proposta, que tem por objetivo apresentar caminhos para que os alunos da rede pública de ensino, do 9º ano do ensino fundamental, possam tornar-se leitores competentes. Para isso, foi elaborada, a partir do gênero crônica uma sequência didática fundamentada nas teorias de Koch, Adam, Hanks, Marcuschi e Bahktin, na qual buscou-se levar os alunos a ir além da mera decifração do código escrito, buscando pistas nos textos de modo a atingirem a construção de sentidos por meio da leitura. A pesquisa teve um caráter investigativo e intervencionista. Verificou-se a necessidade de desenvolver este trabalho após a observância de resultados obtidos pelos alunos do Colégio Estadual Nephtalina Carvalho Ávila nas avaliações SAERJINHO e SAERJ, em situações que exigiam a demonstração de habilidades de leitura e também pela observação dos resultados a nível do estado do Rio de Janeiro: as habilidades que envolviam leitura eram, de modo geral, as que apresentavam menores percentuais de acertos. Além disso, a leitura é uma espécie de princípio básico junto à escrita para que o discente alcance o domínio de outras habilidades nas mais diversas disciplinas escolares e também para seu desenvolvimento pessoal, seja no mercado de trabalho ou em qualquer situação social que lhe exija uma participação ativa. É por meio dela que se descobre e compreende o mundo interior e o mundo no qual o leitor se insere.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGênero textualpor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectCrônicapor
dc.subjectHabilidadespor
dc.subjectCompetênciaspor
dc.subjectProficiência leitorapor
dc.subjecttextual Gendereng
dc.subjectReadingeng
dc.subjectChroniceng
dc.subjectSkillseng
dc.subjectCompetenceseng
dc.subjectProficient readereng
dc.titleDesenvolvendo habilidades em crônicas: como alcançar a proficiência leitora de discentes a partir deste gênero?por
dc.title.alternativeDeveloping skills in chronicles: How to achieve student reading proficiency of this genre?eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe dissertation presents a proposal, which aims to present ways for students in the public school system, in the 9th grade of elementary school, to become competent readers. In order to do so it was drawn up, from the chronicle genre a didactic sequence based on Koch, Adam, Hanks, Marcuschi and Bahktin’s theories from which we sought to bring students to go beyond the mere deciphering the written code, seeking clues in texts so as to achieve the construction of meaning through reading. The research was investigative and interventionist. There was the need to develop such work after observing results obtained by the students of Nephtalina Carvalho Ávila State College in SAERJINHO and SAERJ assessments in situations requiring the demonstration of reading skills and also by observing the results the state level Rio de Janeiro: the skills involving reading were generally those that had lower percentages of hits. Also, reading is a kind of basic principle with the writing for the student to reach the mastery of other skills in various school subjects and also to their personal development, whether in employment or in any social situation that requires you an active participation. It is through it that you discover and understand the inner world and the world in which the reader is inserted.eng
dc.contributor.advisor1Silva, Gerson Rodrigues da
dc.contributor.advisor1ID017.879.517-82por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0048327365729828por
dc.contributor.referee1Silva, Gerson Rodrigues da
dc.contributor.referee2Rodrigues, Andrea
dc.contributor.referee3Fonseca, Rívia Silveira
dc.creator.ID121.918.127-75por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1542134241166336por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.relation.references-- BIBLIOGRAFIA -- ADAM, Jean- Michel: A linguística textual: iniciação à análise textual dos discursos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008. ARRIGUCCI JÚNIOR, Davi. Enigma e comentário: ensaios sobre literatura e experiência. São Paulo: Companhia das Letras, 1987. BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 6.ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011. BORTONI-RICARDO; MACHADO, V. (Orgs.) Os doze trabalhos de Hércules: do oral para o escrito. São Paulo: Parábola, 2013. BRASIL. MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa - Ensino Fundamental - PCN. Brasília, Secretaria de Educação, 1997. BRAVIN, Angela Marina & PALOMANES, Roza. Práticas de Ensino do Português. São Paulo: Contexto, 2012. CASTRO, Gustavo de & GALEANO, Alex. (Orgs.) Jornalismo e Literatura: A sedução da palavra. São Paulo: Escrituras Editora, 2002. CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2013. COUTINHO, Afrânio. A literatura no Brasil. 