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dc.contributor.authorSantos, Ariene Bazilio dos
dc.date.accessioned2023-12-22T03:21:20Z-
dc.date.available2023-12-22T03:21:20Z-
dc.date.issued2019-09-26
dc.identifier.citationSANTOS, Ariene Bazilio dos. Prática pedagógica com a utilização de tema gerador sociocientífico, “sementes florestais”, como instrumento na sustentabilidade da conservação natural. 2020, 100 f. Dissertação (Mestrado em Práticas em Desenvolvimento Sustentável) - Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15727-
dc.description.abstractO processo de desenvolvimento da sociedade trouxe mudanças socioculturais, afetando nossa percepção de ambiente, passando a vê-lo como um objeto de uso e extrapolando o limite dos recursos naturais. Frente a este cenário, esta pesquisa propôs por meio da educação ambiental formal aplicar propostas pedagógicas no ensino de ciências de forma prática e ativa, com o uso de temática geradora sociocientífica a fim de promover a mudança da percepção dos estudantes para ações sustentáveis e de conservação natural. A pesquisa foi desenvolvida em duas escolas públicas nos Municípios de Piraí e Barra de Piraí, com quatro turmas do 7° ano do ensino fundamental. Foram instrumentos de coleta de dados: análise e levantamento de material bibliográfico, questionários e aplicação de atividades práticas e dissertativas. A pesquisa teve caráter qualiquanti, com análise de conteúdo e discurso. A aplicação do projeto ocorreu durante o período de maio a julho de 2018, e a metodologia de caráter Freiriano, foi baseada nos três momentos pedagógicos: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento, juntamente com a articulação dos conteúdos curriculares entre si e os saberes adquiridos da vivência dos educandos. Os resultados apontaram que a mudança de percepção ambiental dos educandos que realizaram a prática pedagógica em ambos os colégios, ocorreu dentro do esperado. Portanto, a metodologia aplicada nesta pesquisa é avaliada como positiva para o enriquecimento no modo de como transmitir o conteúdo curricular e possibilidade prática de aplicação na vida dos educandos e na sociedade a que estes pertencem. Assim, diante da crise no cenário da conservação natural e de seus recursos, evidencia-se a emergência de uma educação mais crítica, transformadora e emancipatória voltada para ações locais de cunho global.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectMeio Ambientepor
dc.subjectDidática Pedagógicapor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectEnvironmenteng
dc.subjectPedagogical Didacticseng
dc.titlePrática pedagógica com a utilização de tema gerador sociocientífico, “sementes florestais”, como instrumento na sustentabilidade da conservação naturalpor
dc.title.alternativePedagogical practice using a socio-scientific generator theme, "forest seeds", as an instrument in the sustainability of natural conservationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe process of development of society brought about sociocultural changes, affecting our perception of the environment, starting to see it as an object of use and exceeding the limit of natural resources. Faced with this scenario, this research proposed, through formal environmental education, to apply pedagogical proposals in science teaching in a practical and active way, with the use of a socio-scientific generating theme in order to promote a change in the perception of students towards sustainable and conservation actions Natural. The research was developed in two public schools in the Municipalities of Piraí and Barra de Piraí, with four classes from the 7th year of elementary school. Data collection instruments were: analysis and survey of bibliographic material, questionnaires and application of practical and dissertation activities. The research had a qualiquanti character, with content and discourse analysis. The application of the project took place during the period from May to July 2018, and the methodology of a Freirian character was based on the three pedagogical moments: initial problematization, organization of knowledge and application of knowledge, together with the articulation of the curricular contents among themselves and the knowledge acquired from the students' experience. The results showed that the change in the environmental perception of the students who carried out the pedagogical practice in both schools, occurred as expected. Therefore, the methodology applied in this research is evaluated as positive for enrichment in the way of transmitting the curricular content and practical possibility of application in the lives of students and in the society to which they belong. Thus, in view of the crisis in the scenario of natural conservation and its resources, the emergence of a more critical, transformative and emancipatory education focused on local actions of a global nature is evident.eng
dc.contributor.advisor1Breier, Tiago Böer
dc.contributor.referee1Breier, Tiago Böer
dc.contributor.referee2Amâncio, Cristhioane Oliveira da Graça
dc.contributor.referee3Monteiro, Rosa Cristina
dc.creator.ID120.426.197-01por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7072486453909576por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Florestaspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentávelpor
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