Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15591
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMarins, Ramiro
dc.date.accessioned2023-12-22T03:19:37Z-
dc.date.available2023-12-22T03:19:37Z-
dc.date.issued2020-09-28
dc.identifier.citationMARINS, Ramiro. Uma proposta de intervenção para consolidação de habilidades e competências em matemática no âmbito da avaliação Conhecer. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15591-
dc.description.abstractEste trabalho abordou habilidades matemáticas identificadas, no âmbito da avaliação Conhecer, como insuficientes ou pouco desenvolvidas em alunos concluintes do Ensino Médio em doze turmas de uma escola da rede estadual de educação do Rio de Janeiro. Essa avaliação se constitui em um instrumento quantitativo usado pela Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ) para aferição da qualidade da educação, a partir da mensuração de habilidades e competências das áreas de Língua Portuguesa e Matemática. O objetivo geral foi propor uma intervenção pontual nessas habilidades identificadas, utilizando para isso atividades lúdicas e atividades que envolvam situações-problemas integrando tais habilidades com os atuais conteúdos previstos no currículo para a série em questão. A metodologia utilizada buscou explorar uma investigação acerca da importância das habilidades matemáticas para os alunos concluintes da educação básica, assim como a importância da avaliação como um dos instrumentos de intervenção disponível na educação. Essa pesquisa teve como justificativa as possíveis dificuldades apresentadas em se integrar determinados conteúdos da matemática previstos em momentos distintos da educação básica, o que pode desestimular a ação do docente na intervenção para recuperação de habilidades tidas como essenciais para o prosseguimento da vida acadêmica e/ou profissional após a conclusão do ensino médio, como ficou evidenciado na pesquisa realizada com docentes que é tratada no capítulo 2 deste trabalho. Com isso, esse trabalho buscou responder à seguinte questão: é possível desenvolver habilidades previstas para serem trabalhadas em séries anteriores, de forma a não comprometer o programa previsto para a atual fase de desenvolvimento? Para o desenvolvimento dos argumentos que compõem este trabalho foram utilizados como referencial teórico autores como Hoffmann, Perrenoud, Luckesi, Pires, entre outros, e também os documentos legais previstos na legislação brasileira, como a Base Nacional Comum Curricular e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Refletir sobre a importância das habilidades matemáticas para a vida em sociedade, assim como os instrumentos disponíveis para a identificação de possíveis falhas na aquisição dessas habilidades, permite que os envolvidos na trajetória da educação enxerguem a necessidade da avaliação continuada, reavaliação e recuperação do aprendizado. Através do desenvolvimento deste estudo, e com as atividades de intervenção propostas no final deste trabalho, foi possível observar a possibilidade de integração de diversos conteúdos da matemática na educação básica, buscando o resgate de habilidades pouco desenvolvidas sem o prejuízo de desenvolvimento das novas habilidades previstas.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHabilidades matemáticaspor
dc.subjectavaliação Conhecerpor
dc.subjectatividades lúdicaspor
dc.subjectMath skillseng
dc.subjectevaluation Conhecereng
dc.subjectplayful learningeng
dc.titleUma proposta de intervenção para consolidação de habilidades e competências em matemática no âmbito da avaliação Conhecerpor
dc.title.alternativeAn intervention proposal to consolidate mathematical skills and competences in the scope of the Conhecer assessmenteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research analyzed mathematical skills considered insufficient or underdeveloped (according to Conhecer test) in high school students from twelve classes of a public school in the state of Rio de Janeiro. This assessment is a quantitative instrument used by the State Education Secretariat of Rio de Janeiro (SEEDUC / RJ) to measure the quality of education, based on the measurement of skills and competences in the areas of Portuguese and Mathematics. The main objective was to propose an intervention in these identified mathematical skills using for that playful learning and problem situations. The methodology used here explored an investigation on the importance of mathematical skills for high school students, as well as the importance of tests as one of the intervention instruments in education. The justification for carrying out this research was the possible difficulties to integrate certain mathematical content from different moments of basic education which can discourage the teacher action in the intervention to recover skills considered essential for the continuation of academic and/or professional life after completing high school, as evidenced in the research carried out with teachers covered in chapter 2 of this work. This work aimed to answer a question: Is it possible to develop the skills that are expected to be worked on in the previous years, without, however, compromising the program from the current stage of development? For the development of the arguments in the present work, authors such as Hoffmann, Perrenoud, Luckesi, Pires, among others, were used as a theoretical framework, as well as the legal documents from Brazilian legislation, such as the “Common National Curricular Base” and the “Law of National Education Guidelines and Bases ”. Reflecting on the importance of mathematical skills for life in society, as well as the instruments available for the identification of possible failures in the acquisition of these skills, allows those involved in the educational trajectory to see the need for continuous assessment, reevaluation and recovery of learning. Through this research, and with the intervention activities proposed here, it was possible to observe the possibility of integrating different mathematical contents in basic education, seeking to rescue skills that are still underdeveloped without prejudice to the development of new skills.eng