3.ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1986. HANKS, W. A língua como prática social – das relações entre língua, cultura e sociedade a partir de Bourdieu e Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2008. INEP. Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): fundamentação teórico- metodológica. Brasília: INEP/MEC, 2005. KARWOSKI, Acir Mário, GAYDECZKA, Beatriz e BRITO, Karim Siebeneicher. (Orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Introdução à linguística textual. São Paulo: Martins Fontes, 2013. KOCH, Ingedore Villaça & ELIAS, Vanda Maria. Ler e Compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2012. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008. MEURER, J.L., BONINI, Adair & MOTTA-ROTH. (Orgs.) Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. MICHAELIS. Dicionário Escolar Língua Portuguesa. São Paulo: Melhoramentos, 2008. MOISÉS, Massaud. A Criação Literária. 3.ed. São Paulo: Melhoramentos, 1970. PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Rio de Janeiro: ARTMED Editora, 1999. PLATÃO, Francisco Savioli & FIORIN, José Luiz. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2007. RIO DE JANEIRO. Secretaria do Estado de Educação. SAERJ – 2012/2013/2014. Revista Pedagógica – Língua Portuguesa – 9º ano do Ensino Fundamental. SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino. Revista Brasileira da Educação. N.11, 1999. SILVA, Vera Maria Tietzmann. Leitura Literária & outras leituras – impasses e alternativas no trabalho do professor. Belo Horizonte: RHJ, 2009. VERÍSSIMO, Luis Fernando. Comédias para se ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. WACHOWICZ, Teresa Cristina. Análise linguística nos gêneros textuais. São Paulo: Saraiva, 2012. -- WEBGRAFIA -- AMOSSY, Ruth. Da noção retórica de ethos à análise do discurso. Disponível em: <http://lojahaggai.com.br/images/sumario/50906.pdf>. Acesso em 03 de dezembro de 2013. ASES, Associação de Escritores de Bragança Paulista. Gêneros Literários – Crônica. Disponível em: <http://www.asesbp.com.br/literatura/cronica.htm>. Acesso em 10 de janeiro de 2015. AZEVEDO, Tânia Maris de e ROWELL, Vania Morales. Problematização e ensino de língua materna. Disponível em: <http://www.maxwell.vrac.puc- rio.br/13938/13938.PDF> Acesso em 10 de julho de 2015. BONAMINO, Alicia, COSCARELLI, Carla e FRANCO, Creso. Avaliação e letramento: concepções de aluno letrado subjacentes ao SAEB e ao PISA. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/%0D/es/v23n81/13933.pdf>. Acesso em 16 de junho de 2015. CAED/UFJF. Informações sobre as avaliações SAERJINHO e SAERJ. Disponível em: < http://www.saerjinho.caedufjf.net/diagnostica/>. Acesso em 05 de junho de 2013. CANDIDO, Antonio. A vida ao rés-do-chão – texto integral. Disponível em: <https://avidaaoresdochao.wordpress.com/versao-integral/>. Acesso em 05 de abril de 2015. CHIAVEGATTO, Valeria Coelho. Introdução à Linguística Cognitiva. Disponível em: <http://www.pgletras.uerj.br/matraga/matraga24/arqs/matraga24a03.pdf>. Acesso em 05 de junho de 2014. DALL’ALBA, Eduardo. A importância da Leitura. Disponível em: <http://ojs.fsg.br/index.php/global/article/viewFile/454/391#page=51> Acesso em 10 de julho de 2015. DELONG, Silvia Regina. As noções de frames e esquemas no processo de leitura compreensiva em espanhol língua estrangeira. Disponível em: <http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/bitstream/handle/1884/4033/Final.pdf;jsessionid=E 9F275A5321617077880B6C9A16A3388?sequence=1> Acesso em 31 de julho de 2014. DOMINGUES, José Juiz, TOSCHI, Nirza Seabra e OLIVEIRA, João Ferreira de. A reforma do Ensino Médio: A nova formulação curricular e a realidade da escola pública. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/es/v21n70/a05v2170.pdf>. Acesso em 16 de junho de 2015. DUQUE, Paulo Henrique e COSTA, Marcos Antônio. A análise construcional do discurso: uma alternativa cognitiva para o estudo dos gêneros discursivos. Disponível em: <http://www.cchla.ufrn.br/visiget/pgs/pt/anais/Artigos/Paulo%20Henrique%20Duque%20(UFRN)%20e%20Marcos%20Antonio%20Costa%20(UFRN).pdf>. Acesso em 05 de agosto de 2014. FERREIRA, Sandra Patrícia Ataíde e DIAS, Maria da Graça Bompastor Borges. A Escola e o Ensino da Leitura. