Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15562
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, Fagner de Almeida Carvalho dos
dc.date.accessioned2023-12-22T03:19:22Z-
dc.date.available2023-12-22T03:19:22Z-
dc.date.issued2019-09-27
dc.identifier.citationSANTOS, Fagner de Almeida Carvalho dos. Análise sobre a prova de acesso ao Colégio Naval relacionando com os Parâmetros Curriculares Nacionais e livros didáticos. 2019. 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15562-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é fazer uma análise das dificuldades dos candidatos que se interessam ao acesso ao colégio naval e elaborar diretrizes que auxiliem os alunos e professores neste sentido. Notou-se que os livros didáticos não apresentam conteúdos na mesma proporção dos exames e as vezes não permeiam todo o conteúdo que é necessário. Esse fato foi uma das motivações que levou o autor a escrever esse trabalho, assim ficou como norte principal, elaborar um material que dê um suporte e uma orientação geral para o estudante que pretenda passar pelo processo seletivo ou para profissional da educação que tenha se deparado com a mesma problemática. E ainda, para estudantes e professores que queiram se aprofundar e se aperfeiçoar em alguns conteúdos da matemática.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectColégio Navalpor
dc.subjectResolução de questõespor
dc.subjectPCNSpor
dc.subjectLivros didáticospor
dc.subjectConteúdo do Ensino Fundamentalpor
dc.titleAnálise sobre a prova de acesso ao Colégio Naval relacionando com os Parâmetros Curriculares Nacionais e livros didáticospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe aim of this paper is to analyze the difficulties of candidates interested in access to the naval college and to develop guidelines to help students and teachers in this regard. It was noted that textbooks do not present content in the same proportion as the exams and sometimes do not permeate all the content that is needed. This fact was one of the motivations that led the author to write this work, so he became the main guide, to elaborate a material that gives support and general guidance for the student who wants to go through the selection process or for the education professional who has come across. with the same problem. Also, for students and teachers who want to deepen and improve on some math content.eng
dc.contributor.advisor1Pereira, Orlando dos Santos
dc.contributor.advisor1IDCPF: 032.136.676-09por
dc.contributor.referee1Forte, Vinicius Leal do
dc.contributor.referee2Freire, Emerson Souza
dc.creator.IDCPF: 110.227.027-00por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.relation.referencesBIANCHINI,E. Matemática Bianchini. São Paulo:MODERNA.2015.6ºano BIANCHINI,E. Matemática Bianchini. São Paulo:MODERNA.2015.7ºano BIANCHINI,E. Matemática Bianchini. São Paulo:MODERNA.2015.8ºano BIANCHINI,E. Matemática Bianchini. São Paulo:MODERNA.2015.9ºano BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental. Ministério da Educação. Brasília: 1998. CAMINHA, A.M.N. GEOMETRIA. Rio de Janeiro:SBM,2013. CARLOS, J.A.L. Praticando Aritmética. Rio de Janeiro:issonnarte,2010. CENTURIÓN,M.;JAKUBOVIC,J. Matemática na Medida Certa. São Paulo:LEYA.2015.6ºano CENTURIÓN,M.;JAKUBOVIC,J. Matemática na Medida Certa. São Paulo:LEYA.2015.7ºano CENTURIÓN,M.;JAKUBOVIC,J. Matemática na Medida Certa. São Paulo:LEYA.2015.8ºano CENTURIÓN,M.;JAKUBOVIC,J. Matemática na Medida Certa. São Paulo:LEYA.2015.9ºano GOMES,C.A. Tópicos de Matemática IME-ITA-Olimpíadas.Fortaleza:VestSeller,2010.v.1 GOMES,C.A. Tópicos de Matemática IME-ITA-Olimpíadas.Fortaleza:VestSeller,2010.v.2 OSVALDO, D.;NICOLAU,J.P. Fundamentos da Matemática Elementar. São Paulo:Saraiva,2011.v.9 OSVALDO, D.;NICOLAU,J.P. Fundamentos da Matemática Elementar. São Paulo:Saraiva,2011.v.1 RUFINO,M.O.;RODRIGO,M.R.P. Coleção Elementos da Matemática. Pará: VestSeller, 2010.v.1. RUFINO,M.O.;RODRIGO,M.R.P. Coleção Elementos da Matemática. Pará: VestSeller, 2010.v.2 SOUZA,J.;PATARO,P,M. Vontade de Saber. São Paulo:FTD.2015.6ºano SOUZA,J.;PATARO,P,M. Vontade de Saber. São Paulo:FTD.2015.7ºano SOUZA,J.;PATARO,P,M. Vontade de Saber. São Paulo:FTD.2015.8ºano SOUZA,J.;PATARO,P,M. Vontade de Saber. São Paulo:FTD.2015.9ºanopor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/67819/2019%20-%20Fagner%20de%20Almeida%20Carvalho%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5300
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2021-12-28T11:13:43Z No. of bitstreams: 1 2019 - Fagner de Almeida Carvalho dos Santos.pdf: 2399187 bytes, checksum: 69e94552e7c28ec4f53dcdf8df40ff80 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-28T11:13:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Fagner de Almeida Carvalho dos Santos.pdf: 2399187 bytes, checksum: 69e94552e7c28ec4f53dcdf8df40ff80 (MD5) Previous issue date: 2019-09-27eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Fagner de Almeida Carvalho dos Santos.pdf2.34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.