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Tipo do documento: Dissertação
Title: Trilha didática para o uso do aí no Ensino Fundamental: oralidade>escrita>oralidade
Other Titles: Didatic trail for the use of aí in middle grade: orality>writing>orality
Authors: Farias, Eliane de Melo
Orientador(a): Santos, Angela Marina Bravin dos
Primeiro membro da banca: Santos, Angela Marina Bravin dos
Segundo membro da banca: Rodrigues, Fernanda Costa Demier
Terceiro membro da banca: Ribeiro, Roza Maria Palomanes
Keywords: Usos do aí;contínuos de oralidade-letramento;normas linguísticas;aprendizagem colaborativa;uses of the aí;orality-literacy continuums;linguistic norms;collaborative learning
Área(s) do CNPq: Letras
Idioma: por
Issue Date: 12-Nov-2021
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: FARIAS, Eliane de Melo. Trilha didática para o uso do aí no Ensino Fundamental: oralidade>escrita>oralidade. 2021. 111 F. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2021.
Abstract: Esta dissertação apresenta os fundamentos teóricos e metodológicos de um circuito didático, a que denominamos trilha, para estudo e uso da palavra aí no Ensino Fundamental. Estudos linguísticos (MARTELOTTA, 1993, 1996; TAVARES, 2001, 2009) demonstram a gramaticalização dessa palavra em construções presentes na oralidade. Na escola, o aluno geralmente conhece o uso do aí com base apenas na descrição das gramáticas normativas, que o inserem na classe dos advérbios, considerando-o um circunstancial de lugar. Em seus textos escritos, entretanto, com base em experiências informais de correção de redações escolares, observamos a veiculação de vários sentidos e funções dessa palavra. O objetivo principal deste trabalho é justamente contribuir para o uso consciente de aí pelos alunos do Ensino Fundamental, relacionando aspectos da oralidade e escrita do português como língua materna. Como objetivos específicos, tem-se: 1) articular propostas de atividades didáticas a partir da interface oralidade, letramentos, normas linguísticas e aprendizagem colaborativa/ativa. 2) inserir as atividades em etapas da trilha de acordo com a afinidade entre elas. 3) refletir sobre a eficácia dessas atividades. 4) promover estratégias de oralidade por meio sonoro e gráfico. 5) promover estratégias de escrita por meio sonoro e gráfico. Partimos da hipótese de que ocorre a influência de traços da oralidade, como a repetição, nos textos escritos. Para estudo e uso desse item lexical no citado nível de escolaridade, propõe-se a criação de uma trilha didática com base na associação entre duas abordagens de aprendizagem: a colaborativa (TORRES e IRALA, 2014, BEHRENS, 2004) e a metodologia ativa (MORÁN, 2015) de modo que o estudante entre em contato com as várias possibilidades de uso dessa palavra e aprenda a usá-la em contextos de oralidade e escrita, considerando o interlocutor dos textos. Para tanto, as atividades são fundamentadas com base na noção de contínuo, tanto de oralidade-letramento (BORTONI-RICARDO, 2004, 2005) quanto de normas e letramentos (BRAVIN DOS SANTOS, 2018) e de gêneros textuais (MARCUSCHI, 2001). Como principal gênero discursivo a direcionar a trilha foi escolhida a fanfic, ficção de fãs, gênero que favorece a interface entre contínuos, letramentos, normas linguísticas e aprendizagem colaborativa. Infelizmente, em consequência das restrições sanitárias por conta da pandemia de Covid-19, não foi possível, ainda, caminhar na trilha. Não havendo, portanto, condições, por um lado, de alcançarmos resultados, positivos ou negativos, quanto ao desenvolvimento das atividades pelos alunos. Por outro, consideramos o processo simultâneo de construção e reflexão da trilha como resultado positivo, porque propiciou a descoberta de fenômenos importantes para o trabalho escolar no Ensino Fundamental no que diz respeito à referida interface.
Abstract: This essay presents the theoretical and methodological fundaments of a didactic circuit, to which we call trail, for the study and use of the word “aí” in the 7° year of middle school. Linguistic studies (TAVARES, 2001, 2009) show the grammatization of this word in constructs present in the orality. In school, the student usually knows the use of the aí based solely on the description of normative grammars, which assorts it in the adverb classification, considering it a location circumstantial. On its written texts, however, based on informal experience on grading of school essays, it is observed the circulation of various meanings and functions of that word. The main objective of this work is precisely that of contribute to the conscious use of the Aí by the students from the 7º year of the middle school, relating aspects from orality and writing from the Portuguese as native language. As specific objectives, it’s appointed; 1) To articulate didactic activity proposals taking from the orality interface, literacy, linguistic norms and collaborative/active learning. 2) To insert the activities in stages of the trail according to the affinity between them. 3) To ponder about the efficacy of said activities. 4) To promote orality strategies by sonorous and graphical means. 5) To promote writing strategies by sonorous and graphical means. Taking it from the hypothesis that occurs influence from traces of orality, such as the repetition, in written texts. For the study and usage of that lexical item in the aforementioned eduction level. It is proposed the creation of a didactic circuit based on the association between two learning approaches: the collaborative (TORRES e IRALA, 2014, BEHRENS, 2004) and the active methodology (MORÁN, 2015) such that the student get in contact with the various possibilities of use of that word and learn to use it in contexts of orality and writing, taking in account the text’s interlocutor. To that end, the activities shall be grounded based in the notion of the continuum, of the orality-literacy (BORTONI-RICARDO, 2004, 2005) as much as norms and literacy (BRAVIN DOS SANTOS, 2018) and of textual genders (MARCUSCHI, 2001). The fanfic, fan fiction, has been chosen as the main discursive gender to direct the trail, such gender favors the interface between continuums, literacy, linguistic norms and collaborative learning. Unfortunately as a consequence of the sanitary restrictions due to the Covid-19 pandemic, it wasn’t possible, yet, to run the trail course. Therefore on one hand lacking conditions to obtain neither positive results nor negative ones, with regards to the development of the activities by the students. On the other hand, we’ve considered the simultaneous trail construction and reflection process as positive result, as it allowed for the discovery of important phenomena to the school work in middle grade concerning the aforementioned interface.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15484
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

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