Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15595
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRodrigues, Mírian de Sousa
dc.date.accessioned2023-12-22T03:19:39Z-
dc.date.available2023-12-22T03:19:39Z-
dc.date.issued2016-08-31
dc.identifier.citationRODRIGUES, M.S. Possibilidade de interação entre a matemática e a arte no ensino fundamental: Uma proposta de atividade em sala de aula. 2016. 45 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, 2016.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15595-
dc.description.abstractO processo de ensino e aprendizagem das disciplinas de Artes e Matemática no âmbito do Ensino Fundamental enfrenta uma série de difculdades. Essas dificuldades vivenciadas por professores e alunos no contexto escolar enfatizam a necessidade de repensarmos as práticas pedagógicas que envolvem essas disciplinas. A proposta deste trabalho é refletir sobre possibilidades interdisciplinares entre Artes e Matemática, reconhecendo, em particular, as contribuições que uma abordagem deste tipo pode auxiliar no aprendizado de Geometria no Ensino Fundamental. Para isso foi utilizada a análise da obra “Composição em Vermelho, Amarelo e Azul” do artista plático Piet Mondrian como ponto de partida para elaboração de uma atividade pedagógica que promovesse o diálogo entre Artes e Geometria. Através do processo de leitura de imagem e da discussão de conceitos geométricos, propomos uma atividade pedagógica voltada para o 6º ano do Ensino Fundamental. Em caráter complementar e com um olhar qualitativo, aplicamos a atividade proposta a um grupo de alunos dessa série da Escola Municipal Tatiana Chagas Memória, da rede municipal de educação da cidade do Rio de Janeiro.por
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectInterdisciplinaryeng
dc.subjectGeometry Teachingeng
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectEnsino de Geometriapor
dc.subjectPiet Mondrianpor
dc.titlePossibilidade de interação entre a Matemática e a Arte no Ensino Fundamental: uma proposta de atividade em sala de aulapor
dc.title.alternativePossibility of interaction between Mathematics and Art in Elementary Education: an activity proposal classroomeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe process of teaching and learning in the disciplines of Arts and Mathematics in the Elementary School faces a number of diffculties. These difficulties experienced by teachers and students in the school context emphasize the need to rethink the pedagogical practices involving these disciplines. The purpose of this paper is to discuss interdisciplinary possibilities of Arts and Mathematics, recognizing in particular the contributions that such an approach can help in Geometry learning in Elementary School. For this analysis was used the work "Composition in Red, Yellow and Blue" of artist plastic Piet Mondrian as starting point for developing a pedagogical activity that promotes dialogue between Art and Geometry. Through the image reading process and discussion of geometric concepts, we propose a pedagogical activity for the 6th year of Elementary School. In a complementary character and qualitative look, we apply the proposed activity to a group of students of this series of the Escola Municipal Tatiana Chagas Memória, from the municipal education network of the city of Rio de Janeiro.eng
dc.contributor.advisor1Pereira, Orlando dos Santos
dc.contributor.advisor1ID032.136.676-09por
dc.contributor.referee1Pereira, Orlando dos Santos
dc.contributor.referee2Fontes Júnior, Edivaldo Figueiredo
dc.contributor.referee3Freire, Emerson Souza
dc.creator.ID128.322.387-26por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/7098/2016%20-%20M%c3%adrian%20de%20Sousa%20Rodrigues.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/19960/2016%20-%20M%c3%adrian%20de%20Sousa%20Rodrigues.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/26265/2016%20-%20M%c3%adrian%20de%20Sousa%20Rodrigues.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/32694/2016%20-%20M%c3%adrian%20de%20Sousa%20Rodrigues.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/39064/2016%20-%20M%c3%adrian%20de%20Sousa%20Rodrigues.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/45466/2016%20-%20M%c3%adrian%20de%20Sousa%20Rodrigues.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/51814/2016%20-%20M%c3%adrian%20de%20Sousa%20Rodrigues.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/58288/2016%20-%20M%c3%adrian%20de%20Sousa%20Rodrigues.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1555
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2017-04-25T20:17:33Z No. of bitstreams: 1 2016 - Mírian de Sousa Rodrigues.pdf: 853172 bytes, checksum: 273f598abae5754f06db3a76603b4309 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2017-04-25T20:17:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Mírian de Sousa Rodrigues.pdf: 853172 bytes, checksum: 273f598abae5754f06db3a76603b4309 (MD5) Previous issue date: 2016-08-31eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Mírian de Sousa Rodrigues.pdfDocumento principal830.69 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.