dc.contributor.advisor1Pereira, Orlando dos Santos
dc.contributor.advisor1ID032.136.676-09por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6519459974850664por
dc.contributor.referee1Pereira, Orlando dos Santos
dc.contributor.referee2Oliveira Junior, Montauban Moreira de
dc.contributor.referee3Freire, Emerson Souza|
dc.creator.ID089.265.807-09por
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-0923-1473por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4699369222693299por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.relation.referencesBRASIL. Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Ministério da Educação. Brasília, DF, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/# home>. Acesso em 10 abr. 2020. _______. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ Constituiçao.htm>. Acesso em: 03 mar. 2020. ______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDBEN 9394/1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 03 mar. 2020. ______. Ministério da Educação – MEC; Conselho Nacional de Educação – CNE; Câmara de Educação Básica - CEB. Resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb007_10.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2020. ______. Ministério da Educação – MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica - DCNEB. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15 548-d-c-n-educacao-basica-nova-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 10 ago. 2020. FREIRE, P.; HORTON, M. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. Petrópolis: Vozes, 2003. GROENWALD, Cláudia L. Oliveira; NUNES, Giovanni da Silva. Currículo de Matemática no Ensino Básico: a importância do desenvolvimento dos pensamentos de alto nível. Revista Latinoamericana de Investigación em Matemática Educativa. Vol. 10, Núm. 1, marzo, 2007, pp. 97-116. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/2262398.pdf>. Acesso em: 09 ago. 2020. HOFFMANN, Jussara M.L. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Editora Mediação, 2009. ______. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Editora Mediação, 2008. ______. Avaliação: Mito & Desafio - Uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Mediação, 1996. NETO, Ernesto Rosa. Laboratório de matemática. In: _______. Didática da Matemática. São Paulo: Ática, 1992, 200p. p. 43-84. OLIVEIRA, Sandra Alves de. O lúdico como motivação nas aulas de Matemática. Disponível em: <https://www.pedagogia.com.br/artigos/ludico/>. Acesso em: 15 jun. 2020. PERRENOUD, Philippe. A avaliação entre duas lógicas. In PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens. Porto Alegre: Artmed Editora, 1999, p. 9-23. PIRES, Célia Maria Carolino. Currículos de Matemática: da Organização Linear a Ideia de Rede. São Paulo: FTD, 2000; pág 203. POLYA, G. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Tradução e adaptação de Heitor Lisboa de Araújo. 2. reimpr. Rio de Janeiro: Interciências, 1995. RIGONATTO, Marcelo. O Ensino da Matemática Através da Resolução de Problemas. Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategiasensino/ o-ensino-matematica-atraves-resolucao-problemas.htm>. Acesso em 10 ago. 2020. RIO DE JANEIRO. Currículo Mínimo Matemática. Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro. 2012. Disponível em: <https://www.dropbox.com/s/vjhirh1l02zdc37/MATEMATICA_livro.pdf?dl=0>. Acesso em 10 ago. 2020. ______. Cadernos de Atividades Autorreguladas. Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro. 2012. Disponível em: <https://cediumamadeira.wixsite.com/cediuma/autorreguladas>. Acesso em 10 ago. 2020. ROMÃO, José Eustáquio. Avaliação dialógica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2008. SILVA, Marcio Antonio da; PIRES, Célia Maria Carolino. Organização Curricular da Matemática no Ensino Médio: a recursão como critério. Bauru: Ciências e Educação, v. 19, n. 2, p. 249-266, 2013. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v19n2/a02v19n2.pdf>. Acesso em: 09 ago. 2020. SOARES, Luís Havelange. O concreto e o abstrato no ensino da matemática. 4º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, realizado em 29, 30 de junho e 01 de julho de 2015. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/281780106_O_CONCRETO_E_O_ABST RATO_NO_ENSINO_DE_MATEMATICA>. Acesso em: 05 ago. 2020. SOARES, M. T. C., PINTO, N. B. Metodologia da resolução de problemas. In: 24ª Reunião ANPEd, 2001, Caxambu. Disponível em: < http://24reuniao.anped.org.br/tp1.htm#gt19 >. Acesso em: 01 ago. 2020.por
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/72041/2020%20-%20Ramiro%20Marins.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6298
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-01-31T18:39:33Z No. of bitstreams: 1 2020 - Ramiro Marins.pdf: 3187077 bytes, checksum: 29251311ebc3781465b57de145d1d668 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-31T18:39:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Ramiro Marins.pdf: 3187077 bytes, checksum: 29251311ebc3781465b57de145d1d668 (MD5) Previous issue date: 2020-09-28eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Ramiro Marins.pdf3.11 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.