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dc.contributor.authorOliveira, Karina Bonisoni de
dc.date.accessioned2023-12-22T03:17:59Z-
dc.date.available2023-12-22T03:17:59Z-
dc.date.issued2020-09-09
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Karina Bonisoni de. Cognição e Metacognição no aperfeiçoamento da ortografia e da pontuação por meio da reescrita de crônicas. 2020. 146 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15483-
dc.description.abstractEsta pesquisa visa, principalmente, à análise das maneiras pelas quais a reescrita interfere na proficiência escritora de alunos do nono ano do Ensino Fundamental no que se refere ao uso da Ortografia e da Pontuação. Nesta dissertação, também é apresentada uma investigação sobre o uso de estratégias cognitivas e metacognitivas durante os momentos de reescrita após as intervenções escritas feitas pela professora-pesquisadora nos textos dos alunos. Para tal, as intervenções focaram-se essencialmente nos desvios quanto à pontuação e à ortografia. Os autores Kato (1999), Gomes-Santos (2010), (Fiad e Mayrink-Sabinson, 1991), Ribeiro (2003), Jou e Sperb (2006), Gerhardt (2016), De Lucia e Hocevar (2008), Serafini (1995), Ruiz (2015) e Menegassi (2001), Geraldi (1997 e 2011) dentre outros, embasam os referenciais teóricos desta pesquisa. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (1998), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2018) e o Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro (2012) são os documentos oficiais de que esta pesquisa se disponibilizou para estabelecer as diretrizes do trabalho. Concluiu-se que, por meio do trabalho com a reescrita, é possível: promover o contato do aluno com seu próprio texto; oportunizar ao aluno momentos de metacognição; avaliar a necessidade dos alunos quanto aos conteúdos que ainda precisam ser mais bem explorados; personalizar as intervenções. A realização da pesquisa permitiu, ademais, que a autora deste trabalho pudesse autoavaliar-se enquanto educadora, professora de língua materna e pesquisadora.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectReescritapor
dc.subjectCrônicapor
dc.subjectPontuaçãopor
dc.subjectOrtografiapor
dc.subjectCogniçãopor
dc.subjectMetacogniçãopor
dc.subjectRewritingeng
dc.subjectChroniceng
dc.subjectPunctuationeng
dc.subjectOrthographyeng
dc.subjectCognitioneng
dc.subjectMetacognitioneng
dc.titleCognição e Metacognição no aperfeiçoamento da ortografia e da pontuação por meio da reescrita de crônicaspor
dc.title.alternativeCognition and Metacognition in improving spelling and punctuation by rewriting chronicleseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research aims mainly at analyzing the ways in which rewriting interferes with the writing proficiency of students in the ninth grade of elementary school with regard to the use of spelling and punctuation. In this dissertation, an investigation about the use of cognitive and metacognitive strategies during the moments of rewriting after the written interventions made by the teacher-researcher in the students' texts is also presented. To this end, the interventions focused essentially on deviations in terms of punctuation and spelling. The authors Kato (1999), Gomes-Santos (2010), (Fiad and Mayrink-Sabinson, 1991), Ribeiro (2003), Jou and Sperb (2006), Gerhardt (2016), De Lucia and Hocevar (2008), Serafini (1995), Ruiz (2015) and Menegassi (2001), Geraldi (1997 and 2011) among others, support the theoretical frameworks of this research. The National Curriculum Parameters (PCN) (1998), the National Common Curricular Base (BNCC) (2018) and the Minimum Curriculum of the State of Rio de Janeiro (2012) are the official documents that this research has made available to establish the guidelines of the work. It was concluded that, through the work with the rewriting, it is possible to: promote the student's contact with his own text; provide the student with moments of metacognition; assess students' need for content that still needs to be further explored; customize interventions. In addition, the research allowed the author of this work to evaluate herself as an educator, mother tongue teacher and researcher.eng
dc.contributor.advisor1Roberto, Tania Mikaela Garcia
dc.contributor.advisor1ID826.254.509-59por
dc.contributor.referee1Roberto, Tania Mikaela Garcia
dc.contributor.referee2Magela, Ana Flávia Lopes
dc.contributor.referee3Freire, Gilson Costa
dc.creator.ID059.236.007-57por
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-7048-1127por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6593888843624266por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
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dc.subject.cnpqLinguísticapor
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