Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15516
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorJacinto, Diego Suzano Ferreira
dc.date.accessioned2023-12-22T03:18:46Z-
dc.date.available2023-12-22T03:18:46Z-
dc.date.issued2015-07-16
dc.identifier.citationJacinto, Diego Suzano Ferreira. Utilizando o material concreto para o ensino de análise combinatória. 2015. [77 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15516-
dc.description.abstractEste trabalho pretende apresentar e avaliar uma proposta de ensino de análise combinatória, baseada no uso de materiais concretos, a qual esperamos ser relevante no aprendizado deste conteúdo. Para isto, será apresentado um material bem ilustrado e manipulativo, onde o educando terá a oportunidade de observar e construir possibilidades, de dispor os elementos dentro de problemas reais. Esta pesquisa usará como fundamento, a teoria construtivista, em que nesta concepção, o desenvolvimento do aluno se dará pelas relações entre suas construções, observações, e em suas ações perante a situação problema proposta. Este trabalho será construído em partes, onde inicialmente apresentaremos a teoria construtivista e sua influência na educação, os estudos realizados para a construção do material didático, seguida dos conceitos teóricos pertinentes à análise combinatória e por último, as avaliações realizadas por questionário para apresentar os resultados das atividades aplicadas, comprovando a eficiência da propostapor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectanálise combinatóriapor
dc.subjectteoria do construtivismopor
dc.subjecteducaçãopor
dc.subjectmateriais concretospor
dc.subjectcombinatorial analysiseng
dc.subjectconstructivism theoryeng
dc.subjecteducationeng
dc.subjectconcrete materialseng
dc.titleUtilizando o material concreto para o ensino de análise combinatóriapor
dc.title.alternativeUsing concrete material for teaching combinatorial analysis Enviar feedback Histórico Salvas Comunidadepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis paper aims to present and evaluate a combinatorial analysis of teaching proposal, based on the use of concrete materials, which we hope to be relevant in this learning content. For this, you'll see a well illustrated and manipulative material, where the student will have the opportunity to observe and build possibilities, to have the elements within real problems. This research will use as a basis, the theory of constructivism, in which this conception, the development of the student will be given by the relationship between its buildings, observations, and in their actions before the situation problem proposal. This work will be built in parts, which initially will present the constructivist theory and its influence on education, studies for the construction of teaching materials, followed by theoretical concepts relevant to combinatorial analysis and finally, the evaluations conducted by questionnaire to present the results the activities implemented, proving the proposed efficiencyeng
dc.contributor.advisor1Pereira, André Luiz Martins
dc.contributor.advisor1ID02150807777por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5539956300898040por
dc.contributor.referee1Oliveira Junior, Montauban Moreira de
dc.contributor.referee2Esquincalha, Agnaldo da Conceição
dc.creator.ID10936105739por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.relation.references[1] Agenciários.com/ agência Rio de Notícias – disponível em: <http://www.agenciario.com/municipios/fichaMun.asp?codMunic=37>. Acesso em: 10 de janeiro de 2015. [2] ALVIM, Karina Guerra Cardoso. Análise combinatória: Uma Questão de Lógica e Linguagens. 2013. 56 f. Dissertação – Instituto de Matemática e Estatística, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em rede Nacional, Universidade Federal de Goiás, Goiânia-GO, 2013. [3] ARGENTO, Heloisa. Teoria construtivista. 2008. Disponível em: <http://www.robertexto.com/archivo5/teoria_construtivista.htm/>. Acesso em: 24 de abril de 2015. [4] Azevedo, Guila Eitelberg. Estágios do Desenvolvimento Segundo Piaget. Disponível em: <http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/pcn/pcns.aspx? cod=54>. Acesso em 11 de abril de 2015. [5] BIASOTO, José Eduardo. Abordagem construtivista da aprendizagem da matematica, 2011. Disponível em: <http://cienciabiasoto.com.br/abordagem-construtivista-da-aprendizagem-da-matematica/>. Acesso em: 17 de maio de 2015. [6] BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (5ª a 8ª séries): Matemática/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília : MEC /SEF, 1998. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12657:parametros-curriculares-nacionais-5o-a-8o-series&catid=195:seb-educacao-basica>. Acesso em: 17 de maio de 2014. [7] BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais Para O Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Ministério da Educação. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf>. Acesso em: 18 de maio de 2014. 75 [8] CENSO Escolar 2013 - QEdu-Meritt Informação Educacional- Fundação Lemann disponível em: <http://www.qedu.org.br/brasil/censo-escolar>. Acesso em: 20 de maio de 2014. [9] Centro Educacional Conviver, uma escola de olho no futuro. Construtivismo. Disponível em: <http://www.ceconviver.com.br/construti vismo.html>. Acesso em: 11 de abril de 2015. [10] FERREIRO, Emilia e TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Artmed Editora. Porto Alegre. 1999. [11] FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1987. [12] GASPAROTO, Lutécia. Portal do Professor: Espaço da aula, 2012. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html? aula=769>. Acesso em: 13 de abril de 2014. [13] HAMZE, Amélia. Construção da aprendizagem. 