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Tipo do documento: Dissertação
Title: Semeando o almoço na laje: manual de implementação de hortas urbanas em comunidades de baixa renda, uma alternativa frente a problemas de desigualdade social
Other Titles: Sembrando el almuerzo en la terraza: manual de implementación de huertas urbanas en comunidades de baja renda, una alternativa frente a problemas de desigualdad social
Authors: Zanotto, Luciana Carolina
Orientador(a): Salles, Cristiane Martins Cardoso de
Primeiro membro da banca: Assis, Renato Linhares de
Segundo membro da banca: Ferreira, Eduardo Guerra Murad
Keywords: Agricultura urbana;desenvolvimento alternativo;desigualdade social;segurança alimentar e nutricional;educação ambiental;desarrollo alternativo;desigualdad social;seguridad alimentar y nutricional;educación ambiental
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
Issue Date: 29-Mar-2016
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Florestas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável
Citation: ZANOTTO, Luciana Carolina. Semeando o almoço na laje: manual de implementação de hortas urbanas em comunidades de baixa renda, uma alternativa frente a problemas de desigualdade social. 2016. [75 f.]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRÁTICAS EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .
Abstract: O seguinte trabalho trata sobre agricultura urbana e como ela pode colaborar para combater a desigualdade social, refletida no espaço urbano e na segurança alimentar e nutricional das populações mais pobres da cidade. Como fundamentação teórica para este produto final, se estabeleceram algumas linhas de pensamento que encaminham a pesquisa nas temáticas de desenvolvimento alternativo ao atual modelo hegemônico; apropriação do espaço urbano como oposição frente à desigualdade social; e a importância da segurança alimentar e nutricional como base importante da saúde coletiva e da cidadania. A pesquisa teve como principal objetivo elaborar um manual sobre a construção de hortas urbanas, colaborando para a difusão e multiplicação dessa atividade entre as comunidades mais pobres da cidade do Rio de Janeiro. Para isso, realizou-se uma experiência de campo no Complexo da Babilônia, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, da qual se obteve parte da informação necessária para a realização da dita peça de educação ambiental. Os demais dados foram coletados por meio de uma compilação bibliográfica de instituições como EMBRAPA, INTA e outros. Toda essa informação foi tratada, organizada e plasmada na linguagem visual da ilustração, mais particularmente do infográfico, para abranger uma maior quantidade de pessoas. Como resultado, obteve-se uma ferramenta de educação ambiental totalmente adaptada à realidade do local do trabalho de campo, orientada a pessoas de um amplo leque de idades, culturas e origens que ali residem, com o objetivo de engajá-las a praticar a agricultura urbana
Abstract: El siguiente trabajo trata sobre agricultura urbana, y como esta puede colaborar para combatir la desigualdad social, reflejada en el espacio urbano y en la seguridad alimentar y nutricional de las poblaciones mas pobres de la ciudad. Como fundamentación teórica para este producto final, se establecieron algunas líneas de pensamiento que encaminan la investigación en las temáticas de desarrollo alternativo al actual modelo hegemónico; apropiación del espacio urbano como oposición frente a la desigualdad social; y la importancia de la seguridad alimentar y nutricional como base importante de la salud colectiva y ciudadanía. La investigación tuvo como principal objetivo elaborar un manual sobre la construcción de huertas urbanas, colaborando para la difusión y multiplicación de ésta actividad entre las comunidades más pobres de la Ciudad de Rio de Janeiro. Para eso se realizó una experiencia de campo en el “Complexo da Babilônia”, en la Ciudad de Rio de Janeiro, Brasil, de la cual se obtuvo parte de la información necesaria para la realización de dicha pieza de educación ambiental. El resto de la información fue conseguida a través de una compilación bibliográfica de instituciones como EMBRAPA, INTA y otras. Esa información fue organizada y plasmada en lenguaje visual de la ilustración, más particularmente de la infografía, para abarcar a una cantidad de personas mayor, como también el trato dado a los contenidos presentados. Como resultado se obtuvo una herramienta de educación ambiental totalmente adaptada a la realidad del local de trabajo de campo, orientada a personas de una amplia gama de edades, culturas y orígenes que allí residen, con el objetivo de comprometerlos a practicar la agricultura urbana.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15617
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Práticas em Desenvolvimento Sustentável

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