Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15608
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Pablo Vieira Carvalho
dc.date.accessioned2023-12-22T03:19:48Z-
dc.date.available2023-12-22T03:19:48Z-
dc.date.issued2016-06-30
dc.identifier.citationSILVA, Pablo Vieira Carvalho. Lógica matemática e estratégias para a solução de problemas matemáticos. 2016. 100 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2016.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15608-
dc.description.abstractA lógica matemática há algum tempo foi retirada e esquecida do currículo mínimo do ensino básico da educação brasileira, mesmo diante dos claros benefícios que a mesma pode acrescentar ao cognitivo do educando não só no estudo da matemática como em tomadas de decisões do seu dia a dia. Este trabalho tem por finalidade resgatar a discussão de sua importância para o estudo nas séries básicas, não o fazendo por vias tradicionais, mas sim através de técnicas de resolução de problemas utilizando também para isso as fases de Polya. Junto deste trabalho, apresentamos atividades aplicadas ao primeiro ano do ensino médio de uma escola estadual do Rio de Janeiropor
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectMathematical logiceng
dc.subjectProblems solvingeng
dc.subjectEducação, ,por
dc.subjectLógica Matemáticapor
dc.subjectResolução de Problemaspor
dc.titleLógica matemática e estratégias para a solução de problemas matemáticospor
dc.title.alternativeMathematical logic and strategies for solving mathematical problemseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe mathematical logic has been removed and forgotten from the curriculum minimum of basic education for some time, despite the clear benefit that it can add to the student’s cognitive not only in mathematics study but also in his day by day decision-making. This study aims to rescue the discussion of its importance to the study in the basic levels, not doing it by traditional ways, but through problem solving techniques also using the Polya phases. Joining to this work, there are activities that were applied to a first year group of high school at a public school in Rio de Janeiro.eng
dc.contributor.advisor1Pereira, André Luiz Martins
dc.contributor.advisor1ID2150807777por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5539956300898040por
dc.contributor.referee1Saccomori Júnior, Cláudio Cesar
dc.contributor.referee2Pereira, Alex Farah
dc.creator.ID5177951758por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.relation.referencesBRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Matemática. Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF 2000. DANTE, L. R. Formulação e resolução de problemas de matemática: teoria e pratica. 1. ed. São Paulo: Atica, 2011. FURTADO, E. M. Raciocínio lógico para concursos, 1 ed., Curitiba: IESD BRASIL, 2010. GONZÁLEZ, Norton. Questões de Lógica: quantitativo e analítico. 1 ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009. ITACARAMBI, R. R. Resolução de problemas: nos anos iniciais do ensino fundamental. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2010. OLIVEIRA, Krerley I. M.; FERNÁNDEZ, Adán J. C. Iniciação à Matemática: um curso com problemas e soluções. 2 ed. Rio de Janeiro: SBM, 2010. POFFO, Elaine Maria. A resolução de problemas como metodologia de ensino: uma análise a partir das contribuições de Vygotsky. In: II SERP: II Seminário de Resolução de Problemas, 2011, São Paulo. Disponível em: <http://www2.rc.unesp.br/gterp/?q=serp2011/trabalhos>. Acessado em: 10 abr. 2015. POLYA, G. A arte de resolver problemas: 2. ed. Rio de Janeiro: Interciência. 2006. SÁ, Alydio P. de. Raciocínio lógico: concurso público formação de professores. 1 ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008. SILVA, C.M.S da ; FILHO, M. G. S. Matemática: resolução de problemas. 1. ed. Brasília: Lider Livro. 2011. SOARES, Maria T C; PINTO, Neusa B. Metodologia de resolução de problemas, Grupo de trabalho GT19, Caxambu, out./nov. 2001. Disponível em: <http://www.ufrrj.br/emanped/paginas/conteudo_producoes/docs_24/metodologia.pdf> Acessado em: 10 abr. 2015 WALLE, J. A. V. Matemática no ensino fundamental: Formação de professores e aplicações em sala de aula. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009por
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/5726/2016%20-%20Pablo%20Vieira%20Carvalho%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/20446/2016%20-%20Pablo%20Vieira%20Carvalho%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/26801/2016%20-%20Pablo%20Vieira%20Carvalho%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/33250/2016%20-%20Pablo%20Vieira%20Carvalho%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/39602/2016%20-%20Pablo%20Vieira%20Carvalho%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/46026/2016%20-%20Pablo%20Vieira%20Carvalho%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/52338/2016%20-%20Pablo%20Vieira%20Carvalho%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/58824/2016%20-%20Pablo%20Vieira%20Carvalho%20Silva.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1715
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2017-05-31T17:28:56Z No. of bitstreams: 1 2016 - Pablo Vieira Carvalho Silva.pdf: 1591495 bytes, checksum: 23e5c1de4092f3df312f440079012ae0 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-31T17:28:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Pablo Vieira Carvalho Silva.pdf: 1591495 bytes, checksum: 23e5c1de4092f3df312f440079012ae0 (MD5) Previous issue date: 2016-06-30eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Pablo Vieira Carvalho Silva.pdf2016 - Pablo Vieira Carvalho Silva1.55 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.