Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15487
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSouza, Josiane Bastos de
dc.date.accessioned2023-12-22T03:18:02Z-
dc.date.available2023-12-22T03:18:02Z-
dc.date.issued2020-06-25
dc.identifier.citationSOUZA. Josiane Bastos de. Cognição e compreensão leitora com perguntas inferenciais. 2020. 138 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15487-
dc.description.abstractEsta dissertação é um trabalho com aporte teórico na área das Ciências da Cognição, na linha de pesquisa em Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas e busca, por meio de natureza qualitativa (DENZIN; LINCON, 2006), com metodologia qualitativa e interpretativa, com observação participante da pesquisadora (BRYMAN, 2001), tendo como objetivo geral conhecer como os aprendizes realizam integrações conceptuais de Alto Nível Inferencial e Reflevivo Global (APLLEGATE, M.; QUINN K. B. E APPLEGATE, A., 2002), em situações didáticas de compreensão leitora (VARGAS, 2012; GERHARDT, 2009, 2015, 2019; GERHARDT; VARGAS, 2010). Para tanto, elaborou-se um Teste-Diagnóstico de compreensão leitora com perguntas inferenciais (TDCL.inf.), considerando o estabelecimento de inferenciais de Alto nível e Reflexivo global que demandam a integração conceptual de frames e informações intratextuais, possibilitando a construção de sentidos de diversos olhares e impressões a respeito do mundo (DUQUE, 2015; VARGAS, 2013). A análise da investigação científica baseia-se nos corpora que se configuram pelas respostas dos aprendizes do 9º ano de ensino Fundamental de uma escola pública municipal do Rio de Janeiro. Na relação da análise com os aportes teóricos, entende-se que a compreensão leitora é uma prática social e pedagógica por excelência no processo de ensino-aprendizado (STENBERG, 2008; VARGAS, 2018; MARTINS, 2013; SPINILLO, 2008; GERHARDT, 2014; COLOMBER; CAMPS, 2002) em termos de figurar a cognição como corporificada a fatores da ordem do social, cultura, subjetivo e interacional (DUQUE, 2015; VARGAS, 2017, 2015, 2013). Esta pesquisa pretendeu trazer significativas contribuições no que diz respeito à compreensão do texto como processo constitutivo à cognição humana na sua integralidade e no espaço escolar.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectcogniçãopor
dc.subjectcompreensão leitorapor
dc.subjectframespor
dc.subjectinferênciaspor
dc.subjectintegração conceptualpor
dc.subjectcognitionpor
dc.subjectreading comprehensionpor
dc.subjectframes, inferencespor
dc.subjectconceptual integrationspor
dc.titleCognição e compreensão leitora com perguntas inferenciaispor
dc.title.alternativeCognition and reading comprehension with inferential questionseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis dissertation is a work with theoretical contribution in the area of Cognition Sciences, in the line of research in Reading and Textual Production: social diversity and practices and search, through qualitative nature (DENZIN; LINCON, 2006), with qualitative and interpretative methodology, with participant observation of the researcher (BRYMAN, 2001), having as general objective to know how the apprentices perform conceptual integrations of High Inferential Level and Global Reflevivo (APLLEGATE, M.QUINN K. B. AND APPLEGATE, A.., 2002), in didactic situations of reading comprehension (VARGAS, 2012; GERHARDT, 2009, 2015, 2019; GERHARDT; VARGAS, 2010). For this purpose, a Diagnostic Test of reading comprehension with inferential questions (TDCL.inf.) was elaborated, considering the establishment of high level inferentials and global Reflexibility that demand the conceptual integration of frames and intratextual information, enabling the construction of senses from different perspectives and impressions about the world (DUQUE, 2015; VARGAS, 2013). The analysis of scientific research is based on the corpora that are shaped by the responses of the 9th grade