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/pe/v7n1/v7n1a05.pdf> Acesso em 03 de dezembro de 2013. GENTILE, Paola e BENCINI, Roberta. Construindo Competências Entrevista com Philippe Perrenoud, Universidade de Genebra. Disponível em: <http://www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php_main/php_2000/2000_31.h tml>. Acesso em 16 de junho de 2015. GONÇALO, Fabiana da Costa. Referenciação em atividades de leitura com crônicas: uma análise dos livros didáticos do português. Disponível em: <http://www.leonorwerneck.com/media/textos/dissertacao-fabiana.pdf> Acesso em 30 de julho de 2014. KLEIMAN, Angela B. Abordagens da leitura. Disponível em: <http://www.ich.pucminas.br/cespuc/Revistas_Scripta/Scripta14/Conteudo/N14_Part e01_art01.pdf>. Acesso em 11 de outubro de 2013. KLEIMAN, Angela B. Os Estudos de Letramento e a Formação do Professor de Língua Materna. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/ld/v8n3/05.pdf> Acesso em 30 de junho de 2014. LOPES, Alice Casimiro. Competências na organização curricular da reforma do ensino médio. Disponível em: <http://www.senac.br/INFORMATIVO/BTS/273/boltec273a.htm>. Acesso em 16 de junho de 2015. MODESTO, Artarxerxes. Entrevista de Fiorin à revista Letra Magna. Disponível em: <http://www.letramagna.com/fiorin.htm>. Acesso em 05 de agosto de 2014. PERRENOUD, Philippe. Construir competências é virar as costas aos saberes? Disponível em: <http://www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php_main/php_1999/1999_39.ht ml>. Acesso em 16 de junho de 2015. PRIMI, Ricardo, Santos, Acácia A. Angeli dos, VENDRAMINI, Claudette Medeiros, TAXA, Fernanda, MULLER, Franz August, LUKJANENKO, Maria de Fátima e SAMPAIO, Isabel Silva. Competências e Habilidades Cognitivas: Diferentes Definições dos Mesmos Construtos. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v17n2/7875>. Acesso em 16 de junho de 2015. RITTER, Lilian Cristina Buzato. Gênero discursivo crônica: um estudo do contexto de produção. Disponível em: < http://www.ucs.br/ucs/tplSiget/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/textos_autor/arquivos/genero_discursivo_cronica_um_estudo_do_contexto_de_producao.pdf>. Acesso em 20 de julho de 2014. ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. Disponível em: <http://debragancapaulista.educacao.sp.gov.br/SiteAssets/Paginas/Circular/CIRCULA R-12- 2015/SUBS%C3%8DDIOS%20ATPC%20-%20A4%20-%20Letramento%20e%20capacidade%20de%20leitura%20pra%20cidadania%2020 04.pdf>. Acesso em 23 de junho de 2015. SILVA, Adriana da & GOMES, Maria Carmem Aires. Ethos e Estereótipo: Análise da campanha da Kibon. Disponível em: <http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/vertentes/Vertentes_36/adriana_e_maria_carmen.pdf>. Acesso em 03 de dezembro de 2013. SIM-SIM, Inês. A formação para o ensino da leitura. Disponível em: <http://www.casadaleitura.org/portalbeta/bo/documentos/forma_ensino.pdf>. Acesso em 11 de outubro de 2013. SOUZA, Cláudia Mara de. Por que eles não leem? Refletindo sobre as implicações do não- desenvolvimento de habilidades de leitura. Disponível em: <http://www.letrasufmg.br/atelaeotexto/revistatxt4/claudiamara.htm>. Acesso em 10 de outubro de 2013. TEIXEIRA, Claudia de Souza. A referenciação textual numa abordagem cognitiva. Disponível em: <file:///C:/Users/USUARIO/Downloads/28-345-1-PB.pdf> Acesso em 30 de julho de 2014. TONELLI, Regina de Oliveira. A desfronteirização do gênero crônica na comunicação contemporânea. Disponível em: <http://www.livrosgratis.com.br/arquivos_livros/cp023287.pdf>. Acesso em 20 de julho de 2014. TUZINO, Yolanda Maria Muniz. Crônica: uma Intersecção entre Jornalismo e Literatura. Disponível em: <http://bocc.unisinos.br/pag/tuzino-yolanda-uma- interseccao.pdf>. Acesso em 25 de julho de 2014. VERCEZE, Rosa Maria Nechi. Gêneros textuais no processo de ensino- aprendizagem. Disponível em: < http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/volumes/37/EL_V37N2_05.pdf>. Acesso em 20 de julho de 2014.por
dc.subject.cnpqLetraspor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/70603/2015%20-%20Tha%c3%ads%20de%20Paiva%20Santos.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5958
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2022-09-01T19:26:43Z No. of bitstreams: 1 2015 - Thaís de Paiva Santos.pdf: 1892775 bytes, checksum: 7c5410019d5a62832a9fc51e53da2d59 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-01T19:26:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015 - Thaís de Paiva Santos.pdf: 1892775 bytes, checksum: 7c5410019d5a62832a9fc51e53da2d59 (MD5) Previous issue date: 2015-12-21eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Thaís de Paiva Santos.pdf1.85 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.