Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15601
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDaineze, Kelly Cristina Santos Alexandre de Lima
dc.date.accessioned2023-12-22T03:19:43Z-
dc.date.available2023-12-22T03:19:43Z-
dc.date.issued2013-04-15
dc.identifier.citationDAINEZE, Kelly Cristina Santos Alexandre de Lima. Números primos e criptografia: da relação com a educação ao sistema RSA. 2013. 43 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15601-
dc.description.abstractEste trabalho visa estabelecer uma discussão sobre os conceitos envolvendo criptografia, através de sua aplicação dos números primos, e as possíveis relações com a educação. O critério utilizado para optar por este ou aquele sistema criptográfico foi subjetivo; muitos sistemas não foram abordados, mesmo contendo relações intrínsecas com a temática. A necessidade de troca de informações sigilosas instigou o surgimento da arte de codificar mensagens; a rede virtual e seus milhões de usuários apontou a necessidade de um sistema utilizando chave pública e, ao mesmo tempo, seguro. O RSA veio para suprir as necessidades de uma sociedade que, cada vez mais, realiza suas transações bancárias, comerciais e sociais via web. Uma questão que carece ser pensada diz respeito à maneira como os conteúdos da chamada Teoria dos Números têm sido apresentados e trabalhados na escola. Algo que é tradicionalmente consagrado como enfadonho e sem sentido. A arte da criptografia traz consigo temas relevantes para se pensar nos conceitos matemáticos, propiciando um ensino por Resolução de Problemas. Os caminhos percorridos, a partir daí, propiciam experiências significativas para o sujeito, numa educação emancipatória, como propuseram Adorno e Rancière. As atividades sugeridas a partir de diferentes sistemas de codificação pretendem instigar os educandos e os educadores a repensar as diferentes possibilidades de um problema, suscitando a sensibilidade do pensar e de buscar maneiras para resolver e não repetir os mecanismos de um algoritmo matemático, para que o ato educativo perpasse as circunstâncias complexas que se apresentam na atualidade.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCryptographyeng
dc.subjectPrime Numberseng
dc.subjectCriptografiapor
dc.subjectNúmeros Primospor
dc.subjectRSApor
dc.titleNúmeros Primos e Criptografia: da relação com a educação ao sistema RSApor
dc.title.alternativePrime Numbers and Encryption: relationship with education to the RSA systemeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis study aims to provide a discussion of the concepts involving encryption, through its application of prime numbers, and possible links with education. The criterion used to choose one or other cryptographic system was subjective, many systems have not been addressed, even containing intrinsic relations with the theme. The necessity to exchange confidential information urged the rise of art to encode messages, the virtual network and its millions of users identified the need for a system using public key and at the same time, safe. RSA came to supply the needs of a society that increasingly conducts its banking, commercial and social web. One issue which needs to be thought concerning the way how the contents of the called Number Theory have been presented and learned at school. Something that is traditionally consecrated as boring and meaningless. The art of cryptography brings relevant topics to think about mathematical concepts, providing an education for Troubleshooting. The paths taken, thereafter, provide meaningful experiences for the subject, in emancipatory education, as suggested by Adorno and Rancière. Suggested activities from different coding systems intend to instigate students and educators to reconsider the different possibilities of a problem, raising the sensitivity of thinking and find ways to solve and not repeat the mechanisms of a mathematical algorithm, so that the educational act passes by the complex circumstances that present themselves today.eng
dc.contributor.advisor1Santos, Douglas Monsôres de Melo
dc.contributor.advisor1ID105.347.247-10por
dc.contributor.referee1Santos, Douglas Monsôres de Melo
dc.contributor.referee2Pereira, André Luiz Martins
dc.contributor.referee3Nobili, Edilaine Ervilha
dc.creator.ID117.206.257-94por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3150016811642884por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/7106/2013%20-%20Kelly%20Cristina%20Santos%20Alexandre%20de%20LimaDaineze.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/20182/2013%20-%20Kelly%20Cristina%20Santos%20Alexandre%20de%20LimaDaineze.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/26489/2013%20-%20Kelly%20Cristina%20Santos%20Alexandre%20de%20LimaDaineze.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/32922/2013%20-%20Kelly%20Cristina%20Santos%20Alexandre%20de%20Lima Daineze.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/39290/2013%20-%20Kelly%20Cristina%20Santos%20Alexandre%20de%20Lima%20Daineze.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/45698/2013%20-%20Kelly%20Cristina%20Santos%20Alexandre%20de%20Lima%20Daineze.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/52060/2013%20-%20Kelly%20Cristina%20Santos%20Alexandre%20de%20Lima%20Daineze.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/58564/2013%20-%20Kelly%20Cristina%20Santos%20Alexandre%20de%20Lima%20Daineze.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1912
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2017-07-25T20:07:22Z No. of bitstreams: 1 2013 - Kelly Cristina Santos Alexandre de Lima.pdf: 1635869 bytes, checksum: 038861f43fdfe8411b10d93fc0f8533a (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-25T20:07:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013 - Kelly Cristina Santos Alexandre de Lima.pdf: 1635869 bytes, checksum: 038861f43fdfe8411b10d93fc0f8533a (MD5) Previous issue date: 2013-04-15eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 - Kelly Cristina Santos Alexandre de Lima Daineze.pdfDocumento principal1.59 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.