Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15433
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFerreira, Angela Helena Vieira
dc.date.accessioned2023-12-22T03:17:14Z-
dc.date.available2023-12-22T03:17:14Z-
dc.date.issued2021-04-30
dc.identifier.citationFERREIRA, Angela Helena Vieira. O gênero entrevista de seleção: aperfeiçoando a oralidade na educação de jovens e adultos. 2021.116 f.. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15433-
dc.description.abstractEsta pesquisa propõe uma reflexão acerca da importância de trabalhar a oralidade formal pública, de forma sistemática, com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tradicionalmente, os professores de português tendem a valorizar mais a linguagem escrita que a linguagem oral por questões de prestígio, exigência de produções escritas em concursos, dentre outras instâncias comunicativas. Isso faz com que a oralidade seja pouco trabalhada, sob a alegação de que, na fala, quase tudo é permitido, mas na escrita, não. O ensino da língua oral na escola deve proporcionar ao aluno o acesso ao uso mais formal ou convencional da linguagem, considerando a importância que dominar a palavra pública tem no exercício da cidadania. A partir da experiência docente da professora pesquisadora com alunos da EJA, observando seus anseios e uma considerável vontade de inserção no mercado de trabalho, esta dissertação valoriza o aprimoramento da oralidade formal em sala de aula. Considerando a entrevista de seleção como um gênero que proporciona o ensino de muitas habilidades, ampliando a competência comunicativa e alargando os horizontes do conhecimento, o objetivo geral desta dissertação é aperfeiçoar a oralidade pública formal dos alunos da EJA por meio de atividades sistemáticas, inseridas numa sequência didática, composta por exercícios de multiletramentos com o gênero entrevista de seleção. Os objetivos específicos deste trabalho são: (i) realizar atividades de adequação da fala a situações mais formais, explorando meios linguísticos e não-linguísticos (como a importância da comunicação não verbal por meio da gestualidade e expressões corporais); (ii) explorar as características estruturais, funcionais e estilísticas do gênero entrevista de seleção e, (iii) proporcionar situações comunicativas que se aproximem das práticas reais de uso, com dinâmicas e atividades diversificadas como entrevistas e outras que requeiram a realização da oralidade. A presente pesquisa se apoia nos pressupostos teóricos da sociolinguística interacionista, da pragmática e da linguística textual, reforçando a premissa de que o papel do professor de português é valorizar igualmente fala e escrita dentro das múltiplas possibilidades contextuais de comunicação. A metodologia desta pesquisa está ancorada na abordagem qualitativa, de natureza aplicada. A diagnose ocorreu na Escola Municipal Marechal Pedro Cavalcanti, com a turma 163, do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA), no segmento Peja II, Bloco II, referente ao 9º ano do ensino fundamental. A sequência didática, voltada ao aperfeiçoamento da língua oral, contemplou os seguintes tópicos: uso das formas de tratamento, aplicação de estratégias de polidez e das máximas do Princípio de Cooperação e os critérios de textualidade como informatividade e situacionalidade. Espera-se que os resultados desta pesquisa, oriundos da aplicação da sequência didática proposta, sejam a efetiva melhora da oralidade formal do aluno e a conscientização de que o aprendizado é um processo contínuo e proveitoso em todos os sentidospor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de oralidade. .por
dc.subjectEducação de jovens e adultospor
dc.subjectEntrevista de seleçãopor
dc.subjectOrality teachingeng
dc.subjectYouth and adult educationeng
dc.subjectJob selection intervieweng
dc.titleO gênero entrevista de seleção: aperfeiçoando a oralidade na educação de jovens e adultospor