2010. Disponível em: <http://www.educador.brasilescola.com/gestao-educacional/construcao-da-aprendizagem.htm>. Acesso em: 22 de abril de 2015. [14] INEP, 2013 - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-censo>. Acesso em: 20 de maio de 2014. [15] JÓFILI, Zélia. Piaget, Vygotsky, Freire e a construção do conhecimento na escola. 2002. Disponível em: <http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/7560/7560.PDF>. Acesso em: 24 de abril de 2015. [16] MACHADO, Antonio Dos Santos. Matemática na escola do 2º grau / Antonio dos Santos Machado: volume 2. São Paulo. Editora Atual, 1994. [17] MARQUES, Ramiro - A Pedagogia construtivista de Lev Vygotsky (1896-1934). 2007. Disponível em: <http://www.eses.pt/usr/Ramiro/docs/etica_ pedagogia/A%20Pedagogia%20construtivista%20de%20Lev%20Vygotsky.pdf>Acesso em: 17 de maio de 2015. 76 [18] Metodologia - Escola Nova. Disponível em: <http://www.escolanova.com. br/>. Acesso em: 17 maio 2015. [19] MORO, Maria Lucia Faria - Construtivismo e educação matemática - Educ. Mat. Pesqui., São Paulo, v. 11, n. 1, pp. 117-144, 2009. Disponível em <http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/viewFile/2135/1659>, acesso em 11 abril 2015. [20] NIEMANN, Flávia de Andrade; BRANDOLI, Fernanda - Jean Piaget: um aporte teórico para o construtivismo e suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa e da Matemática. 2012. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/conferencias/ index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/770/71>. Acesso em: 17 de maio de 2015. [21] OJE-Olimpíadas de Jogos Digitais e Educação, Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. Disponível em: <www7.educacao.pe.gov.br/oje/app/ index/>. Acesso em: 15 de maio de 2014. [22] Pacievitch, Thais. Teoria cognitiva. Disponível em: <http://www. infoescola.com/educacao/teoria-cognitiva>. Acesso em 11 de abril de 2015. [23] PIAGET, Jean. A equilibração das estruturas cognitivas. Rio de Janeiro : Zahar, 1975. [24] PIAGET, Jean. Epistemologia genética. São Paulo: Martins Fontes, 1990. Portal Educação – Cursos Online. Disponível em <http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/32647/as-contribuicoes-teoricas-de-jean-piaget#!1#ixzz3aPL7g3Ix>. Acesso em: 17 de maio de 2015. [25] Projeto Memória Paulo Freire. Disponível em: <http://www.projetomemoria.art.br/PauloFreire/>. Acesso em: 11 de abril de 2015. [26] Revista Escola Abril. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/>. Acesso em: 11 de abril de 2015. 77 [27] RIBEIRO, Adísio Anatoli. Adisio Ribeiro Web Site - Programando e integrando pessoas. Disponível em: <http://www.adisioribeiro.com.br/ Combina.htm>. Acesso em: 8 de julho de 2014. [28] RIBEIRO, Igor Schmidke. COMBS, Um Software de Apoio ao Ensino de Análise Combinatória. 2013. 43 f. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Matemática)- Departamento de ciências Exatas e Tecnológicas- Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus-BA, 2013. [29] ROCHA, Enrique. Raciocínio lógico para concursos: você consegue aprender: teoria e questões. - 4. ed. rev. – Niterói, RJ: Impetus, 2012. [30] SANCHES, Daiane Gomes. Uma perspectiva construtivista para a superação das dificuldades de aprendizagem no ensino da Matemática. 2012. 64 f. Monografia - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Campinas-SP, 2012. [31] SANTOS, Patrick Ferreira. Uma Abordagem da Análise Combinatória Sem o Uso Abusivo de Fórmulas. 2013. 55 f. Dissertação – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa-MG, 2013. [32] SILVA, Fernando Hugo Martins da. O uso de objetos de aprendizagem como instrumento diferenciado para o ensino de Análise Combinatória. 2013. 54 f. Dissertação de Mestrado – Centro de Ciências, Departamento de Matemática, Programa de pós-graduação em Matemática em rede nacional, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2013. [33] VIGOTSKY, Lev Semenovich, 1896-1934. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem – São Paulo – Ícone – Ed. Universidade de São Paulo – 1998. [34] VILLANI, Alberto; PACCA, Jesuina Lopes de Almeida. Construtivismo, conhecimento científico e habilidade didática no ensino de ciências. Revista da faculdade de educação Scielo. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-255519970001 00011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em 10 de abril de 2015.por
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/10295/2015%20-%20Diego%20Suzano%20Ferreira%20Jacinto.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/15898/2015%20-%20Diego%20Suzano%20Ferreira%20Jacinto.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/22270/2015%20-%20Diego%20Suzano%20Ferreira%20Jacinto.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/28656/2015%20-%20Diego%20Suzano%20Ferreira%20Jacinto.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/35088/2015%20-%20Diego%20Suzano%20Ferreira%20Jacinto.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/41538/2015%20-%20Diego%20Suzano%20Ferreira%20Jacinto.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/47906/2015%20-%20Diego%20Suzano%20Ferreira%20Jacinto.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/54366/2015%20-%20Diego%20Suzano%20Ferreira%20Jacinto.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2815
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2019-08-15T17:43:50Z No. of bitstreams: 1 2015 - Diego Suzano Ferreira Jacinto.pdf: 1637026 bytes, checksum: 84a20622a54cc0780f741bcb0594f43d (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-15T17:43:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015 - Diego Suzano Ferreira Jacinto.pdf: 1637026 bytes, checksum: 84a20622a54cc0780f741bcb0594f43d (MD5) Previous issue date: 2015-07-16eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Diego Suzano Ferreira Jacinto.pdfDiego Suzano Ferreira Jacinto1.6 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.