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dc.contributor.authorRuffato, Dionélia dos Santos
dc.date.accessioned2023-12-22T03:17:50Z-
dc.date.available2023-12-22T03:17:50Z-
dc.date.issued2019-10-30
dc.identifier.citationRUFFATO, Dionélia dos Santos. O uso de estratégias metacognitivas no ensino de escrita de opinião em turma de nono ano. 2019. 186 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15470-
dc.description.abstractO ensino da escrita argumentativa nos anos finais do Ensino Fundamental tem sido um desafio para os professores de Língua Portuguesa por envolver competências complexas. Desenvolver nos alunos as habilidades necessárias à escrita de textos que exigem posicionamento e defesa do ponto de vista, por meio de argumentos válidos, requer o uso de estratégias pedagógicas adequadas. Nesse contexto, baseada nas teorias metacognitivas, em especial nos estudos do pesquisador John Flavell (1970), a presente pesquisa tem como objetivo levar os alunos a desenvolverem a argumentação escrita a partir de atividades que os possibilitem a ter consciência do próprio processo de aprendizagem. Para isso, foi elaborada uma mediação didática em etapas que se propôs, partindo de atividades orais para as de escrita, a estimular a argumentação. A análise do resultado desta pesquisa foi feita comparando os textos produzidos na etapa de atividades de escrita ao texto produzido na avaliação diagnóstica, a fim de verificar se os objetivos específicos relacionados às habilidades necessárias à escrita argumentativa foram alcançados. Os resultados obtidos demonstram que as estratégias usadas nas atividades foram aplicadas por boa parte dos alunos em suas produções textuais.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscrita argumentativapor
dc.subjectMetacogniçãopor
dc.subjectTexto de opiniãopor
dc.subjectArgumentative writingeng
dc.subjectMetacognitioneng
dc.subjectOpinion texteng
dc.titleO uso de estratégias metacognitivas no ensino de escrita de opinião em turma de nono ano.por
dc.title.alternativeThe use of metacognitive strategies in teaching written opinion in a ninth grade class.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe teaching of argumentative writing in the final years of elementary school has been a challenge for Portuguese language teachers because it involves complex skills. Developing in students the skills necessary for writing texts that require positioning and defense of the point of view, through valid arguments, requires the use of appropriate pedagogical strategies. In this context, based on metacognitive theories, especially in the studies of researcher John Flavell, this research aims to lead students to develop written argumentation from activities that enable them to be aware of their own learning process. For this, a didactic mediation was elaborated in stages that proposed, starting from oral activities to those of writing, to stimulate the argumentation. Analysis of the result of this research was made by comparing the texts produced in the writing activities stage to the text produced in the diagnostic evaluation, in order to verify if the specific objectives related to the skills needed for argumentative writing were achieved. The results show that the strategies used in the activities were applied by most students in their textual productions.eng
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Roza Maria Palomanes
dc.contributor.advisor1ID807.960.287-53por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5459279679649835por
dc.contributor.referee1Ribeiro, Roza Maria Palomanes
dc.contributor.referee1ID807.960.287-53por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5459279679649835por
dc.contributor.referee2Pinto, Deise Cristina de Moares
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-5781-4852por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2271807321052820por
dc.contributor.referee3Santos, Angela Marina Bravin dos
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2154959414977382por
dc.creator.ID10205652-0por
dc.creator.ID044.521.657-37por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3210217172311421por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
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dc.subject.cnpqLetraspor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
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dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5750
dc.originais.provenanceSubmitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2022-06-08T16:45:12Z No. of bitstreams: 1 2019 - Dionélia dos Santos Ruffato.pdf: 22348020 bytes, checksum: 50f4fb028e3925a5d61a541bb8b6cdf6 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-08T16:45:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Dionélia dos Santos Ruffato.pdf: 22348020 bytes, checksum: 50f4fb028e3925a5d61a541bb8b6cdf6 (MD5) Previous issue date: 2019-10-30eng
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