Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15527
Tipo do documento: Dissertação
Title: Motivando a aprendizagem de números inteiros por meio de materiais manipuláveis: uma experiência no sétimo ano do ensino fundamental
Other Titles: Motivating the learning of whole numbers through manipulative materials: an experience in the seventh year of elementary school
Authors: Oliveira, Andressa Alves Gonçalves de
Orientador(a): Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
Primeiro coorientador: Barbosa, Aline Mauricio
Primeiro membro da banca: Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
Segundo membro da banca: Santos, Douglas Monsôres de Melo
Terceiro membro da banca: Motta, Carlos Eduardo Mathias
Keywords: Motivação;Números inteiros;Materiais manipuláveis;Motivation;Integer numbers;Manipulable materials
Área(s) do CNPq: Matemática
Idioma: por
Issue Date: 21-Aug-2020
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citation: OLIVEIRA, Andressa Alves Gonçalves de. Motivando a aprendizagem de números inteiros por meio de materiais manipuláveis: uma experiência no sétimo ano do ensino fundamental. 2020. 147 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ.
Abstract: O presente estudo tem como principal foco analisar se o uso de materiais manipuláveis motiva e auxilia no aprendizado de Números Inteiros em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental. Abordar essa metodologia justifica-se porque os alunos costumam apresentar muitas dificuldades quando começam a fazer cálculos envolvendo Números Inteiros e consequentemente os erros sucessivos os levam a ficarem desmotivados. Para entender melhor os conceitos que serão abordados nesta pesquisa e as dificuldades encontradas por professores e alunos no que se refere aos Números Inteiros, será apresentado ao leitor um capítulo sobre motivação, um capítulo sobre Números Inteiros e um capítulo sobre materiais manipuláveis, além da metodologia utilizada bem como a análise dos dados obtidos. O presente estudo consiste em pesquisa de caráter quantitativo e qualitativo, a partir da coleta de dados por meio de uma pesquisa experimental com 60 alunos de uma Escola Municipal do Rio de Janeiro. Para analisar se houve algum impacto na motivação dos alunos, foi aplicado um questionário motivacional antes e depois das atividades com os materiais manipuláveis. Para analisar se houve uma melhora no aprendizado dos alunos em relação aos Números Inteiros, foi aplicado um pré-teste e um pós-teste. Os alunos realizaram as atividades com quatro opções diferentes de materiais manipuláveis. Com o levantamento das informações ao longo da pesquisa e da análise das informações, foi possível concluir que a sequência didática elaborada pela pesquisadora, que utilizou materiais manipuláveis, possibilitou um ganho de motivação e auxílio aos alunos no aprendizado de Números Inteiros
Abstract: The present study’s main focus is to analyze if the use of manipulable materials motivates and helps the learning of Whole Numbers in a 7th grade Elementary School class. This approach is justified because students tend to have difficulties when starting to make calculations involving whole numbers. Consequently, the succession of errors lead students to become unmotivated. To better understand the concepts that will be addressed in this research, and the difficulties encountered by teachers and students with regard to Whole Numbers, the reader will be introduced to a chapter on motivation, a chapter on Whole Numbers, and a chapter on manipulable materials, in addition to the methodology used, and the analysis of the data acquired. The present study consists of a quantitative and qualitative approach based on data collection through an experiment with 60 students from a Municipal School in Rio de Janeiro. To understand whether there was any impact on the students' motivation, a motivational questionnaire was applied before and after the activities using manipulable materials. To analyze whether there was an improvement in the student’s learning in relation to Whole Numbers, a pre-test and a post-test were also applied. For this research students participated in activities using four different options of manipulable materials. With the survey of data throughout the research and the analysis of the information gathered, it is possible to conclude that the teaching techniques using manipulable materials, developed by the researcher, indeed motivated and helped students in the learning of Whole Numbers
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15527
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Andressa Alves Gonçalves de Oliveira.pdf2020 - Andressa Alves Gonçalves de Oliveira2.23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.