Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15603
Tipo do documento: Dissertação
Title: A utilização dos jogos lotéricos para o ensino de probabilidade no ensino médio
Other Titles: The use of lotteries to probability teaching in high school
Authors: Nunes, Victor Arantes
Orientador(a): Pereira, Orlando dos Santos
Primeiro membro da banca: coelho, Josiane da Silva Cordeiro
Segundo membro da banca: Antunes, Gladson Octaviano
Keywords: teaching;probability;lotteries;Ensino;Probabilidade;jogos lotéricos
Área(s) do CNPq: Matemática
Idioma: por
Issue Date: 30-Jul-2015
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citation: NUNES, Victor Arantes. A utilização dos jogos lotéricos para o ensino de probabilidade no ensino médio. 2015. 102 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2015.
Abstract: Esse trabalho procura destacar a importância do ensino de Probabilidade no Ensino Médio, assunto no qual geralmente os professores tem certa dificuldade em transmitir o conteúdo aos seus alunos. É destacada a relevância da Probabilidade, dado seu vasto campo de aplicação, seja na Estatística, Física ou na Engenharia. Foi realizada uma revisão bibliográfica, onde abordou-se o lado histórico dos jogos de azar e também foram discutidos os aspectos teóricos da probabilidade básica, essencial para a boa compreensão do conteúdo. Em seguida, analisou-se minuciosamente as loterias federais, assim como suas características, regras básicas e probabilidades de se vencer em cada uma delas. Por fim, o presente trabalho sugere uma metodologia de ensino baseada nos jogos lotéricos, com atividades pedagógicas diferenciadas, com o objetivo de motivar e facilitar o entendimento dos alunos do Ensino Médio, bem como estimular os docentes, fugindo da forma tradicional de se lecionar
Abstract: This work seeks to highlight the importance of teaching probability in high school subject in which teachers usually have some difficulty in transmitting content to their students. It highlighted the relevance of probability, given its broad scope, either in Statistics, Physics or Engineering. A literature review, which approached the historical side of gambling and have also discussed the theoretical aspects of basic probability, essential for good understanding of the content was performed. Then analyzed thoroughly federal lotteries, as well as its characteristics, basic rules and odds of winning in each of them. Finally, this paper suggests a teaching methodology based on lotteries, with different educational activities, in order to motivate and facilitate the understanding of high school students and encourage teachers, escaping the traditional way of teaching
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15603
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Victor Arantes Nunes.pdf2015 - Victor Arantes Nunes1.25 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.