Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15600
Tipo do documento: Dissertação
Title: Uma proposta de livro paradidático como motivação para o ensino de matemática
Other Titles: A proposal of paradidático book as motivation for the teaching of mathematics
Authors: Pinto, Anildo Gonçalves
Orientador(a): Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
Primeiro membro da banca: Barbosa, Aline Mauricio
Segundo membro da banca: Santos, Douglas Monsôres de Melo
Terceiro membro da banca: Mattos, José Roberto Linhares de
Quarto membro da banca: Oliveira, Francisco Bruno Souza
Keywords: Educational Material;mathematics teaching;sequences;Livros paradidáticos;ensino de matemática;sequências
Área(s) do CNPq: Matemática
Educação
Idioma: por
Issue Date: 13-Apr-2013
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citation: PINTO, Anildo Gonçalves. Uma proposta de livro paradidático como motivação para o ensino de matemática. 2013. 56 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.
Abstract: Reconhecemos a importância dos livros paradidáticos como instrumentos colaboradores e incentivadores do ensino. Neste trabalho fizemos um levantamento histórico dos livros paradidáticos no Brasil, sua relevância e contribuição para o ensino de matemática e outras áreas do conhecimento. Como contribuição para o ensino de matemática, elaboramos um texto paradidático de matemática tendo como conteúdo principal, sequências numéricas. Apresentamos a análise da pesquisa realizada com discentes e docentes do ensino médio de uma escola estadual do município de Nilópolis
Abstract: We recognize the importance of an educational material as encouragers and contributors instruments of teaching. In this work, we conducted a historical survey of an educational material in Brazil, their relevance and contribution to the mathematics teaching and other fields of knowledge. As a contribution to the mathematics teaching, an educational mathematic text material was prepared whose main contents discuss about numerical sequences. In the next pages, will be presented an analysis of the research conducted with students and teachers from a public school located in Nilópolis city.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15600
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 - Anildo Gonçalves Pinto.pdf2013 - Anildo Gonçalves Pinto724.23 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.