dc.title.alternativeThe selection interview genre: improving orality in youth and adult educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research proposes a reflection on the importance of working formal public speaking, in a systematic way, with students of Youth and Adult Education (EJA). Traditionally, Portuguese teachers tend to value written language more than oral language for reasons of prestige, demand for written productions in tests, among other communicative instances. This causes the orality to be poorly worked, under the argument that, in speech, almost everything is allowed, but in writing, it is not. The teaching of oral language at school should provide students with access to more formal or conventional use of language, considering the importance that dominating the public word has in the exercise of citizenship. Based on the teaching experience of the researcher teacher with EJA students, observing their expectations and a considerable desire to enter the formal job market, this dissertation values the improvement of formal orality in classroom. This research is based on the theoretical assumptions of interactionist sociolinguistics, pragmatics and textual linguistics, reinforcing the premise that the role of the Portuguese teacher is to equally value speech and writing within the multiple contextual possibilities of communication. Considering the job selection interview as a genre that provides the teaching of many skills, expanding the communicative competence and broadening the horizons of knowledge, the general aim of this dissertation is to improve the formal public orality of EJA students through systematic activities inserted in a didactic sequence by multiliteracy activities with the selection interview genre. The specific purposes of this paper are: (i) to accomplish activities to adapt speech to more formal situations, exploring linguistic and non-linguistic ways (such as the importance of non-verbal communication through gestures and body expressions); (ii) to explore the structural, functional and stylistic characteristics of the job selection interview genre and, (iii) to provide communicative situations approaching actual usage practices, with diversified dynamics and activities such as interviews and others that require orality. The methodology of this research is anchored in the qualitative approach, of an applied nature. The diagnosis took place at the Municipal School Marechal Pedro Cavalcanti, with class 163, from the Youth and Adult Education Program (PEJA), in the PEJA II, Block II segment, referring to the final year (9th) of elementary school. The didactic sequence, aimed at improving the oral language, covered the following topics: use of forms of treatment, use of politeness strategies and the maxims of the Cooperative Principle, standards of textuality such as informativity and situationality. It is expected that the results of this research, originating from the application of the proposed didactic sequence, will be the effective improvement of the student's formal orality and the awareness that learning is a continuous and useful process in all senseseng
dc.contributor.advisor1Pereira, Marli Hermenegilda
dc.contributor.advisor1ID023.527.657-06por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5872540373589107por
dc.contributor.referee1Pereira, Marli Hermenegilda
dc.contributor.referee1ID023.527.657-06por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5872540373589107por
dc.contributor.referee2Silveira, Eliete Figueira Batista da
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-6928-2614por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2171617984971953por
dc.contributor.referee3Roberto, Tania Mikaela Garcia
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-6339-7602por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6443925493118861por
dc.creator.ID082.122.347-03por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6102084840543230por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.relation.referencesANTUNES, Irandé. Textualidade: noções básicas e implicações pedagógicas. São Paulo: Parábola, 2017. ASSUNÇÃO, C.A.A.; MENDONÇA, M.C.C.; DELPHINO, R.M. Pouca ênfase no desenvolvimento da competência oral dos alunos. In: BORTONI-RICARDO, Stella Maris; MACHADO, Veruska Ribeiro (Orgs.). Os doze trabalhos de Hércules: do oral para o escrito. São Paulo: Parábola, 2013. p. 165-177. BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016. BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 6 ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011. BAKHTIN, Mikhail. (Volochínov). Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. M. Lahud; Y. F. Vieira. 12 ed. São Paulo: Hucitec, 2006. BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Nós cheguemu na escola, e agora? Sociolinguística & educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. BRANDÃO, H. Texto, gêneros do discurso e ensino. In: BRANDÃO, H. Gêneros do discurso na escola. 