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dc.contributor.authorSilva, Fábio Braga Souza da
dc.date.accessioned2023-12-22T03:17:47Z-
dc.date.available2023-12-22T03:17:47Z-
dc.date.issued2018-04-18
dc.identifier.citationSILVA, Fábio Braga Souza da. Da subjetividade à reflexão crítica: leitura de vidas secas no ensino fundamental. 2018. 117f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15466-
dc.description.abstractNo ensino fundamental, o aluno costuma ter contato com o texto literário através de contos, poemas e fragmentos de romances ou peças teatrais. Porém, nas escolas públicas, a leitura completa de obras canônicas não é tão comum. Esta pesquisa tem como propósito questionar as razões de não ser frequente a leitura de romances abonados pela crítica literária nessa etapa da educação básica, bem como possibilitar como resultado dessa leitura a coexistência entre análises subjetivas e literárias propostas pelos alunos-leitores, mostrando que o diálogo entre essas diferentes leituras pode servir de andaime para que se alcancem leituras cada vez mais reflexivas. Outra intenção deste trabalho é criar mecanismos para que o propósito da avaliação de produção textual da rede municipal do Rio de Janeiro seja alcançado, pois a pesquisa feita com professores dessa rede indica que as práticas que envolvem essa avaliação têm provocado apenas o tangenciamento de algumas de suas propostas. Para alcançar os objetivos citados, foi empreendida a leitura do romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos. A escolha desse livro se deve ao fato de ele abrigar críticas sociais que atravessam tempo e espaço, tornando-o atual e necessário à compreensão da realidade brasileira. Além da ideologia subjacente à sua produção, interessa à pesquisa a composição estilística do livro cuja estrutura poderá ajudar o aluno a organizar seu pensamento. Paralelamente à leitura, ocorreram debates coletivos como forma de oportunizar o aparecimento e aperfeiçoamento dos níveis de leitura mencionados acima. Ao final das atividades de leitura e debate, os alunos produziram dois textos com enfoques diferentes e através deles é possível perceber que a proposta defendida nesta pesquisa é viável e passível de extensão aos currículos dos alunos de nono ano do ensino fundamental. E, para o embasamento teórico, a pesquisa se apoia em leituras de Annie Rouxel, Antonio Candido, Alfredo Bosi, Beatriz Sarlo, Michèle Petit, Rildo Cosson e Tereza Colomer.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeitura literáriapor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectFormação do leitorpor
dc.subjectVidas Secaspor
dc.subjectLiterary readingeng
dc.subjectElementary educationeng
dc.subjectReader formationeng
dc.subjectVidas Secaseng
dc.titleDa subjetividade à reflexão crítica: leitura de vidas secas no ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeFrom subjectivity to critical reflection: reading vidas secas in elementary schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherIn elementary school, the student usually has contact with the literary text through tales, poems and fragments of novels or plays. However, in the public school, the full reading of canonical works is not so common. This research aims to question the reasons for that the reading of novels accredited by literary critics is not frequent in this stage of basic education, as well as to enable, as a result of this reading, the coexistence between subjective and literary analyzes proposed by student-readers, showing that the dialogue between these different readings can serve as scaffolding to reach ever more reflective readings. Another intention of this work is to create mechanisms so that the purpose of the textual production evaluation of the municipal network of Rio de Janeiro is reached, since the research done with teachers of this network indicates that the practices that involve this evaluation have only provoked the tangency of some of its proposals. In order to reach the objectives mentioned, the reading of the novel Vidas Secas, by Graciliano Ramos, was undertaken. The choice of this book is due to the fact that it shelters social criticism that crosses time and space, making it current and necessary to an understanding of the brazilian reality. In addition to the ideology underlying its production, it interests the research the stylistic composition of the book, because we believe that its organization can help the student in its turn to organize his thinking. Parallel to the reading, there were collective debates as a way of opportunizing the appearance and improvement of the reading levels mentioned above. At the end of the reading and debate activities, the students produced two texts with different approaches and through them it is possible to perceive that the proposal defended in this research is not only feasible but could be extended to the curriculum of the ninth grade students of the elementary school. And, for the theorethical basis, the reserch relies on Annie Rouxel, Antonio Candido, Alfredo Bosi, Beatriz Sarlo, Michèle Petit, Rildo Cosson and Tereza Colomereng
dc.contributor.advisor1Pasche, Marcos Estevão Gomes
dc.contributor.advisor1ID097.197.867.01por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1462493361956902por
dc.contributor.referee1Pasche, Marcos Estevão Gomes
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1462493361956902por
dc.contributor.referee2Dias, Ana Crelia Penha
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3509210486494683por
dc.contributor.referee3Navarro, Roberto José Bozzetti
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6052065369706418por
dc.creator.ID075.510.347-57por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8164328025898758por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2021-11-10T13:28:50Z No. of bitstreams: 1 2018 - Fábio Braga Souza da Silva.pdf: 6176045 bytes, checksum: 63b6ce1da9c64402bdd5e400bf7e466f (MD5)eng
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