Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15495
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCardoso, Cristiane Alves de Lima
dc.date.accessioned2023-12-22T03:18:08Z-
dc.date.available2023-12-22T03:18:08Z-
dc.date.issued2015-07-20
dc.identifier.citationCARDOSO, Cristiane Alves de Lima. Concordância verbal de 1ª PP no 6º ano: do diagnóstico à intervenção pedagógica. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2015.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15495-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de intervenção pedagógica para o estudo da regra variável de concordância verbal de 1ª pessoa do plural no 6º ano do Ensino Fundamental, elaborada a partir do diagnóstico realizado no ano de 2014, em uma escola da Rede Municipal de Duque de Caxias. Três aspectos foram considerados na composição desse diagnóstico: (1) um estudo com base na Sociolinguística Variacionista Laboviana (WEINREICH; LABOV; HERZOG, 1968) sobre o estatuto da concordância verbal de 1ª pessoa do plural produzida por alunos do 6º ano, (2) uma sondagem, por meio de um questionário, das crenças e atitudes dos professores de Língua Portuguesa da escola quanto ao uso e ao estudo desse fenômeno linguístico e (3) uma análise da abordagem pedagógica proposta pelo livro didático adotado na unidade escolar. Os resultados obtidos no estudo sociolinguístico revelaram uma acentuada variação da concordância de 1ª pessoa do plural na fala e na escrita dos estudantes. As respostas ao teste de atitudes e crenças indicaram que a ação pedagógica em torno desse fenômeno variável tem se concentrado em práticas de correção e de leitura. O livro didático analisado não contempla explicitamente o fenômeno da concordância verbal, mas apresenta um extenso estudo gramatical sobre verbos a partir do qual se conclui que à escola cabe o ensino da realização explícita da flexão de 1ª pessoa do plural. Para a elaboração da proposta propriamente dita, procedeu-se, como fundamentação teórico-metodológica, à associação entre o Modelo dos Contínuos (BORTONI-RICARDO, 2004), com ênfase no contínuo de monitoramento estilístico, e a abordagem didático-pedagógica de aprendizagem colaborativa (BEHRENS, 2013).por
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectVerbal agreement of the 1st person pluraleng
dc.subjectLinguistic variationeng
dc.subjectCollaborative learningeng
dc.subjectStylistic monitoring continuumeng
dc.subjectConcordância verbal de 1ª pessoa do pluralpor
dc.subjectVariação linguísticapor
dc.subjectAprendizagem colaborativapor
dc.subjectContínuo de monitoração estilísticapor
dc.titleConcordância verbal de 1ª PP no 6º ano: do diagnóstico à intervenção pedagógicapor
dc.title.alternativeVerbal Agreement of the first person plural in sixth grade: from diagnosis to pedagogical interventioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis paper aims to present a pedagogical intervention proposal for the study of variable rule verbal agreement of the 1st person plural in the 6th grade of Elementary School, based on the diagnosis done in 2014, in a public school of Duque de Caxias. Three aspects were taken into consideration in the composition of this diagnosis: (1) a study based on the Labovian Variationist Sociolinguistic (WEINREICH; LABOV; HERZOG, 1968) concerning the verbal agreement of the 1st person plural produced by 6th graders, (2) a survey carried out through a questionnaire of the beliefs and attitudes of Portuguese teachers of the school as to the use and study of this linguistic phenomenon and (3) an analysis of the pedagogical approach proposed by the coursebook chosen by the school. The results of the sociolinguistic study showed a considerable variation of the 1st person plural agreement in the student’s speaking and writing. The answers to the beliefs and attitudes test indicated that the pedagogical action around this variable phenomenon has concentrated on correction and reading practices. The analyzed coursebook does not consider the verbal agreement phenomenon explicitly, but presents an extensive grammatical study of verbs from which it can be concluded that it is up to the school teaching the explicit realization of bending 1st person plural. In developing the proposal itself, the theoretical methodological foundation was based on association between the Model of Continuous (BORTONI-RICARDO, 2004), with an emphasis on the continuous stylistic monitoring and didactic-pedagogic approach of the collaborative apprenticeship (BEHRENS, 2013).eng
dc.contributor.advisor1Santos, Angela Marina Bravin dos
dc.contributor.advisor1Lattes010.523.717-52por
dc.contributor.referee1Freire, Gilson Costa
dc.contributor.referee2Vieira, Silvia Rodrigues
dc.contributor.referee3Palomanes, Roza
dc.contributor.referee4Silva, Bianca Graziela Souza Gomes da
dc.creator.ID033.287.437-07por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1810974467679320por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqLetraspor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/6950/2015%20-%20Cristiane%20Alves%20de%20Lima%20Cardoso.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/19594/2015%20-%20Cristiane%20Alves%20de%20Lima%20Cardoso.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/25891/2015%20-%20Cristiane%20Alves%20de%20Lima%20Cardoso.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/32300/2015%20-%20Cristiane%20Alves%20de%20Lima%20Cardoso.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/38704/2015%20-%20Cristiane%20Alves%20de%20Lima%20Cardoso.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/45102/2015%20-%20Cristiane%20Alves%20de%20Lima%20Cardoso.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/51516/2015%20-%20Cristiane%20Alves%20de%20Lima%20Cardoso.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/57934/2015%20-%20Cristiane%20Alves%20de%20Lima%20Cardoso.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1296
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2016-10-14T19:08:52Z No. of bitstreams: 1 2015 - Cristiane Alves de Lima Cardoso.pdf: 8436046 bytes, checksum: 76fe2df07bae2428df9c3861219f6c5e (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2016-10-14T19:08:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015 - Cristiane Alves de Lima Cardoso.pdf: 8436046 bytes, checksum: 76fe2df07bae2428df9c3861219f6c5e (MD5) Previous issue date: 2015-07-20eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Cristiane Alves de Lima Cardoso.pdfDocumento principal8.23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.