apprentices of a municipal public school in Rio de Janeiro. In the relationship between analysis and theoretical contributions, it is understood that reading comprehension is a social and pedagogical practice par excellence in the teaching-learning process (STENBERG, 2008; VARGAS, 2018; MARTINS, 2013; SPINILLO, 2008; GERHARDT, 2014; COLOMBER; CAMPS, 2002) in terms of figuring cognition as embodied in factors of the social, cultural, subjective and inter-national order (DUQUE, 2015; VARGAS, 2017, 2015, 2013). This research aimed to bring significant contributions in terms of understanding the text as a constitutive process to human cognition in its entirety and in the school space.eng
dc.contributor.advisor1Roxo, Maria do Rosário da Silva
dc.contributor.advisor1ID677.965.247-49por
dc.contributor.referee1Roxo, Maria do Rosário da Silva
dc.contributor.referee2Gerhardt, Ana Flávia Lopes Magela
dc.contributor.referee3Costa, Wagner Alexandre dos Santos
dc.creator.ID082.832.937-02por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4017540483904474por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.relation.referencesAPPLEGATE, M. D.; QUINN, K. B.; APPLEGATE, A. J. Levels of thinking required by comprehension questions in informal reading inventories. In The Reading Teacher, v.56, n.2, p. 174-180. New Jersey: Wiley. Oct 2002. ARROJO, R. (Org.) (1992) O signo desconstruído: implicações para a tradução, a leitura e o ensino. Campinas: Pontes. ARROJO, R., & Rajagopalan, K. (1992). A noção de literalidade: metáfora primordial. In Arrojo, R. (org.), p. 47-55. 1992. BRASIL.MEC.CONSED.UNDIME. Base Nacional Comum Curricular. MEC. Terceira versão. MEC/Consed/Undime/MPB, março de 2017, 396p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-PDF&Itemid=30192. Acesso em 24.04.2019. BRASIL. Ministério da Educação. PDE: Plano de Desenvolvimento da Educação : SAEB : ensino médio : matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília : MEC, SEB; Inep, 2008. 127 p. : il. 1. Avaliação da educação básica. 2. Ensino médio. 3. Língua portuguesa. 4. Matemática. I. Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. II. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. III. Título. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa/ Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. – 3.ed. – Brasília: A Secretaria, 2001, p.144.: il,; 16x23cm BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. p. 106. BRYMAN, A. Ethnography. Volume 4: Ethnography. Fieldwork Practice.Thousand Oaks, London: Sage. 2001. CORACINI, Maria José. Heterogeneidade e leitura na aula de língua materna. In CORACINI; PEREIRA (Orgs.) Discurso e Sociedade: Práticas em Análise do Discurso. Pelotas: EDUCAT, 2001 p. 137 – 154 CORACINI, Maria José, Leitura: decodificação, processo discursivo...? in CORACINI. (Org.) O jogo discursivo na aula de leitura. Campinas: Pontes, 2010. COLOMER, Teresa.; CAMPS, Anna. Ensinar a ler, ensinar a compreender. Tradução de: MURAD, Fátima.1ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2002. DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: ____________. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2006, cap.1 p. 15-41. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9552/6316>. Acesso em: 24 mar. 2020. doi:https://doi.org/10.26673/tes.v7i0.9552. DERRIDA, J. (1981). Glas. Paris: Édition Denöel/Gonthier DUQUE, Paulo Henrique e COSTA, Marcos Antonio. Cognitivismo, corporalidade e construções: novas perspectivas nos estudos da linguagem. Dossiê: Linguagens em diálogo. Cadernos de Letras da UFF. n. 42, 2011. DUQUE, Paulo H.; COSTA, Marcos A. Identidade, integração e imaginação: investigando a literatura fantástica. In: CONGRESSO LINGUÍSTICA E COGNIÇÃO, 5., 2012, Florianópolis. Anais..., 2012a. v. 1. p. 109-114. DUQUE, Paulo H.; COSTA, Marcos A. Linguística Cognitiva: em busca de uma arquitetura de linguagem compatível com modelos de armazenamento e categorização de experiências. 