3ed. São Paulo: Cortez, 2002. p. 17-45. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução Nº. 1/2000,de 3 de julho de 2000, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação de Jovens e Adultos. Disponível em http:<//portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pceb011_00.pdf>. Acesso em 20 jan. 2020. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília, DF, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br>. Acesso em 05 fev. 2020. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : 144p. 1997. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf>. Acesso em 05 fev. 2020. BRONCKART, J.-P. Atividades de linguagem, textos e discursos: Por um interacionismo sócio-discursivo. Tradução de A. R. Machado e P. Cunha. São Paulo: EDUC, 1999. BROWN, P.; LEVINSON, S. Politeness: Some universals in language usage. Cambrigde: Cambridge University Press, 1987. CANÇADO, Márcia. Manual de semântica: noções básicas e exercícios. 2 ed. revisada. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. Disponível em 113 <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3375627/mod_resource/content/0/Manual%20de%20sem%C3%A2ntica.pdf>. Acesso em 01 jan. 2021. CASTILHO, Ataliba Teixeira. A língua falada no ensino de português. 8 ed. São Paulo: Contexto, 2018. CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2000. CRESCITELLI, M.C.; REIS, A.S. O ingresso do texto oral em sala de aula. In: ELIAS, V.M. (Org.). Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, escrita e leitura. São Paulo: Contexto, 2018. p. 29-39. CUNHA, C.; CINTRA, L.F.L. Nova gramática do português contemporâneo. 5 ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2008. CUNHA, T.S. Reconhecer a identidade do aluno: fator fundamental para a construção de um currículo em EJA. In: Currículos em EJA: saberes e práticas de educadores. Rio de Janeiro. SESC, Departamento Nacional, 2011. (Educação em rede). p. 108-116. DADOS do censo escolar 2018 sobre a Escola Municipal Pedro Cavalcanti. Disponível em: <https://www.escol.as/181479-escola-municipal-marechal-pedro-cavalcanti>. Acesso em 18 jan. 2020. DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. O oral como texto: como construir um objeto de ensino. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, p. 125-152. DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. (Orgs). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. p. 81-108. FARACO, Carlos Alberto. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola, 2008. FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais. 5 ed. São Paulo: Ática, 1998. FÁVERO, L.L.; ANDRADE, M.L.C.V.O.; AQUINO, Z. Reflexões sobre oralidade e escrita no ensino de língua portuguesa. In: ELIAS, V.M. (Org.). Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, escrita e leitura. São Paulo: Contexto, 2018. p. 13-27. FÁVERO, L.L.; ANDRADE, M.L.C.V.O.; AQUINO, Z.G.O. Perguntas e respostas como mecanismos de coesão e coerência no texto falado. In: CASTILHO, A.T.; BASÍLIO, M. (Orgs.) Gramática do Português Falado. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1996. p. 473-505. FERREYRA, Erasmo Norberto. A linguagem oral na educação de adultos. Porto Alegre: Artmed, 1998. FIORIN, José Luiz. Pragmática. In: FIORIN, José Luiz (Org.) Introdução à linguística II. Princípios de análise. 5 ed. São Paulo: Contexto: 2019. p. 161-185. 114 FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51 ed. São Paulo: Cortez, 2011. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002. GRICE, H. P. Lógica e conversação. In: DASCAL, Marcelo (Org.) Fundamentos Metodológicos da Linguística. Vol. IV. Campinas, 1982. p. 81-103. HADDAD, Sérgio; DI PIERRO, Maria Clara. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação. Mai/Jun/Jul/Ago 2000, nº 14. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a07.pdf>. Acesso em 17 jun. 2020. HECK, Selvino. Paulo Freire Cidadão Brasileiro. In: GADOTTI, Moacir; ABRÃO, Paulo (Orgs.). Paulo Freire anistiado político brasileiro. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire; Brasília: Comissão de Anistia. Ministério da Justiça, 2012, p. 31-34. Disponível em: <http://acervo.paulofreire.org:8080/jspui/bitstream/7891/3628/1/FPF_PTPF_12_096.pdf> Acesso em 09 mar. 2021. HOFFNAGEL, J. C. Entrevista: uma conversa controlada. In: DIONÍSIO, Angela P.; MACHADO, Anna R.; BEZERRA, Maria A. (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. p. 195-208. KOCH, Ingedore G. V. A inter-ação pela linguagem. 