Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15546
Tipo do documento: Dissertação
Title: Reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Básica: alguns fatores importantes
Other Titles: Reflections on the process of teaching and learning of Mathematics in Basic Education: some important factors
Authors: Oliveira, Victor Hugo Lyra de
Orientador(a): Barbosa, Aline Mauricio
Primeiro membro da banca: Barbosa, Aline Mauricio
Segundo membro da banca: Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
Terceiro membro da banca: Mattos, José Roberto Linhares de
Keywords: Processo de Ensino e Aprendizagem;Matemática;Educação Básica;Teaching-Learning Process;Mathematics;Basic Education
Área(s) do CNPq: Matemática
Educação
Idioma: por
Issue Date: 13-Apr-2013
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citation: OLIVEIRA, Victor Hugo Lyra de. Reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem da matemática na educação básica: alguns fatores importantes. 2013. 49 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.
Abstract: A motivação para a realização deste trabalho surgiu devido aos anseios por uma educação melhor neste país. O trabalho tem como objetivo a promoção de reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem de Matemática em nível básico, procurando identificar os problemas estruturais que podem potencializar as dificuldades dos estudantes, no tocante à compreensão efetiva da ciência. Primeiramente, foi feita uma pesquisa bibliográfica acerca do tema, onde alguns autores apontaram fatores importantes que poderiam influenciar esse processo. Posteriormente, por intermédio de entrevistas realizadas junto a 50 estudantes da Educação Básica da Zona Oeste do Município do Rio de Janeiro, cuja faixa etária variava de 12 a 19 anos, buscou-se respostas para a melhoria da qualidade das aulas de Matemática, através dos problemas apontados pelos próprios alunos. Num outro momento, quatro estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, não envolvidos na entrevista, participaram de um estudo de caso que contemplou um dos fatores apontados no trabalho. Nas considerações finais são apresentadas reflexões acerca das consequências que a mitigação dos fatores poderiam ocasionar.
Abstract: The motivation for this work arose from the desire for a better education in this country. The work aims to promote reflection on the teaching and learning of mathematics at a basic level, identifying the structural problems that can enhance students' difficulties with regard to effective understanding of science. First, we performed a literature search on the topic, which some authors have pointed out the important factors that could influence this process. Subsequently, through interviews conducted with 50 students of Basic Education of the West Zone of the city of Rio de Janeiro, whose ages ranged from 12 to 19 years is sought answers to improving the quality of mathematics classes, through problems identified by the students themselves. In another time, four students from the 9th grade of elementary school, not involved in the interview, participated in a case study that included one of the factors mentioned in the work. In the concluding remarks are presented reflections on the consequences that the mitigation of factors could cause.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15546
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 - Victor Hugo Lyra de Oliveira.pdfDocumento principal1.17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.