1. ed. Natal: Editora da UFRN, 2012b. v. 300. 218 p. DUQUE, Paulo Henrique. Por uma abordagem ecológica da linguagem. Pontos de Interrogação. Revista do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural. Universidade do Estado da Bahia (UNEB). v. 5, n. 1, jan./jul. 2015. DUQUE, Paulo Henrique. Discurso e Cognição: uma abordagem baseada em frames. Revista da ANPOLL, v. 1, n. 39, p. 25-48, 2015a. DUQUE, Paulo Henrique. Por uma abordagem ecológica da linguagem. UNEB: Pontos de Interrogação, v. 5, n. 1, jan. /jul., 2015b. DUQUE, Paulo Henrique. De perceptos a frames: cognição ecológica e linguagem Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor Associado do Departamento de Letras e do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem. SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 21, n. 41, p. 21-45, 1º sem. 2017. FAUCONNIER, Gilles & TURNER, Mark. 2002. The way we think: conceptual blending and the mind’s hidden complexities. New York: Basic Books. FAUCONNIER, Giles; TURNER, Mark. Blending as a central process of grammar. In: GOLDBERG, Adele. (Org.). Conceptual structure, discourse and language. p. 113-130. Stanford: CSLI, 1996. FERREIRA, S. P. A.; DIAS, M. G. B. B. A leitura, a produção de sentidos e o processo inferencial. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 9, n. 3, p. 439-448, set./dez. 2004. FREITAS, M. T. Bakhtin e a psicologia. In: FARACO, C.A. et al. Diálogos com Bakhtin. Curitiba: Editora da UFPR, 1996, p. 165-187. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 54º ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. São Paulo: Paz e Terra, 2000. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. Coleção polêmicas do nosso tempo; 4. FILLMORE, Charles. Topics in Lexical Semantics. In: COLE, R. (ed.). Current Issues in Linguistic Theory. Bloomington: Indiana University Press, 1977. FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 21 ed. Tradução Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 2005(b). FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. 7.ed. Tradução Luiz F. B. Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006. GERHARDT, Heinz Peter. Educação libertadora e globalização. In: A pedagogia da libertação em Paulo Freire. São Paulo: Unesp, 2001. GERHARDT, A. F. L. M. UMA VISÃO SOCIOCOGNITIVA DA AVALIAÇÃO EM TEXTOS ESCOLARES. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 97, p. 1181-1203, set./dez. 2006. Acesso em 26/01/2020. GERHARDT, A. F. L.M; ALBUQUERQUE, C. F. ; SILVA. I.S.S. A cognição situada e o conhecimento prévio em leitura. Revista Ciências & Cognição.v.14 n.2: 074-091. Disponível em: <http://www.cienciasecognicao.org> Submetido em 28/05/2009 | Aceito em 20/07/2009ISSN 1806-5821 – Publicado on line em 31/06/ 2009. Acesso em 26/01/2020. GERHARDT, A. F. L. M. Integração conceptual, formação de conceitos e aprendizado. Revista Brasileira de Educação. Rio de janeiro, v. 15, n. 44, p. 247-263, maio/ago, 2010. GERHARDT, A.F.L.M.; VARGAS, D.S. A pesquisa em cognição e as atividades escolares de leitura. Trabalho em Linguística Aplicada, v.49, p. 145-166, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-18132010000100011. Acesso em 20/03/2020. GERHARDT, A. F. L. M. (Org.) Ensino-aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada. Campinas, São Paulo: Pontes Editores, 2013. GERHARDT, A. F. L. M. Comprometimento conjunto, normatividade e situatividade entre os muros da escola. Educação e Realidade, 2014. GERHARDT, A. F. L.M. Ensino da Gramática e desenvolvimento metacognitivo: teorias, reflexões e exercícios. Campinas: Pontes, 2017ª. GERHARDT, Ana Flávia Lopes Magela. Ensino de gramática e desenvolvimento metalinguístico: teorias, reflexões e exercícios. Campinas, São Paulo: Pontes Editores, 2ª ed, 2017. GERHARDT, A. F. L. M. Integração conceptual, formação de conceitos e aprendizado. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 15, n. 44, p. 247-263, Aug. 201Available. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141324782010000200004&lg=en&nrm=iso>. access on 08 Feb. 2020. http://dx.doi.org/10.1590/S1413 24782010000200004. Acesso em: 20/03/2020. GERHARDT, Ana Flávia Lopes Magela; AMORIM, Marcel Alvaro de, (orgs). A BNCC e o ensino de línguas e literaturas. Campinas, São Paulo: Pontes Editores, 2019. GODOY, A. S. Refletindo sobre critérios de qualidade da pesquisa qualitativa. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, v. 3, n. 2, p. 81-89, mai./ago. 2005. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/gestaoorg/article/view/21573 . Acesso em 20/03/2020. HODGES, L. V. dos S. D. & NOBRE, A. P. M. C. O uso de estratégias metacognitivas como suporte à compreensão leitora. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v.6.n.2.p.476-490, Nov. 2012. Disponível em: htpp//: www.reveduc.ufscar.br. Acesso em 21/09/2018. KOCK, I. G. V. Atividades e estratégias de processamento textual. In: KOCK, I. G. V.; BARROS, K. S. M. (Org.). Tópicos em linguística de texto e análise da conversação. Natal: Editora da UFRN, 1997. p. 139-146. KOCH, I. G. V.; ELIAS, V. M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2011. KOCK, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2012. LAKOFF, George. The Political Mind: Why You Can’t Understand 21st-Century American Politics with an 18th-Century Brain. New York: Viking, 2008. LEFFA,V. J. Aspectos da leitura: uma perspectiva psicolingüística. Porto Alegre: Sagra/Luzzato, 1996. LISPECTOR, Clarice. Feliz Aniversário. In: Laços de família. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. LÜDKE, Menga. ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em Educação: Abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. MARCUSHI.L.A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. MARTINS, Milena Ribeiro, Habilidades de leitura no contexto escolar – In: III Congresso Latino-Americano de Compreensão Leitora. UNB, outubro de 2010. [mimeo] MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2013. MENEGASSI, Renilson José. Compreensão e interpretação no processo de leitura: noções básicas do professor. Revista UNIMAR, v.17, n., p 85-94, 1995. MENEGASI, Renilson José; ANGELO, Cristiane Malioniski Pianaro. Conceitos de leitura. In: MENEGASSI, Renilson José. (Org.) Leitura e ensino: formação de professores – EAD. Maringá: Eduem, 2010. V. 19. p. 15 – 40. MOITA LOPES, L.P. da. Oficina de linguística aplicada: a natureza social e educacional dos processos de ensino/aprendizagem de línguas. Campinas: Mercado de Letras. (Coleção Letramento, Educação e Sociedade) 1996. p. 192. (ISBN 85-85725-16-8). MOITA LOPES, Luiz Paulo. Contemporaneidade e construção de conhecimento na área de estudos linguísticos. SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 7, n. 14, p. 159-171, 1º sem. 2004. MOITA LOPES, L. P. A lingustica aplicada e a vida contemporânea: problematização dos construtos que têm orientado a pesquisa. In: MOITA LOPES, L.P. (Org.) Linguística Aplicada Interdisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, p. 85-107, 2006. MOITA LOPES, L.P. (Org.) Linguística Aplicada na Modernidade Recente. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. MOITA LOPES, L. P. Introdução: Fotografias da Linguística Aplicada brasileira na modernidade recente: contextos escolares. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Linguística Aplicada na Modernidade Recente. Festschrift para Antonieta Celani. 1ª.ed. São Paulo: Parábola, 2013, pp. 15-37. MOITA LOPES, Luis Paulo. Oficina de Linguística Aplicada. Campinas: Mercado de Letras, 1996. MOURÃO-JÚNIOR, Carlos Alberto; OLIVEIRA, Andréa Olimpio; FARIA, Elaine Leporate Barroso. Neurociência cognitiva e desenvolvimento humano. Temas em Educação e Saúde, [S.l.], v. 7, mar. 2017. ISSN 2526-3471. