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dc.contributor.authorLemos, Wellington Gonçalves
dc.date.accessioned2023-12-22T03:19:38Z-
dc.date.available2023-12-22T03:19:38Z-
dc.date.issued2015-08-31
dc.identifier.citationLEMOS, Wellington Gonçalves. O uso de uma sala interativa para a aprendizagem de poliedros estrelados no ensino médio. 2015. 63 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2015.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15592-
dc.description.abstractAtualmente o trabalho com poliedros estrelados no ensino médio não possui registro nas propostas oficiais nacionais. Tais poliedros despertam interesse nos professores, também nos alunos, devido sua beleza e também pela sua estrutura conceitual. Assim, o presente trabalho tem o objetivo de analisar como uma sala de aula interativa voltada para a diversidade, e não apenas para limitações de habilidades dos alunos, contribui cognitiva e diferentemente no aprendizado de cada um deles quando o tema estudado são os poliedros estrelados. Mostramos como uma sala interativa é capaz de incluir alunos que facilmente se excluem da aula devido a uma dificuldade apresentada ao realizar atividade com um recurso que expõe suas limitações. Essa arquitetura de sala de aula desafia os educadores a repensarem as diferentes possibilidades para análise do processo ensino-aprendizagem. Além de propor inovações curriculares, acreditamos que os resultados do trabalho tragam novas perspectivas para a análise do aprendizado matemático mediante o uso de dobraduras, planificações, animações e vídeos didáticospor
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectstellar polyhedraeng
dc.subjectgeometryeng
dc.subjectinteractive classroomeng
dc.subjecthigh schooleng
dc.subjectteacher trainingeng
dc.subjectpoliedros estreladospor
dc.subjectgeometriapor
dc.subjectsala de aula interativapor
dc.subjectensino médiopor
dc.subjectformação de professorespor
dc.titleO uso de uma sala interativa para a aprendizagem de poliedros estrelados no ensino médiopor
dc.title.alternativestellar polyhedra, geometry, interactive classroom, high school, teacher trainingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherCurrently working with stellar polyhedra in high school is not registered in official national proposals. Such polyhedra arouse interest in teachers and also the students because of its beauty and also for its conceptual struture. Therefore, the presente work aims to analyze how a classroom dedicated to diversity, and not just to students skill limitations, cognitive and contribues differently for learning each of them when the topic studied are the stellar polyhedra. We show you an interactive room is able to include students who easily exclude school due to a difficulty to perform activity with a feature that exposes its limitations. This architeture of classroom challenges educators to rethink different possiblities for analysis of teaching-learning process. In addition to curricular innovations, we believe that the results of the work bring new perspectives for the analysis of mathematical learning through the use of foldings, adjutments, animations and instutional videoseng
dc.contributor.advisor1Pereira, Pedro Carlos
dc.contributor.advisor1ID56836120715por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5748304501312043por
dc.contributor.referee1Pereira, Orlando dos Santos
dc.contributor.referee2Mattos, José Roberto Linhares de
dc.creator.ID10047274700por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7592540758590521por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.relation.referencesALMOULOUD, S. A. A Geometria na escola básica: que espaços e formas tem hoje?. Disponível em: http://www.sbempaulista.org.br/epem/anais/mesas_redondas/mr21- Saddo.doc. Acesso em: 21 out. 2007. ALVES, G. S., SOARES, A. B. Geometria Dinâmica: um estudo de seus recursos, potencialidades e limitações através do software Tabulae. XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, Campinas, 2003. Disponível em: www.professores.uff.br/hjbortol/car/library/WIE_George_Adriana.pdf. Acesso em 15 out. 2007. BALL, D. L. The subject matter preparation of prospective mathematics teachers: challenging the myths. Handbook of research on teacher education, N. Y: Macmillan, 1990. Disponível em: <http://www.im.ufrj.br/~claudia/cursos-2010-1/tendencias.html> Acesso em: 07 mar. 2010. BASTOS, R. Geometria no currículo e pensamento matemático. [Editorial]. Revista Educação e Matemática, n.52, mar/abr, 1999. 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dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
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