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dc.contributor.authorCardoso, Luis Antonio
dc.date.accessioned2023-12-22T03:19:07Z-
dc.date.available2023-12-22T03:19:07Z-
dc.date.issued2014-08-30
dc.identifier.citationCardoso, Luis Antonio. Análise e sugestões de atividades relacionadas a demonstrações matemáticas para desenvolvimento do raciocínio lógico-dedutivo em sala de aula. 2014. [50 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15531-
dc.description.abstractEste trabalho é um estudo sobre demonstrações, provas e argumentações matemáticas na Educação Básica. Procura verificar as indicações dos PCN relacionadas ao tema e entender e diferenciar prova, argumentação e demonstração segundo autores como Balacheff, Lilian Nasser, Lúcia Tinoco e Duval. É também o resultado de uma pesquisa de campo realizada com alunos do final do Ensino Fundamental e do início do Ensino Médio, para avaliar quantitativamente, o nível de conhecimento em escrita argumentativa e demonstrativa. Também propomos algumas demonstrações importantes que consideramos imprescindíveis à Educação Básica. Como resultado observou-se que os PCN indicam, mas não prescrevem o ensino de demonstrações nos Ensinos Fundamental e Médio e os alunos que participaram das atividades têm dificuldades no processo argumentativo e demonstrativo ficando, em média, no mesmo patamar de nível de conhecimento matemático dos alunos participantes da Prova Brasil e da OBMEPpor
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectdemonstraçãopor
dc.subjectargumentaçãopor
dc.subjectensino-aprendizagempor
dc.subjectdemonstrationeng
dc.subjectargumentseng
dc.subjectteaching and learningeng
dc.titleAnálise e sugestões de atividades relacionadas a demonstrações matemáticas para desenvolvimento do raciocínio lógico-dedutivo em sala de aulapor
dc.title.alternativeanalysis and suggestions for activities related to mathematical statements for development of logical-deductive reasoning in the classroomeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work is a study of statements, evidence and mathematical arguments in Basic Education. It searches to verify the indications of NCP related to the theme, understand and differentiate evidence, argument and demonstration according to authors as Balacheff, Lilian Nasser, Lucia Tinoco and Duval. It is also the result of a field research with students at the end of elementary school and early high school, to quantitatively assess the level of knowledge in argumentative and demonstrative writing. We also propose some important statements that we consider essential for the Basic Education. Results revealed that the NCP indicate, but do not prescribe teaching demonstrations in primary and secondary education and the students who participated in the activities had difficulties in getting argumentative and demonstrative process, on average, the same mathematical knowledge extent in the level of the students who took part in Prova Brazil and OBMEPeng
dc.contributor.advisor1Pereira, Pedro Carlos
dc.contributor.advisor1ID56836120715por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2097222516450760por
dc.contributor.referee1Pereira, Orlando dos Santos
dc.contributor.referee2Teixeira, Paulo Jorge Magalhães
dc.creator.ID06991495760por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2979692669171730por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
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dc.subject.cnpqMatemáticapor
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