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9552>. Acesso em: 04 oct. 2020. doi:https://doi.org/10.26673/tes.v7i0.9552. MOURÃO-JÚNIOR, Carlos Alberto; OLIVEIRA, Andréa Olimpio; FARIA, Elaine Leporate Barroso. Neurociência cognitiva e desenvolvimento humano. Temas em Educação e Saúde, [S.l.], v. 7, mar. 2017. ISSN 2526-3471. NUTTALL, C. Teaching reading skills in a foreign language. Second edition. Oxford: Heinemann, 1996. OAKHILL, J. R. & YUILL, N. Higher order factors in comprehension disability: Processes and remediation. In C. Cornoldi & J. Oakhill (Eds.), Reading difficulties: Processes and intervention. 1996. (pp. 69-92). Mahwah: Lawrence Erlbaum. OLIVEIRA, Francisco Jailson Dantas de & SILVEIRA, Maria Inez Machado. A compreensão leitora e o processo inferencial em turmas do nono ano do Ensino Fundamental. Revista da FAEEBA: Educação e contemporaneidade. Universidade do Estado da Bahia. Departamento de Educação I, v. 23, n. 41, 2014. RAJAGOPALAN, Kanavillil. Science, rhetoric, and the sociology of knowledge: a critique of Dascal’s view of scientific controversies. Manuscrito - Revista Internacional de Filosofia. 2002. XXV. 2: 433-464. RAJAGOPALAN, Kanavillil. Por uma linguística crítica: Linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003. ISBN 85-88456-13-3. p. 144. RAJAGOPALAN, K. O ensino de línguas como parte da macro-política linguística. In: GERHARDT, A. F. L. M.; AMORIM, M. A.; CARVALHO, A. M. (orgs.). Linguística aplicada e ensino: língua e literatura. Campinas, SP: Pontes Editores, 2013b, p. 47-73. ROSÁRIO, P., SOARES, S., NÚNEZ, J. C., GONZÁLEZ-PIENDA, J. & RÚBIO, M. (2004). Processos de autorregulação da aprendizagem e realização escolar no Ensino Básico. Psicologia, Educação e Cultura, VIII (1), p. 141-157. RUMELHART, D. E., & MCCLELLAND, J. L. (1982). An interactive activation model of context effects in letter perception: II. The contextual enhancement effect and some tests and extensions of the model. Psychological Review, 89(1), 60–94. https://doi.org/10.1037/0033-295X.89.1.60 SANTA-CLARA, A.; SPINILLO, A.G. Pontos de convergência entre o inferir e o argumentar. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v.22, n.1, p. 87- 94, 2006. SAWYER, R. Keith; GREENO, James. Situativity and Learning. In: ROBBINS, P.; AYDEDE, M. The Cambridge Handbook of Situated Cognition. Cambridge University Press, 2009. p. 347-367. SEMPRINI, Andrea. Multiculturalismo. Tradução de Loureano Pelegrin. São Paulo: Edusc, 1999. 178 p. SILVA, Vera Maria Tietzamann. Leitura literária & outras leituras – impasses e alternativas do trabalho do professor. Belo Horizonte. RHJ, 2009. 216p. SILVA, Márcia Cabral da; MARTINS, Milena Ribeiro. Habilidades de leitura no contexto escolar – In: III Congresso Latino-Americano de Compreensão Leitora. UNB, outubro de 2010. [mimeo] SINHA, C. Pessoas situadas: aprender a ser um aprendiz. In Joan Bliss, Roger Sãljõ and Paul Light (Eds.) Learning Sites: Social and Technological Resources for Learning, p. 32-48. Oxford, Pergamon, 1999. SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Ed. 6, Porto Alegre: Penso, 1998. SPINILLO, A. G., & MAHON, E. R. Compreensão de texto em crianças: comparações entre diferentes classes de inferência a partir de uma metodologia on-line. Psicologia: Reflexão e Crítica, v.20, n.3, p. 463-471, 2007. SPINILLO, A. G. O leitor e o texto: desenvolvendo a comparação de textos na sala de aula. Interam j. Psychol, v.42 n.1, p. 29 - 40. Porto Alegre, abr, 2008. SPINILLO, A. G., & HODGES, L. V. dos S. D. Análise de Erros e Compreensão de Textos: Comparações entre diferentes Situações de Leitura. Psicologia e Teoria de Pesquisa, p. 381-388, 2012. SPINILLO, A. G., & MOTA, M. M.P.E. da.orgs. Compreensão de textos: processos e modelos. Casa do Psicólogo, 1 ed, p.171-199, 2013. SPINILLO, A. G.; ALMEIDA, D. D. Compreendendo textos narrativo e argumentativo: há diferenças? Arquivos Brasileiros de Psicologia, 66(3), 115-132. 2014. Recuperado: 21 nov. 2016. Disponível: http://revistas.upel.edu.ve/index.php/paradigma/article/view/2888 STERNBERG, R.J. Psicologia Cognitiva. 