11 ed. São Paulo: Contexto, 2018. KOCH, Ingedore G. V. Desvendando os segredos do texto. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2015. KOCH, Ingedore G. V. A coesão textual. 19 ed. São Paulo: Contexto, 2004. KOCH, Ingedore G. V.; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3 ed. São Paulo: Contexto, 2010. KOCH, Ingedore G. V.; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Texto e coerência. 2 ed., São Paulo: Cortez, 1993. LEAL, T.F.; SEAL, A.G.S. Entrevistas: propostas de ensino em livros didáticos. In: LEAL, Telma; GOIS, Siane. (Orgs.). A oralidade na escola: a investigação do trabalho docente como foco de reflexão. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012. p. 83-84. LIMA, A.; BESERRA, N. Sala de aula: espaço também da fala. In: LEAL, Telma; GOIS, Siane. (Orgs.). A oralidade na escola: a investigação do trabalho docente como foco de reflexão. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012. p. 57-72. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 5ed. São Paulo: Atlas, 2003. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2010. 115 MEDINA, Cremilda de Araújo. Entrevista: O diálogo possível. São Paulo: Ática, 1990. MELO, C.T.V.; MARCUSCHI, B.; CAVALCANTE, M.B. Esclarecendo o trabalho com a oralidade: uma proposta didática. In: LEAL, Telma; GOIS, Siane. (Orgs.). A oralidade na escola: a investigação do trabalho docente como foco de reflexão. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012, p. 95-114. MESSIAS, Rozana Aparecida Lopes. Ensino de língua: pressupostos para a consideração de gêneros orais. p. 187 -208. Disponível em: <http://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5703160.pdf>. Acesso em 24 ago. 2019. MOESCHLER, J. Answers to questions about questions and answers. In: Journal of Pragmatics 10, 1986. p. 227-253. MOLLICA, Maria Cecilia; LEAL, Marisa. Letramento em EJA. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. MUCCHIELLI, Roger. A entrevista não-diretiva. São Paulo: Martins Fontes, 1978. OLIVEIRA, Kelly Cristina. O uso de estratégias argumentativas em entrevista de seleção. 2007. (Mestrado em Língua Portuguesa) – Faculdade de Letras, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: <https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-01122009-114755/publico/KELLY_CRISTINA_DE_OLIVEIRA.pdf>. Acesso em 07 mai. 2020. OSIAS, Juliene Paiva de Araújo. Os gêneros orais como objeto de ensino. Revista Eletrônica Temática. Ano VI, n. 08 – p. 1-20, Ago de 2010. Disponível em: <http://www.ufjf.br/projetodeoralidade/files/2018/06/LD-Os-generos-orais-como-objeto-de-ensino-OSIAS-Juliene-Paiva-de-Araujo.pdf>. Acesso em 05 mai. 2020. RIO DE JANEIRO. Documentos norteadores do Peja, Disponível em: <http:// antigo.rioeduca.net> PEJA › Documentos Norteadores do PEJA 2017. Acesso em 20 jan. 2020. SANTOS, Leonor W. Oralidade e escrita nos PCN de Língua Portuguesa. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/viiisenefil/08.html>. Acesso em 24 ago. 2019. SANTOS, Leonor W.; RICHE, Rosa Cuba; TEIXEIRA, Claudia S. Análise e produção de textos. São Paulo: Contexto, 2013. SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. VIANA, A. C. A EJA e o direito à diversidade: por uma valorização da escola da vida. In: Currículos em EJA: saberes e práticas de educadores. Rio de Janeiro. SESC, Departamento Nacional, 2011. (Educação em rede). p. 234-247. WEIL, Pierre; TOMPAKOW, Roland. O corpo fala: a linguagem silenciosa da comunicação não verbal. 74 ed. Petrópolis: Vozes, 2015.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/72531/2021%20-%20Angela%20Helena%20Vieira%20Ferreira.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6419
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2023-03-14T15:34:35Z No. of bitstreams: 1 2021 - Angela Helena Vieira Ferreira.pdf: 1656813 bytes, checksum: 81a8648015dc270db6f6c6116e7e6f66 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-14T15:34:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021 - Angela Helena Vieira Ferreira.pdf: 1656813 bytes, checksum: 81a8648015dc270db6f6c6116e7e6f66 (MD5) Previous issue date: 2021-04-30eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021 - Angela Helena Vieira Ferreira.pdf2021 - Angela Helena Vieira Ferreira1.62 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.