2000. Porto Alegre: ArtMed. STERNBERG, R.J. Psicologia cognitiva. 4.ed. Trad. Por Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed. 2008. TRIVIÑOS, A. N. da S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2008. TUMOLO, C.M.S. Especificações e pré-testagem: etapas essenciais na elaboração de testes de leitura em língua estrangeira. In TOMITCH, L.M.B. (Org). aspectos cognitivos e instrucionais as leituras. Bauru (SP): Edusc, 2008.p. 125-144. VARGAS, D. S. A leitura integrativa e o ensino de leitura em livros didáticos de espanhol para os anos fianis do ensino fundamental. Calendoscópio. Vol. 16, n.1, p. 48-65, jan/abr 2018. VARGAS, D. S. Contribuições cognitivistas para o ensino de leitura em espanhol na Escola brasileira: o plano da compreensão metalinguística. Abehache: Revista da Associação Brasileira de Hispanistas, v. 4, p. 127-146, 2013. VARGAS, D. S. In: O ensino de leitura no ensino médio: uma análise do plano inferência em livros didáticos. Anais do SETA (UNICAMP), v.5, p. 236-251, 2011. Disponível em: http://revistas.iel.unicamp.br/index.php/seta/article/view/1277/1477 Acesso:20/03/2020. VARGAS, D. S. O plano inferencial em atividades de leitura: livro didático, cognição e ensino. Dissertação de Mestrado em Letras Vernáculas (opção: Língua Portuguesa). Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2012. VARGAS, D. S. Os estudos em inferência os níveis de leitura em atividades de livros didáticos de Língua Portuguesa/Língua Materna. Anais eletrônicos. IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, 2011. VARGAS, D. S. Por uma visão cognitivista do processo de inferenciação em leitura. Ciências & Cognição, v.20, n.2, p. 313-330, 2015 Disponível em : http://www.cienciasecognicao.org Acesso em: 20/03/2020. VARGAS, D. S.; SARMENTO, T. M. P. S; GERHARDT, A. F. L. M; REBOLLO-COUTO, L. (Re)pensando atividades escolares de leitura em Espanhol-LE. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PROFESSORES DAS LÍNGUAS OFICIAIS DO MERCOSUL, 2010, Foz do Iguaçu, Anais...Foz do Iguaçu, 2011. VARGAS, Diego da Silva. O plano inferencial em atividades escolares de leitura: livro didático, cognição e ensino / Diego da Silva Vargas. Rio de Janeiro: UFRJ/FL, 2012. xxiv, 287 f.: il., 31 cm. Dissertação (mestrado). UFRJ / FL / Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa), 2010. VARGAS, S. D. Tese de Doutorado em Estudos Linguísticos – Língua Espanhola O plano inferencial de leitura e o ensino de espanhol na escola brasileira: cognição distribuída, políticas cognitivas e livro didático. Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas. Universidade federal do Rio de Janeiro, 2017. VARGAS, D.S. O Plano Inferencial em Atividades Escolares de Leitura: o livro didático em questão. Intercâmbio, v. 25, p.126-152, 2012. VYGOTSKY.L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989. YUILL, Nicola; OAKHILL, Jane. Children's problems in text comprehension: an experimental investigation. Cambridge: Cambridge University Press, 1991. ZWAAN, Rolf; RADVANSKY, Gabriel. Situation Models in Language comprehension and memory, Psychological Bulletin, v.123, n.4, p. 162-185, 1998.por
dc.subject.cnpqLetraspor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/71663/2020%20-%20Josiane%20Bastos%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6202
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-01-11T19:03:56Z No. of bitstreams: 1 2020 - Josiane Bastos de Souza.pdf: 1489846 bytes, checksum: e6ec96b1e04c0d828d0aeb35b74d66e2 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-11T19:03:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Josiane Bastos de Souza.pdf: 1489846 bytes, checksum: e6ec96b1e04c0d828d0aeb35b74d66e2 (MD5) Previous issue date: 2020-06-25eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Josiane Bastos de Souza.pdf1.45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.